Atividade para impressao - Jigsaw picture - Gramática - Adjetivos Possessivos
Plano de Aula
Plano de aula: Gramática - Adjetivos Possessivos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é a primeira de uma sequência de duas aulas que trata de possessivos, porém ambas podem ser usadas separadamente pois não dependem uma da outra.
Preparação para a aula: Para essa aula, você precisará utilizar equipamento de vídeo e áudio. Caso esta tecnologia não esteja disponível, pode-se gravar o áudio do Context e utilizar imagens impressas de pessoas usando vários objetos para substituir o video do Input, porém neste caso, a aula perderia muito já que o Input é uma parte essencial da aula. Para o Output será necessário imprimir algumas cópias das imagens que os alunos usarão como recurso para aplicar a linguagem aprendida na aula. Caso não seja possível imprimir as imagens, você pode trazer imagens de revistas ou jornais ou ainda optar por projetar as imagens e fazer a atividade com a turma toda ao invés de trabalhar em duplas.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula. Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo que foi produzido por uma instituição chamada Rockin’ English Lessons que produz canções simples para ensinar inglês a alunos iniciantes.
Inicie a projeção do vídeo em 0:08 segundos, já que o inicio do vídeo revela o tópico a ser trabalhado. Finalize a reprodução do vídeo aos 1:08 minutos pelo mesmo motivo. Esse video pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=F2lsRCFLHsA&list=RDF2lsRCFLHsA&index=2 . Após a projeção do vídeo, pergunte aos alunos do que o vídeo trata. Eles talvez respondam: my, your, its, etc. Se eles não responderem, peça que lembrem-se de alguma palavra presente no vídeo. Diga: Very good! That’s it my, your, her, his, its… let’s sing it one more time. Reproduza o vídeo novamente e incentive os alunos a cantarem. Um documento com a letra desta canção pode ser encontrado no seguinte link: Possessive Adjectives song.
Material Complementar:
- Se desejar usar outras ideias para context ou prática extra, este artigo tem ideias bem interativas e interessantes: https://busyteacher.org/23600-possessive-adjectives-5-games-practice.html
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em usar os adjetivos possessivos. Diga: Today we will learn how to use possessive adjectives.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Ouvir falantes nativos utilizando adjetivos possessivos numa situação cotidiana.
Expectativa: Que os alunos assistam ao vídeo e ouçam os adjetivos possessivos falados pelos personagens. O video acima (Joey Wears all of Chandler's Clothes) da série Friends, pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=zxCY0KsCCLI .
Orientações: Essa parte do Input deve durar 7 minutos.
- Explique aos alunos que eles irão assistir uma cena do seriado Friends, que foi um seriado muito conhecido na década de 90 e início dos anos 2000. A série gira em torno de seis amigos que moram na cidade de Nova York e passam por situações cotidianas contadas numa perspectiva cômica. Explique aos alunos que neste episódio, Joey está chateado com seu amigo Chandler. Para descontar sua raiva ele faz algo inusitado. Oriente que eles assistam ao vídeo e tentem descobrir porque Joey está bravo com Chandler.
- Mostre o vídeo aos alunos por 1:10 minutos. Não há necessidade de ir até o final pois a linguagem utilizada não é relevante e pode desfocar do objetivo principal da aula.
- Pergunte aos alunos: So, why is Joey mad? Talvez alguns alunos tenham conseguido entender o motivo da raiva de Joey. Se os alunos não conseguiram entender, diga apenas que eles irão assistir uma segunda vez.
- Reproduza o vídeo uma segunda vez, com pausas, para que os alunos entendam a ideia central do episódio. Pause aos 0:05 segundos e pergunte: Why is Joey mad? Ajude os alunos a responderem, Because he took his underwear. Retorne ao começo do episódio e deixe-os assistirem novamente até 1:10 minutos.
- Ao final da segunda reprodução, pergunte aos alunos, What did he do to get back at Chandler? Ajude os alunos a responderem He took all of his clothes.
- Pergunte: Do you ever borrow things from your brothers, sisters or friends? Explique que borrow significa pegar emprestado. It’s when you take something (or ask to take) something from somebody. Faça uma pequena encenação para demonstrar.
Material Complementar:
Caso necessite, a transcrição do vídeo encontra-se aqui.
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Perceber que os possessive adjectives estão relacionados aos personal pronouns e iniciar sua utilização adequadamente.
Expectativa: Que os alunos percebam que cada possessive adjective corresponde a um personal pronoun e comecem a utilizá-los para sugerir a ideia de posse.
Orientações: Essa parte do Input deve durar 6 minutos.
- Faça a leitura e explicação do slide. Lembre aos alunos que os personal pronouns substituem o nome de alguém e que os possessive adjectives dão ideia de posse. Explique que para cada personal pronoun existe um possessive adjective correspondente. “Assim se você estiver falando de si próprio usará my. Se estiver falando de Joey usará his”. Dê mais alguns exemplos, enfatizando a diferença entre his/her e your. “Se eu estiver falando da sua casa (aponte para os alunos) eu irei dizer your house, mas se eu estiver falando da casa de Mônica, irei dizer her house”. Proponha a pergunta: “E se eu estiver me referindo aos sapatos de Marcos?’ Espere os alunos responderem his shoes. Caso eles não respondam, ofereça a opção his, your or our? Agora eles devem dizer his. Reforce com eles que Marcos é he, então o possessivo é his.
- Leia o slide com os alunos mais uma ou duas vezes, nas quais você, professor, lerá a primeira coluna e os alunos lerão a segunda coluna. Faça uma leitura aleatória, mudando a ordem dos pronomes.
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Praticar o uso dos adjetivos possessivos, em contexto, para indicar posse.
Expectativa: Que os alunos utilizem os adjetivos possessivos de acordo com as imagens (contexto) para indicar posse.
Orientações: Essa parte do Input deve durar 6 minutos.
- Mostre as imagens e peça que os alunos completem oralmente cada frase usando os adjetivos possessivos adequados. Dê alguns segundos para que eles possam pensar em cada frase antes de responder. Peça que respondam em coro ou escolha voluntários para responder cada pergunta. Tenha cuidado para que não sejam sempre os mesmos alunos que respondem as perguntas. Sempre pergunte por que os alunos escolheram cada adjetivo possessivo para que os alunos façam a relação com os pronomes pessoais. Esse slide poder ser encontrado como atividade impressa no seguinte link: Atividade impressa
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Praticar o uso dos adjetivos possessivos, em contexto, para indicar posse.
Expectativa: Que os alunos utilizem os adjetivos possessivos de acordo com as imagens (contexto) para indicar posse.
Orientações: Essa parte do Input deve durar 6 minutos.
- Mostre as imagens e peça que os alunos completem oralmente cada frase usando os adjetivos possessivos adequados. De alguns segundos para que eles possam pensar em cada frase antes de responder. Peça que respondam em coro ou escolha voluntários para responder cada pergunta. Tenha cuidado para que não sejam sempre os mesmos alunos que respondem as perguntas. Sempre pergunte por que os alunos escolheram cada adjetivo possessivo para que os alunos façam a relação com os pronomes pessoais. Esse slide poder ser encontrado como atividade impressa no seguinte link: Atividade impressa
Material Complementar:
- Caso seus alunos necessitem de mais prática com os adjetivos possessivos, acesse as atividades complementares no seguinte site: https://www.englishwsheets.com/possessives.html
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Praticar o uso dos possessive adjectives através de um jogo.
Expectativa: Que os alunos utilizem os possessive adjectives adequadamente para descrever pessoas e relações de posse.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles irão receber peças de quebra-cabeças e terão que descrever a peça que eles receberam usando os adjetivos possessivos. Eles se alternarão entre si. Para cada frase correta com o possessive adjective, eles marcam um ponto. Se conseguirem montar o quebra-cabeça, marcam dois pontos. Treine com eles com a imagem do slide. Suponha que você tirou a peça 2 dessa imagem, você poderia dizer: Her jacket is white and his sweater is blue.
- Divida a turma em duplas ou trios colocando alunos mais fluentes com alunos menos fluentes. Distribua as peças dos quebra-cabeças embaralhadas e dê o sinal para que comecem a jogar. As imagens para o jogo estão disponíveis em um documento no link: Jigsaw picture. Caso não seja possível imprimir as imagens, utilize imagens de jornais ou revistas.
- Circule pela sala para certificar-se de que os alunos estão conseguindo realizar a atividade e atingir o objetivo da aula que era utilizar os adjetivos possessivos de forma adequada.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que conseguem falar inglês utilizando os possessivos de forma adequada. É importante pontuar que o objetivo da aula de hoje era falar em inglês, que não precisa ser perfeito, mas que tentar já é importante.
Orientações: Colocar os alunos em círculo. Utilizar uma bola de plástico ou de papel para jogarem entre si. O aluno que joga a bola deve dizer um pronome pessoal e o que recebe deve responder com o possessive adjective correspondente. Para dificultar um pouco, pode-se usar nomes de pessoas e não somente os personal pronouns. Pode-se também pedir que utilizem o adjetivo possessivo numa frase para falar de algo que pertence a alguém. Ex. O aluno joga a bola e diz his. O que recebe a bola deve usar esse adjetivo possessivo numa frase, por exemplo: His shirt is blue.
Materiais Complementares
Atividade para impressao - Possessive Adjectives - Gramática - Adjetivos Possessivos
Atividade para impressao -Transcript do Context - Gramática - Adjetivos Possessivos
Atividade para impressao -Transcript do Input - Gramática - Adjetivos Possessivos
Resolução de atividade - Possessive Adjectives - Gramática - Adjetivos Possessivos
Nova Escola Em Casa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas nas fases de context, input e output).
Esta proposta de adaptação é assincrona, mas voce pode optar por seguir o plano original em uma aula síncrona usando hangouts ou zoom, por exemplo.
Context
Em um encontro assíncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana:
- To describe our home and our family (using possessive adjectives).
Considerando este tema, comece a semana escrevendo um post no grupo de facebook ou Whatsapp e compartilhe a música (disponível aqui) para praticar posessive adjectives. Peça para escutarem e tentarem acompanhar a música.
Input
Crie um exemplo (pode ser um vídeo ou imagens usando um exemplo real) de você se apresentando usando possessive adjectives. For example:
- My name is teacher Isabel, I live in Sao Paulo, Brazil. I have a dog. His name is Señor Payote. My parents live far away. Their names are Ana and Luis and their hobby is going to the beach. My mother is beautiful, her eyes are black and her favorite food is pizza. I have three nephews, they are the cutest. I love their smiles and their crazy adventures. My dad's eyes are the prettiest. His eyes are a light beautiful blue, like the ocean”.
Em seguida, peça para os alunos responderem algumas perguntas referente ao seu texto (enfatizando o uso dos possessive adjectives). For example:
- What color are my father’s eyes? _____ eyes are _____.
- What is my mother’s favorite food? ______ favorite food is __________.
Envie os seguintes documentos (disponível aqui) com os exercícios adicioniais para continuar praticando os adjetivos posessivosco. Peça para os alunos realizarem em casa de forma individual. Depois, compartilhe as respostas com eles. Os alunos que tiverem dúvidas podem mandar mensagem privada.
Em uma aula síncrona, deixe-os em duplas ou trios e dê de 5 a 8 minutos para completarem a atividade.
Por fim, compartilhe as respostas ou grave um vídeo resolvendo as atividades e envie como mensagem no grupo.
Output
Crie um post com as instruções:
“Tell me about yourself and your family or friend. You can make a video, a drawing, write a paragraph etc. Use your imagination”.
O seu model do input servirá como modelo para esta atividade.
Depois, os alunos precisam enviar o próprio output nos comentários do post ou no grupo do Whatsapp. É necessário que eles comentem os posts de, pelo menos, dois colegas. Qualquer comentário relacionado ao assunto é válido. Exemplo: “I like your eyes.”
Alternativamente, os alunos podem escolher descrever alguma pessoa que eles gostem, por exemplo, a celebridade favorita, o pet, o melhor amigo etc., e escrever sobre eles.
Feedback
Estabeleça um prazo para finalização das atividades e mande uma mensagem através de um post no Facebook ou áudio no Whatsapp, relembrando os alunos. Também pode optar por gravar um vídeo. Envie um feedback geral com um resumo de tudo que foi aprendido, palavras novas e contribuições dos alunos. Outra sugestão é pedir para um aluno enviar um resumo do aprendizado de cada semana (formato áudio, vídeo ou mensagem).
DICA: você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Ex: “esta semana quero parabenizar especialmente o João pois gostei muito de suas fotos e de como ele participou na discussão.” Caso prefira, pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido pelos esforços.
De lição de casa, deixe a atividade: Two truths and one lie. Os alunos deverão escrever três frases sobre eles, sempre usando os possessive adjectives. Depois, solicitem que peçam aos colegas para adivinharem quais frases são verdadeiras e qual é a mentira. Eles também podem optar por trabalhar em duplas, comunicando-se pelo Whatsapp ou Facebook.
Convite às famílias
Nesta semana, se os alunos quiserem, podem compartilhar os outputs com o grupo da família e pedir apoio dos familiares que souberam um pouco de inglês para a realização das atividades.
6o. Ano
Contents
- INPUT: Video clip from the series Friends in which Joey puts on all of Chandler's clothes
- OUTPUT: Jigsaw images game: students must describe the people in the images using possessive adjectives.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI23) Empregar de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes