Plano de aula: Gramática - Adjetivos Possessivos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I

Sobre esta aula: Esta aula é a primeira de uma sequência de duas aulas que trata de possessivos, porém ambas podem ser usadas separadamente pois não dependem uma da outra.

Preparação para a aula: Para essa aula, você precisará utilizar equipamento de vídeo e áudio. Caso esta tecnologia não esteja disponível, pode-se gravar o áudio do Context e utilizar imagens impressas de pessoas usando vários objetos para substituir o video do Input, porém neste caso, a aula perderia muito já que o Input é uma parte essencial da aula. Para o Output será necessário imprimir algumas cópias das imagens que os alunos usarão como recurso para aplicar a linguagem aprendida na aula. Caso não seja possível imprimir as imagens, você pode trazer imagens de revistas ou jornais ou ainda optar por projetar as imagens e fazer a atividade com a turma toda ao invés de trabalhar em duplas.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula. Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo que foi produzido por uma instituição chamada Rockin’ English Lessons que produz canções simples para ensinar inglês a alunos iniciantes.

Inicie a projeção do vídeo em 0:08 segundos, já que o inicio do vídeo revela o tópico a ser trabalhado. Finalize a reprodução do vídeo aos 1:08 minutos pelo mesmo motivo. Esse video pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=F2lsRCFLHsA&list=RDF2lsRCFLHsA&index=2 . Após a projeção do vídeo, pergunte aos alunos do que o vídeo trata. Eles talvez respondam: my, your, its, etc. Se eles não responderem, peça que lembrem-se de alguma palavra presente no vídeo. Diga: Very good! That’s it my, your, her, his, its… let’s sing it one more time. Reproduza o vídeo novamente e incentive os alunos a cantarem. Um documento com a letra desta canção pode ser encontrado no seguinte link: Possessive Adjectives song.

Material Complementar: