Plano de aula: Descrevendo Pessoas

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 3 planos, abordando a competência de fala e a descrição de pessoas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para essa aula, será necessário o uso de computador e projetor com acesso a internet. Caso esses recursos não estejam disponíveis, o professor poderá utilizar imagens retiradas de revistas ou fazer “prints” de imagens da internet. É recomendável que o professor faça o download do vídeo a fim de evitar imprevistos como falhas na conexão de internet.

Context

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o vídeo aos alunos (use o datashow). Caso não seja possível mostrar o vídeo, traga imagens impressas ou mesmo chame algumas pessoas da escola (ou alunos) com diferentes características para essa parte da aula. O vídeo acima pode ser localizado em: https://www.youtube.com/watch?v=ymrTNoGnP5Q (Gap logo remix).

Pergunte aos alunos:

• What do you see in this vídeo? (Os alunos devem responder people, man, woman, ou algo do gênero).
  • Are they all the same or different? (Os alunos devem responder different).
  • That’s right. People are all different. O professor aponta para as imagens (ou para as pessoas).
  • How are they different? (Os alunos devem responder tall, short, fat, etc. Se os alunos responderem em português, o professor diz o adjetivo em inglês enquanto anota no quadro.
  • Essa parte pode ser finalizada com o professor dizendo: That’s right, people can be tall, short, thin or chubby.