Atividade para impressão - Game: Detective
Plano de Aula
Plano de aula: Descrevendo Pessoas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 3 planos, abordando a competência de fala e a descrição de pessoas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para essa aula, será necessário o uso de computador e projetor com acesso a internet. Caso esses recursos não estejam disponíveis, o professor poderá utilizar imagens retiradas de revistas ou fazer “prints” de imagens da internet. É recomendável que o professor faça o download do vídeo a fim de evitar imprevistos como falhas na conexão de internet.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre o vídeo aos alunos (use o datashow). Caso não seja possível mostrar o vídeo, traga imagens impressas ou mesmo chame algumas pessoas da escola (ou alunos) com diferentes características para essa parte da aula. O vídeo acima pode ser localizado em: https://www.youtube.com/watch?v=ymrTNoGnP5Q (Gap logo remix).
Pergunte aos alunos:
- What do you see in this vídeo? (Os alunos devem responder people, man, woman, ou algo do gênero).
- Are they all the same or different? (Os alunos devem responder different).
- That’s right. People are all different. O professor aponta para as imagens (ou para as pessoas).
- How are they different? (Os alunos devem responder tall, short, fat, etc. Se os alunos responderem em português, o professor diz o adjetivo em inglês enquanto anota no quadro.
- Essa parte pode ser finalizada com o professor dizendo: That’s right, people can be tall, short, thin or chubby.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em usar adjetivos para descrever a aparência física de si próprio e dos outros. O professor pode dizer: Today we will learn how to describe people.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Descrever pessoas fisicamente. Ouvir a target language de falantes nativos.
Expectativa: Que os alunos escutem falantes nativos falando de descrição física. O professor pode reproduzir o vídeo acima por 67 segundos (um minuto e 7 segundos) ou gravar o áudio do vídeo e reproduzir para os alunos. O importante é a exposição dos alunos a falantes nativos.
O vídeo acima de Glamour, 70 People Ages 5-75 Answer: What Celebrity do You Look Like? pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=rA5tZgk3tyo . Glamour é uma revista que aborda temas como moda e celebridades. É uma das publicações mais respeitadas e influentes quando se trata desses dois assuntos. Eles têm um canal na internet onde publicam vídeos como este. Neste vídeo, eles perguntaram a pessoas de 5 a 75 anos de idade What celebrity do you look like? , talvez como uma forma interativa de se aproximar dos leitores da revista.
Orientações: (4 minutos para esse slide).
Após a exibição do vídeo (apenas 1:07), pergunte: What celebrity do you look like? Ou Who do you look like? Os alunos podem responder o nome de alguém famoso ou my father, my mother. Use a si mesmo como exemplo e diga, I look like my ____family member / celebrity____________. Se possível, mostre uma foto. Passe para o próximo slide.
Material Complementar:
-A transcrição do vídeo encontra-se neste link.
Input
Propósito: Descrever pessoas fisicamente.
Expectativa: Que os alunos observem as imagens e utilizem o vocabulário para descrever as pessoas. O professor pode projetar as imagens no datashow ou trazer imagens diversas de pessoas com características diferentes.
As imagens neste slide podem ser encontradas nos seguintes links:
https://www.pexels.com/photo/blur-boy-brother-casual-590472/
Orientações: 8 minutos (para esse slide).
Mostre as imagens acima e pergunte aos alunos: What can you say to describe these people? Let’s describe the woman. Aponte para a imagem da moça e faça as seguintes perguntas (você pode fazer mímica para ajudar os alunos a entenderem o vocabulário): Is she thin or chubby? Os alunos devem responder thin. Tall or short? Os alunos devem dizer tall. Does she have long or short hair? Os alunos dizem long. Straight or curly hair? Os alunos devem dizer curly hair. Does she have black, brown or blond hair? Os alunos devem dizer brown ou blond. Esclareça que her hair is brown. What color are her eyes? Os alunos devem dizer black ou brown.
Siga os mesmos passos para descrever as crianças e pergunte:
- Are they thin or chubby? Os alunos devem dizer thin.
- Are they tall or short? Os alunos devem dizer girl short, boy tall. Se os alunos não disserem, incentive perguntando separadamente: Is the girl tall? Is the boy tall?
- Do they have curly or straight hair? Os alunos devem dizer straight hair.
- Do they have black, brown or blond hair? Os alunos devem responder blond hair.
- What color are their eyes? Os alunos respondem blue ou green.
- Durante todo esse processo, anote o vocabulário usado na descrição física de pessoas. Uma sugestão é agrupar o vocabulário da seguinte forma: short/tall, hair, eyes, skin etc.
Em seguida, passe para o próximo slide.
Input
Propósito: Descrever pessoas fisicamente.
Expectativa: Praticar o vocabulário descritivo que foi abordado no slide anterior. O professor pode projetar as imagens no datashow ou trazer imagens diversas de pessoas com características diferentes.
As imagens neste slide podem ser encontradas nos seguintes links:
https://www.pexels.com/photo/blur-boy-brother-casual-590472/
Orientações: 3 minutos (para esse slide).
Diga: Let’s practice. Leia as descrições e os alunos repetem a leitura.
Input
Propósito: Descrever pessoas fisicamente.
Expectativa: Praticar o vocabulário descritivo.
Orientações: 10 minutos (para esse slide e atividade impressa que o acompanha).
O vocabulário acima pode ser escrito no quadro. Também é possível mostrar esse slide e praticar a pronúncia das palavras enquanto entrega a atividade impressa. Caso não seja possível imprimir a atividade para toda a turma, é possível realizá-la em duplas ou trios, ou projetá-la e fazê-la em grupo. Explique a atividade e dê entre 5 e 8 minutos para os alunos responderem. Enquanto isso, circule pela sala para tirar dúvidas. O quadro com o vocabulário pode ser encontrado no seguinte link. A atividade impressa para prática do vocabulário pode ser encontrada no link.
Material Complementar:
- Você pode acessar a resolução da atividade neste link
- Caso julgue necessário, pode utilizar os exercícios complementares propostos no seguinte link: . https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/describing-people
Output
Tempo sugerido: 17 minutos.
Propósito: Descrever as características físicas utilizando o vocabulário aprendido e ampliando esse vocabulário com mais adjetivos.
Expectativa: Que os alunos usem a target language apresentada na aula para descrever pessoas durante um jogo tipo detetive. Esta é a parte principal da aula. É importante reservar esse tempo para os alunos falarem.
Orientações: Diga aos alunos que eles irão praticar a descrição de pessoas com um jogo de detetive. Now you will play a detective game. You will describe a person and your partner must guess who it is. Prepare o jogo de modo que fique um tabuleiro inteiro com as regras do jogo e as mesmas imagens recortadas como cartas de jogar. Se não conseguir imprimir o tabuleiro e as cartas do jogo, faça o seu próprio com imagens de revistas ou fotos dos alunos. Mostre as peças do jogo e explique-o dizendo:
- You must find a partner (or make groups of four). Os alunos devem formar duplas ou grupos de quatro.
- Each group must place the game board so that both players can see it. Cada grupo deve colocar o tabuleiro de forma que os dois o vejam.
- Each player draws a card from the pile and doesn’t let his opponent see it. Cada jogador tira uma carta sem que os outros vejam.
- Students take turns describing the person they took from the pile. Os alunos se revezam descrevendo a pessoa da carta que eles tiraram, dizendo apenas uma característica por vez para que o outro jogador tente adivinhar.
- Whoever guesses first scores a point. Quem adivinhar primeiro, marca um ponto.
Circule pela sala para ouvir os alunos e tirar dúvidas que porventura surjam.
Feedback
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que conseguem falar inglês para descrever pessoas e que esse aprendizado pode ser divertido. É importante pontuar que o objetivo da aula de hoje era falar em inglês. Que não precisa ser perfeito, mas que tentar já é importante.
Orientações: Você pode mostrar ou não este slide aos alunos, mas é importante pontuar com eles o que foi aprendido na aula de hoje. Uma alternativa é retomar a aula escrevendo no quadro o que foi aprendido.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas essenciais: Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas nas fases de: context, input e output).
Ferramentas optativas: Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos). Se você quiser e puder, faça as mesmas atividades deste plano de forma síncrona. Peça para que os alunos preparem com antecedência o output da aula para que seja discutido no encontro síncrono.
Context
Em um encontro assíncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana:
- To Describe People’s Physical Appearance
Comece a semana escrevendo um post no grupo do Facebook ou Whatsapp e compartilhe este vídeo do Gap (disponível aqui). Peça para eles assistirem o vídeo e, em seguida, responderem as perguntas para explorar os conhecimentos prévios.
- How is the model´s hair?
- What color are their eyes?
- Are they all different or the same?
- Did you like the video?
DICA: Sinta-se livre para usar uma ferramenta para criação da enquete, como, por exemplo, GoogleForms ou Mentimeter.
Input
Peça para os alunos realizarem o input individualmente e depois enviarem as respostas para o professor (isto pode ser feito no mesmo dia, em um horário estabelecido com antecedência).
O link das atividades do input (disponível aqui).
Explique que eles podem utilizar a internet para encontrar o vocabulário e as imagens. Os alunos podem achar o que buscam fazendo uma pesquisa no google com a seguinte frase: “Vocabulary for physical descriptions.”
Por fim, compartilhe as respostas ou grave um vídeo resolvendo as atividades e envie uma mensagem no grupo.
Output
Crie um post com as instruções: “Send a picture of you as a baby and you now, or draw a picture of you as a baby and now. Describe yourself physically.” Coloque um exemplo pessoal como modelo.
For example: “This is me as a baby. I HAD big cheeks, brown eyes and curly hair. Now, I HAVE blue eyes, I am thin and I have long straight hair.”
Dê um tempo para eles postarem, que pode ser de um a três dias.
Os alunos precisam enviar o próprio output nos comentários do post ou no grupo do Whatsapp. É necessário que eles comentem os posts de, pelo menos, dois colegas. Qualquer comentário relacionado ao assunto é válido. Exemplo: “Cute baby” ou “I love your eyes.”
Alternativamente, eles podem escolher descrever alguma pessoa que gostem,como a celebridade favorita, o pet, o melhor amigo etc.
Feedback
Se possível, corrija os posts individualmente (enviando uma mensagem privada para cada aluno). Em seguida, faça um resumo dos posts da semana. Por exemplo:
“Great job this week everyone! This week, you talked about physical descriptions.” New vocabulary from this week’s class was: X, Y and Z. Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”
Os alunos podem responder nos chats compartilhando opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana. Por exemplo: “I learned the words: curly, straight and chubby.”
DICA: você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Ex: “Esta semana quero parabenizar especialmente o João, pois gostei muito de suas fotos e como ele participou na discussão.” Caso prefira, mande uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido por seus esforços.
Convite às famílias
Você pode criar um grupo de Whatsapp com os pais e/ou responsáveis dos alunos que estejam interessados em apoiar o ensino, acompanhar o desenvolvimento e o trabalho dos alunos durante cada semana. Nesta semana, se eles quiserem, podem gravar suas apresentações e compartilhar com o grupo da família.
Contents
- INPUT: Video of: What celebrity do you look like?
- OUTPUT: Describe people’s physical appearance while playing a game
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes