Plano de aula: Oralidade - Possessivo com apostrofo + s

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I

Sobre esta aula: Essa aula sobre o caso possessivo é a segunda aula de uma sequência que trata de relações de posse. A aula anterior tratou de adjetivos possessivos. Embora sejam uma sequência, ambas aulas podem ser utilizadas independentemente.

Preparação para a aula: Para esta aula, você irá precisar utilizar equipamento de multimídia para projetar o vídeo do Input. Caso esta tecnologia não esteja disponível, você poderá baixar o áudio e reproduzi-lo para os alunos. Será necessário, também, o uso de projetor para mostrar algumas imagens selecionadas do vídeo. Caso você prefira, poderá imprimi-las antecipadamente. Para o Output, será necessária uma caixa com o letreiro “Lost & Found” e sacolas em quantidade suficiente para que cada aluno receba uma. Como tarefa na aula anterior, você deverá pedir aos alunos que tragam consigo 3 a 4 objetos pessoais (de preferência que os outros não saibam que ele possui) e guardem-os em segredo até o momento da aula.

Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula. Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já perderam algo. Do you ever lose things? Dê exemplos de coisas que as pessoas pessoas perdem com frequência: chaves, guarda-chuvas, etc. Peça aos alunos que observem o slide e e diga que esse astronauta perdeu seu capacete. He lost his hat. Incentive os alunos a responderem à pergunta proposta. Escreva a resposta utilizando o caso possessivo: This is the astronaut’s hat. Pergunte aos alunos que ideia a expressão sublinhada transmite. What is the idea when I say “astronaut’s”? Espere que eles respondam algo relacionado a posse ou The hat belongs to the astronaut. Se os alunos não responderem, questione: Is it about possession or appearance? Os alunos devem dizer: possession. Diga That’s it, this structure describes possession. The hat belongs to the astronaut. Nesse momento, aponte ou marque o apóstrofo “s” na frase.