Atividade para impressao - Input Comprehension questions - Oralidade - Possessivo com apostrofo + s
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade - Possessivo com apostrofo + s
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula sobre o caso possessivo é a segunda aula de uma sequência que trata de relações de posse. A aula anterior tratou de adjetivos possessivos. Embora sejam uma sequência, ambas aulas podem ser utilizadas independentemente.
Preparação para a aula: Para esta aula, você irá precisar utilizar equipamento de multimídia para projetar o vídeo do Input. Caso esta tecnologia não esteja disponível, você poderá baixar o áudio e reproduzi-lo para os alunos. Será necessário, também, o uso de projetor para mostrar algumas imagens selecionadas do vídeo. Caso você prefira, poderá imprimi-las antecipadamente. Para o Output, será necessária uma caixa com o letreiro “Lost & Found” e sacolas em quantidade suficiente para que cada aluno receba uma. Como tarefa na aula anterior, você deverá pedir aos alunos que tragam consigo 3 a 4 objetos pessoais (de preferência que os outros não saibam que ele possui) e guardem-os em segredo até o momento da aula.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula. Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já perderam algo. Do you ever lose things? Dê exemplos de coisas que as pessoas pessoas perdem com frequência: chaves, guarda-chuvas, etc. Peça aos alunos que observem o slide e e diga que esse astronauta perdeu seu capacete. He lost his hat. Incentive os alunos a responderem à pergunta proposta. Escreva a resposta utilizando o caso possessivo: This is the astronaut’s hat. Pergunte aos alunos que ideia a expressão sublinhada transmite. What is the idea when I say “astronaut’s”? Espere que eles respondam algo relacionado a posse ou The hat belongs to the astronaut. Se os alunos não responderem, questione: Is it about possession or appearance? Os alunos devem dizer: possession. Diga That’s it, this structure describes possession. The hat belongs to the astronaut. Nesse momento, aponte ou marque o apóstrofo “s” na frase.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em usar o caso possessivo. Diga: Today we will learn how to use the possessive case.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Assistir a um vídeo autêntico sobre uma situação corriqueira (perder objetos no ônibus ou metrô) e perceber como solucionar o problema.
Expectativa: Que os alunos percebam do que se trata o vídeo e como solucionar o problema de perder algo no transporte público.
Orientações:
- Essa parte do Input deve durar 10 minutos.
- Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pela Metro Los Angeles, o órgão que cuida do transporte público de Los Angeles. A intenção do vídeo é prestar informações sobre um determinado assunto aos usuários do transporte público (bus, metro etc.) da cidade de Los Angeles. Oriente que eles assistam ao vídeo atentamente para descobrir de que assunto o vídeo trata. Diga aos alunos que eles irão assistir ao vídeo mais de uma vez, então se não conseguirem responder a esta questão da primeira vez terão outras oportunidades.
- Reproduza o vídeo que pode ser encontrado no seguinte link: Metrorocks, Lost and Found. https://www.youtube.com/watch?v=gRGStKmhFnE .
- Após essa primeira reprodução, pergunte aos alunos se eles conseguiram entender qual o propósito do vídeo. Entregue aos alunos ou copie no quadro / em folha de papel craft as perguntas de compreensão que estão no documento disponível no link: Comprehension questions
- Leia toda a atividade de compreensão com os alunos e reproduza o vídeo novamente. Após a reprodução do vídeo, corrija a atividade com os alunos esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
Atividade Complementar:
- Caso necessite, a transcrição do vídeo está disponível aqui.
- Se houver tempo, passe novamente o vídeo para os alunos com as legendas ou poste a transcrição para que eles cantem o rap, desenvolvendo assim, habilidades de pronúncia e fluência.
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Praticar o uso do apóstrofo +s para indicar relações de posse.
Expectativa: Que os alunos percebam e comecem a usar a estrutura apóstrofo +s para indicar relações de posse.
Orientações:
- Esse e os próximos dois slides devem durar 10 minutos.
- Apresente as imagens aos alunos e faça a leitura com eles enfatizando que essas frases estão indicando relações de posse. Explique a estrutura gramatical (pessoa + apóstrofo + s + objeto).
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Praticar o uso do apóstrofo +s para indicar relações de posse.
Expectativa: Que os alunos pratiquem o uso do caso possessivo.
Orientações: Peça aos alunos que usem o caso possessivo para falar das imagens acima. Caso você, professor, perceba que os alunos ainda estão inseguros com relação à estrutura a ser utilizada, escreva no quadro a seguinte estrutura: person + apostrophe + s + object. Espere um pouco para que eles tentem formular as frases solicitadas. Faça a correção das mesmas escrevendo no quadro ou no próprio slide.
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Praticar o uso do apóstrofo +s para indicar relações de posse.
Expectativa: Que os alunos pratiquem o uso do caso possessivo.
Orientações: Peça aos alunos que usem o caso possessivo para falar das imagens acima. Caso você, professor, perceba que os alunos ainda estão inseguros com relação à estrutura a ser utilizada, escreva no quadro a seguinte estrutura: person + apostrophe + s + object. Espere um pouco para que eles tentem formular as frases solicitadas. Faça a correção das mesmas escrevendo no quadro ou no próprio slide.
Output
Tempo sugerido: 17 minutos.
Propósito: Utilizar o caso possessivo numa situação comunicativa e lúdica.
Expectativa: Que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na aula numa situação comunicativa.
Orientações: Traga uma caixa para a sala com o letreiro “Lost and Found” . No início da aula, peça aos alunos que coloquem 3 - 4 objetos pessoais na caixa, sem que os outros vejam o que eles estão colocando. Coloque 3 - 4 objetos em sacolas e as distribua entre os alunos. Eles deverão sair pela sala perguntando: Are these your __________________? Ou Is this Mary’s _____________________? Ao mesmo tempo em que os colegas devem responder Yes, these are Joseph’s ___________________ . ou No, this is not my ______________________. Nesse momento é importante que o professor circule pela sala para se certificar de que os alunos estão, de fato, utilizando o possessive case. Se houver necessidade, escreva no quadro a linguagem que deve ser utilizada nessas interações.
Feedback
Tempo sugerido: 7 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que conseguem falar inglês utilizando os possessivos de forma adequada. É importante pontuar que o objetivo da aula de hoje era falar em inglês. Que não precisa ser perfeito, mas que tentar já é importante.
Orientações: Coloque os alunos em círculo explique que eles irão utilizar o caso possessivo para falar de algum objeto que pertence ao colega do lado. Eles devem então tocar o objeto pertencente ao colega e dizer This is Joe’s watch. O próximo (Joe) deve falar sobre algo do colega seguinte e tocar o objeto enquanto alguém segura seu relógio no seu braço. Eles devem permanecer tocando o objeto até que todos da turma tenham falado. Essa atividade fica divertida porque eles têm que se concentrar no que vão falar e também em não tirar a mão do objeto do qual falaram.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas essenciais: Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas nas fases de: context, input e output).
Context
Em um encontro assíncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana:
- To talk about owning things using the possessive (apostrophe + s).
Considerando este tema, comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou Whatsapp e inicie um questionário:
- Do you normally lose things? Yes or no?
- What is something people always lose? Cellphone? Dogs? glasses?
Deixe que respondam nos comentários do post.
Input
Crie um post com as instruções: “Watch the video, try to get just the general idea and answer the questions.”
Explique que eles irão assistir um vídeo (disponível aqui) sobre o sistema de metrô de Los Angeles nos Estados Unidos.
Depois disso, os alunos precisam responder as perguntas de compreensão sobre o vídeo - disponibilizando o link (disponível aqui).
Alternativamente, você pode colocar as perguntas no post.
Em seguida, dê feedback sobre as respostas do vídeo ou corrija individualmente o input de cada aluno.
Depois, envie este vídeo (disponível aqui) explicando o uso do possessivo usando apóstrofo +s para indicar relações de posse (não precisam assistir ao vídeo todo, eles podem assistir só os primeiros minutos).
Esclareça que, para o output, eles irão praticar a escrita de frases usando o possessivo para mostrar algumas coisas em suas casas.
Output
Explique que eles deverão escolher cinco objetos legais em casa, que pode ser um brinquedo, uma blusa que gostem, um jogo, entre outros. Depois, deverão tirar uma foto. Em seguida, devem escrever uma legenda em cada imagem usando o possessivo com apóstrofo +s.
Por exemplo: A dog. This is my brother’s dog.
A garden. This is my grandmother’s garden.
Peça para que usem a criatividade. Os alunos podem escrever o quanto quiserem ou gravar um vídeo.
Feedback
Se possível, corrija os posts individualmente (enviando uma mensagem privada para cada aluno). Em seguida, faça um resumo dos posts da semana. Por exemplo:
“Great job this week everyone! This week, you talked about things you and others own.” New vocabulary from this week’s class was: X, Y and Z. Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”
Os alunos podem responder nos chats compartilhando opiniões sobre a aula e o que aprenderam na semana. Por exemplo: “I loved the class”.
DICA: escolha um aluno que participou muito bem da aula semanal e use-o como exemplo. Ex: “Esta semana quero parabenizar especialmente o João pois gostei muito de suas fotos e de como ele participou na discussão”.
Caso prefira, você pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido pelos esforços.
Convite às famílias
Você pode criar um grupo de Whatsapp com pais e/ou responsáveis dos alunos que estejam interessados em apoiar o ensino e também acompanhar o desenvolvimento e trabalho dos alunos durante cada semana. Nesta semana, se eles quiserem, os alunos podem pedir ajuda aos familiares na preparação do output.
6o. Ano
Contents
- INPUT: ”Metrorocks: Lost and Found” video.
- OUTPUT: Lost and found situation in which students go around asking and answering whose item is this.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI22) Descrever relações por meio do apóstrofo + s
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes