Palikur
Plano de Aula
Plano de aula: Povos indígenas e a origem do homem
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: folhas de papel sulfite, textos, lápis de cor, quadro e pincel.
Material complementar:
Mito de origem Palikur
Mito de origem Wajapi
Mito de origem Wayana
Enquete
Para você saber mais:
VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.
ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
Iepé: Museu Kuhaí. Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.
GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender como alguns povos indígenas (Palikur, Wajãpi e Wayana) compreendem a origem do homem. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente o comando indicado no slide escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Os estudantes devem debater e expor suas respostas oralmente para o colega de dupla. Não é necessária produção escrita.
É provável que os alunos sintam dificuldades para responder, no entanto, não forneça respostas. A intenção desse questionamento é apenas levantar a curiosidade e confrontar o conhecimento prévio que eles possuem a respeito dos povos indígenas e assim propor uma enquete.
Eles devem perguntar para duas pessoas, podendo ser outros alunos, professores e demais funcionários da escola:
- Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem segundo algum povo indígena?
( ) SIM, Qual?: _______________________________________________ ( ) NÃO
Eles poderão transitar por toda a escola realizando a enquete. Ofereça um prazo de 5 minutos para o retorno à sala.
Sugestão: alunos com aparelhos telefônicos podem colocar um alarme para que retornem à sala no tempo previsto.
A enquete pode ser escrita no caderno ou impressa e distribuída aos alunos. Enquete disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf
Ao retornarem, escolha dois alunos para contabilizar o resultado da enquete de todas as duplas. Supervisione a contagem. Ao término exponha para a classe o resultado de pessoas que responderam sim/não e pergunte diretamente para a turma à qual conclusão chegaram. Escolha alguns estudantes para responderem ou deixe que eles se manifestem.
Se desejar, peça aos alunos que calculem o percentual do resultado.
Provavelmente poucas pessoas responderão sim. Dessa forma os alunos perceberão que o conhecimento sobre esse aspecto da cultura dos povos indígenas é frágil. Assim haverá um contexto para o aprofundamento da temática na problematização.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente o comando indicado no slide escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Os estudantes devem debater e expor suas respostas oralmente para o colega de dupla. Não é necessária produção escrita.
É provável que os alunos sintam dificuldades para responder, no entanto, não forneça respostas. A intenção desse questionamento é apenas levantar a curiosidade e confrontar o conhecimento prévio que eles possuem a respeito dos povos indígenas e assim propor uma enquete.
Eles devem perguntar para duas pessoas, podendo ser outros alunos, professores e demais funcionários da escola:
- Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem segundo algum povo indígena?
( ) SIM, Qual?: _______________________________________________ ( ) NÃO
Eles poderão transitar por toda a escola realizando a enquete. Ofereça um prazo de 5 minutos para o retorno à sala.
Sugestão: alunos com aparelhos telefônicos podem colocar um alarme para que retornem à sala no tempo previsto.
A enquete pode ser escrita no caderno ou impressa e distribuída aos alunos. Enquete disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf
Ao retornarem, escolha dois alunos para contabilizar o resultado da enquete de todas as duplas. Supervisione a contagem. Ao término exponha para a classe o resultado de pessoas que responderam sim/não e pergunte diretamente para a turma à qual conclusão chegaram. Escolha alguns estudantes para responderem ou deixe que eles se manifestem.
Se desejar, peça aos alunos que calculem o percentual do resultado.
Provavelmente poucas pessoas responderão sim. Dessa forma os alunos perceberão que o conhecimento sobre esse aspecto da cultura dos povos indígenas é frágil. Assim haverá um contexto para o aprofundamento da temática na problematização.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.
textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf
Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.
Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.
Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:
- Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
- Como foram criados os Wajãpi?
- Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?
No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.
Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :
Como os homens surgiram, segundo os textos?
Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.
Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.
Glossário:
Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.
Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.
Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.
Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.
Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.
Mani: Mandioca
Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.
Referências:
VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.
ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.
GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.
textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf
Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.
Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.
Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:
- Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
- Como foram criados os Wajãpi?
- Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?
No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.
Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :
Como os homens surgiram, segundo os textos?
Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.
Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.
Glossário:
Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.
Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.
Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.
Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.
Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.
Mani: Mandioca
Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.
Referências:
VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.
ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.
GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.
textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf
Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.
Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.
Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:
- Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
- Como foram criados os Wajãpi?
- Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?
No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.
Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :
Como os homens surgiram, segundo os textos?
Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.
Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.
Glossário:
Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.
Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.
Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.
Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.
Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.
Mani: Mandioca
Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.
Referências:
VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.
ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.
GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.
textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf
Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.
Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.
Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:
- Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
- Como foram criados os Wajãpi?
- Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?
No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.
Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :
Como os homens surgiram, segundo os textos?
Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.
Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.
Glossário:
Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.
Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.
Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.
Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.
Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.
Mani: Mandioca
Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.
Referências:
VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.
ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.
Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.
GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Os alunos, em duplas, deverão construir histórias em quadrinhos que serão doadas para a biblioteca ou sala de leitura da escola. Entregue folhas de papel sulfite e apresente o comando indicado no slide, que pode ser escrito, projetado ou simplesmente lido. Os alunos escolherão um dos textos abordados anteriormente e irão construir, com base na narrativa, uma história em quadrinhos. Eles devem criar uma capa e título para a história e poderão colorir.
Sugestão: Em uma próxima aula você pode promover um pequeno evento para a entrega das histórias à biblioteca ou sala de leitura , onde os estudantes falaram de sua experiência a respeito da enquete e produção da história. É importante haver também fala de agradecimento dos funcionários responsáveis por essas salas e até mesmo a leitura em conjunto de algumas histórias produzidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Facebook.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender como alguns povos indígenas compreendem a origem dos seres humanos. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Proponha que os alunos realizem a enquete sugerida:
- Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem, segundo algum povo indígena?
Dê um tempo para que os alunos consigam as respostas, seja com familiares ou por meio de redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Diga que eles devem dar a devolutiva da pesquisa com uma conclusão, considerando o quanto as pessoas conhecem sobre o tema.
Problematização
Disponibilize os textos referentes à origem dos seres humanos nas perspectivas indígenas Palikur, Wajãpi e Wayana. Você pode dividir os alunos, para que cada um leia, pelo menos, um dos textos, e responda:
- Como os seres humanos foram criados segundo este povo?
- Quais materiais foram usados na criação deles?
Peça para que gravem vídeos de até 30 segundos respondendo aos questionamentos. Estes vídeos devem começar com a frase:
"Segundo o povo ____________, os seres humanos foram criados por ______ feitos de _______. Devem compartilhar este curto vídeo com a turma, assim todos terão acesso as concepções dos 3 povos".
Depois de promover estas atividades no ambiente virtual, oriente os estudantes a registrarem as conclusões no caderno.
Sistematização
Oriente os alunos a elaborar pequenos verbetes no modelo “Você Sabia?”, a respeito dos povos indígenas estudados. Eles poderão compartilhá-los com você e nas redes sociais, para incentivar as pessoas a conhecerem mais sobre o tema.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer mais a respeito das perspectivas de mundo de povos indígenas. Uma opção interessante é partir da obra do escritor indígena Daniel Mundukuru, que já publicou dezenas de livros voltados para o público infantil. Saiba mais em: Daniel Munduruku - Callis Editora - Literatura infantil.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros.
Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Palavras-Chave: Indígena; Origem; Criação e Homem