Plano de Aula

Plano de aula: Povos indígenas e a origem do homem

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas de papel sulfite, textos, lápis de cor, quadro e pincel.

Material complementar:

Mito de origem Palikur

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

Mito de origem Wajapi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf

Mito de origem Wayana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Enquete

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Para você saber mais:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí. Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender como alguns povos indígenas (Palikur, Wajãpi e Wayana) compreendem a origem do homem. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

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