Plano de Aula

Plano de aula: O mosteiro e o monge: religião e cultura na Idade Média

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Religião cristã e cultura medieval

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas do material da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Produção de conhecimento na Idade Média

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RRKWBf9HVXPNe5XrPUBshvrPy5Guf79ZnAWFqWXxAzf2tHUgwfaQJTG7sTcE/his6-18und02-producao-de-conhecimento-na-idade-media.pdf

Contexto - As diferentes funções dos monges

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8XyDPAVHJa3TjrPFTPAbRFVVH7EPcJWs6HcgPhFrTphee8t3etPGPv3x78b/his6-18und02-as-diferentes-funcoes-dos-monges.pdf

Problematização - Resolução Martinho de Braga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw9pZR92acUSXJkfsgSugB3gW9mKFvSPBNGsVBZaYUgAUjUceCH56qVHzs84/his6-18und02-resolucao-martinho-de-braga.pdf

Problematização - Resolução Elói

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMmjsMbfTWuwPJw4JgYaXmUpzAr7zDTxYbtJhfBwjYwgWVX8QhYCgKzRMC3S/his6-18und02-resolucao-santo-eloi.pdf

Problematização - Resolução conselhos de Martinho

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuZCgppDbMQpftrnNAqc6T8HDt9rmBEdnepPRx635nxbjMADBbPudJJFpdnR/his6-18und02-resolucao-conselhos-de-martinho.pdf

Problematização - Resolução Elói e seu objeto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uxXnDKg2DbZYPu3g5q4XMGgkSQEEYV3RJjEwW7cuZduU8y5aZE7ME9BQFPwQ/his6-18und02-resolucao-eloi-e-seu-objeto.pdf

Sistematização - Resolução iluminura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVeaATHeHxNFE4ksRmsBcd9Gccaq6dFEWMKzewuPTebx5TYpgjWsxFBcctNV/his18-und02-resolucao-iluminura.pdf

Para você saber mais:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm

Artigo sobre a vida monástica.

https://www.webartigos.com/artigos/educacao-na-idade-media/154447

Professor, neste link você encontrará um breve resumo sobre a evolução da educação na Idade Média.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Pequeno artigo acerca dos manuscritos medievais e iluminuras.

http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/m2.html

Artigo que aborda a vida de Martinho de Braga e algumas de suas obras.

http://www.arautos.org/secoes/servicos/santodia/Santo-Eloi-ou-Eligio-139955

Artigo que resume a vida de Santo Elói.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Fonte 1: https://www.wdl.org/pt/item/11629/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 2: https://www.wdl.org/pt/item/4390/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 3: https://www.wdl.org/pt/item/18193/#q=monge+medieval&qla=pt

Sugestões de iluminuras para que os alunos se inspirem em suas produções para o livro da atividade complementar

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o termo monge é importante esclarecer aos alunos que estes eram membros do clero que viviam em mosteiros (comunidade religiosa) e que geralmente obedecem algumas regras que controlam sua vida cotidiana. Uma das principais atividades de tais religiosos era o estudo e a cópia de livros
da Antiguidade.

Para você saber mais:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm

Artigo sobre a vida monástica

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados