A escola e suas regras
Plano de Aula
Plano de aula: As ordens de Cluny e Cister
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Religião cristã e cultura medieval
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI18) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da contextualização
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da problematização e sistematização
Cópias impressas (ou manuscrita) das atividades da problematização e sistematização
Material complementar:
Contexto - A Escola e suas regras
Contexto - A ordem de Cluny
Contexto - A ordem de Cister
Problematização - Resolução Regra de São Bento
Sistematização - Resolução A denúncia
Para você saber mais:
Artigo que caracteriza a vida monástica:
FERNANDES, Cláudio. Mosteiros Medievais. Disponível em: <https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Artigo sobre a ordem de Cluny
COSTA, Ricardo da. Cluny: Jerusalém celeste encarnada (séculos X-XII). Revista Mediaevalia: Textos e Estudos 21, 2002, pp. 115-137. Disponível em: <https://www.ricardocosta.com/artigo/cluny-jerusalem-celeste-encarnada-seculos-x-xii>. Acesso em: 02 dez 2018.
Artigo sobre a ordem de Cister:
TEIXEIRA, V.G. Ordem de Cister: herança cultural em Portugal e na Europa. Disponível em: <https://www.snpcultura.org/ordem_cister_heranca_cultural_portugal_europa.html>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Vídeo que demonstra a reconstituição em 3D da Abadia de Cluny III destruída durante a Revolução Francesa:
La iglesia abacial del Monasterio de Cluny III reconstruida. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UJiv626VfvE>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Vídeo sobre a Ordem de Cister em Portugal:
Redescobrindo a ordem de Cister. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XbRaICT44os>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Vídeo que mostra um noviço cisterciense recebendo seu hábito em cerimônia:
Noviço Cisterciense recebendo hábito de monge Cisterciense no Mosteiro. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fpO-AuYcyrg>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Documento com todos os capítulos da Regra de São Bento
Regras do glorioso Patriarca São Bento. Disponível em: <http://www.asg.org.br/imagens/Regra_de_Sao_Bento.pdf>.
Regimento escolar da Prefeitura da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Regimento escolar básico do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/3487204/DLFE-264117.pdf/1.0>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos:
GURGEL, T. Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre o termo monge é importante esclarecer aos alunos que estes eram membros do clero que viviam em mosteiros (comunidade religiosa) onde cada um desses locais possuía um nome referente a ordem que fazia parte (frise que nesta aula os alunos irão aprender sobre duas delas - Cluny e Cister), além do fato de que obedeciam algumas regras que controlavam sua vida cotidiana.
Destaque que tais religiosos ainda existem e continuam vivendo em mosteiros e obedecendo a regras de conduta, assim como ocorria na Idade Média.
Para você saber mais:
FERNANDES, Cláudio. Mosteiros Medievais. Disponível em: <https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm>. Acesso em: 02 dez. 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO