Infográfico sobre a hierarquia clerical
Plano de Aula
Plano de aula: Igreja e cultura na Idade Média
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Religião cristã e cultura medieval
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI18) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do infográfico, instruções e questões indicadas no contexto, problematização e sistematização; Cópias impressas (ou manuscrita) do material da problematização.
Material complementar:
Contexto:
Este infográfico esquematiza resumidamente a estrutura do clero na Idade Média. A divisão contempla o papa (chefe da Igreja Católica), o monge (representante do clero regular que obedecia a regras de conduta), o bispo e o padre (representantes do clero secular - do latim saeculum que significa mundo - que mantinham um contato mais direto com as populações).
Problematização:
Monge e iluminura
As imagens e os fragmentos de texto inseridos neste documento referem-se ao trabalho dos monges copistas que dedicavam-se a manutenção da cultura clássica e a produção de novas obras, além da iluminura, típico trabalho artístico presente nos livros medievais e feito por estes religiosos.
Arquitetura Duomo de Milão
A Duomo de Milão é uma das maiores catedrais góticas do mundo e foi toda construída em mármore. As imagens presentes neste documento contemplam o exterior e interior deste edifício. Além das imagens da Duomo há ainda fragmentos de texto que abordam a arquitetura e significado das catedrais.
Mapa conceitual monge e iluminura https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8eD86RTwQAaAcDZh5SH9DCaehaqPJFs3YDhd7uzDGFk7XenR4ngHhWWRvunc/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-monge-e-iluminura.pdf
Mapa conceitual arquitetura
Para você saber mais:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.
https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/
Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas. (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Pequeno artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.
https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre o termo “medievo” é importante esclarecer aos estudantes que este período teve início no ano de 476 (pós queda do Império Romano) terminando apenas em 1453. Desta forma espera-se que eles tenham uma dimensão acerca da influência da Igreja Católica durante todo este tempo.
Tradicionalmente a periodização da Idade Média tem como marcos os anos de 476-1453, estando ainda presente nos livros didáticos e principais vestibulares do país. Contudo, esta datação é alvo de controvérsias e existem muitos pesquisadores que a questionam, bem como a própria visão dada ao período. No link “Para você saber mais” sugerimos uma leitura relacionada a este assunto.
Para você saber mais:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO