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Plano de aula: Mitos e lendas dos povos indígenas americanos

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características dos povos indígenas americanos

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor multimídia, caso não tenha um disponível, imprima as imagens para o estudantes.

Atlas que contemple algum mapa do continente americano.

Folhas A4.

Material complementar:

Carta do chefe Seattle (1855):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vazmTmdxDmun8s8AgcTvecG3MHVP7f9j9SJdjmYYJS66V4bq6ydxrveMcngU/his6-08und02-carta-do-chefe-seattle.pdf.

Fonte: Seattle (Chefe Índio). Preservação do meio ambiente - manifesto do Chefe Seattle ao presidente dos EUA. São Paulo, Babel Cultural, 1987, 47p.
(Trad. Magda Guimarães Khouri Costa.)

Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm . Acesso em: 8/11/2018.

Mito de criação guarani - O sopro de Tupã:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N6zg8E8yZJuf2Zzy5bDzKxAunFJHddk6PDZVW8kYampj5wj84RXX2afxyKDK/his6-08und02-mito-de-criacao-guarani-o-sopro-de-tupa.pdf

Fonte: CLARO, Regina. Encontros de história: do arco-íris à lua, do Brasil à África. São Paulo: Cereja, 2014, p. 4.

Mito de criação xavante:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UXqrCJxmQnDr4uzZhJ3VJc84q5fSre7vsMTn3pcpmP3UXQhrxe3JV3e5ubhA/his6-08und02-mito-de-criacao-xavante.pdf

Fonte: Os senhores da criação do mundo xavante. Romhõsiwa. Fundamentos primeiros para uma antropologia espiritual. SHAKER Arthur. São Paulo. 2012,p. 55,56.

Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

ALMEIDA, Maria Regina Celestino. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

BITTENCOURT, C. F. História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos. In PEREIRA, A. A.; MONTEIRO, A. M. (Org.). Ensino de História e cultura afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Editora Peirópolis, 1998.

URQUIZA, Antônio H. Aguilera (org.) Conhecendo os povos indígenas no Brasil contemporâneo, módulo 2/Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2010.

WITTMANN, L. T. (Org.). Ensino (d)e História Indígena. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

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