Mapa do Brasil Antigo
Plano de Aula
Plano de aula: Os povos indígenas brasileiros: Ontem e Hoje
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características dos povos indígenas americanos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e das duas imagens
Cola branca tipo escolar
1 papel 40 kg ou papel pardo
Material complementar:
Mapa do Brasil Antigo (1546)
Referência: Pierre Descelliers.
Parte Americana do planisfério feito em Arques (França) - 1546. Mapoteca do Itamaraty.
In. Brasil: 500 anos de povoamento/ IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações. - Rio de Janeiro: IBGE, 2000, pág.18.
Mapa População Indígena Atual (2010) :
Referência: Censo indígena 2010. IBGE.
Link: ( https://indigenas.ibge.gov.br/mapas-indigenas-2.html)
Trecho Carta Pero Vaz de Caminha (1500) :
Referência: Fundação Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro. A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA.
Link: (http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf) .
Para você saber mais:
ALMEIDA, Maria Regina Celestino. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
CAPISTRANO DE ABREU, João. Capítulos de história Colonial: 1500-1800 & Os Caminhos antigos e o povoamento do Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura; FAPESP, 1992.
MONTEIRO, John Manuel (org.). Guia de Fontes para a história indígena e do indigenismo em arquivos brasileiros: acervo das capitais. São Paulo: Ed. FAPESP, 1994.
SILVA, Giovani José da; RIBEIRO, Ana Maria Ribeiro F.M. História e culturas indígenas na educação básica.São Paulo: Ed. Autêntica,2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou faça uma leitura coletiva do objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO