Imagens Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A organização social no Império Inca
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características dos povos indígenas americanos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor multimídia, imagens e os textos impressos para o estudantes e folhas A4.
Material complementar:
Mapa do Império Inca: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K2BUSZpXaxQWU7bYgpFaqxRuKDhh5ZCbFp4AjSQd4jtN53bTPaUj5x923Prd/his6-08und03-imagens-contexto.pdf
Fonte: Inca road system map-en.svg. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Inca_road_system_map-en.svg>. Acesso em: 05 dez. 2018.
Fonte: Peru Machu Picchu Sunrise.jpg. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peru_Machu_Picchu_Sunrise.jpg>. Acesso em: 05 dez. 2018.
Textos e Imagens - Estações por rotação
Centro 1: A expansão e dominação inca sobre outros povos
VIANA, Larissa. História da América I. vol.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. p. 36.
ZÚÑINGA, Ortiz. La província de León. In: VIANA, Larissa. História da América I. vol.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. p.41.
Centro 2: A religião dos incas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDkRKJXQPWxVpyJhN5Gpvh8WxKbp5b6v8bX6K5JQh6ZEA3USjdKDWXVTG3kt/his6-08und03-texto-problematizacao-centro-2-a-religiao-dos-incas.pdf
BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do mundo. 2. ed. São Paulo: Fundamento Educacional, 2008. pp.98-99.
Centro 3: Agricultura dos Incas
Fonte: GORDON, D.; ROBERTSON, E. CC BY-SA 3.0. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26897802>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Fonte: MARAMBIO, Bernardita Stuven. CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72830155>. Acesso em: 10 dez. 2018.
VIANA, Larissa. História da América I. vol.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. p. 38.
Centro 4: A influência política e religiosa do Inca
POMER, Léon. Os Incas. In: História da América Hispano-Indígena. São Paulo, Global, 1983. pp. 32-34. (texto adaptado)
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
CARDOSO, Ciro Flamarion. América Pré-Colombiana. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
FAVRE, Henri. A civilização Inca. UDESC Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
FUNARI, Pedro Paulo; PIÑON, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
GRUZINSKI, Serge. A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
MURRA, John. As Sociedades Andinas Anteriores a 1532. In: BETHEL, Leslie. (org.) História da América Latina. Volume I: História da América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 1998. pp. 63-99.
PINSKY, Jamie (org.). História da América através dos textos. 5° ed. São Paulo. Contexto, 1994.
VIANA, Larissa. História da América I. vol.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO