Documentos da Estação 1
Plano de Aula
Plano de aula: Civilização maia
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características dos povos indígenas americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI08 “Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, dos maias e dos incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais impressos para as seis estações (abaixo), caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Dois notebooks (opcional).
Material complementar:
Estação 1 - Texto sobre o jogo de bola maia e a fotografia do campo de Chichen Itza
disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9PM6fbX7MqnRct6895eAT26TJbH76F9EBKCxYYdXtRpwWJsZkfdB6uuSBzf/his6-08und04-documentos-da-estacao-1.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 2 - Texto “Calendários maias”
disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJ8UaNa9xy99fG4RsfP6fNEuAcdVyr697JPqD84hNuaHVFQSzGjFZmUV4JjH/his6-08und04-documentos-da-estacao-2.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 3 - Texto “Pirâmides maias”
disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNWWmEYe6jhSDjyPydvqJQQHVKcEGSH5tfdAUJZDybgHknWtSYdxnXWvVKkF/his6-08und04-documentos-da-estacao-3.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 4 - Mapa “Principais cidades maias do século IX” e o mapa político da América Central e América do Sul
disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JPgFNGB5vcUUvvA6rk3teqsgvKuC6zqzzXud64uxsfbUHuHbxuERuSbbM4R/his6-08und04-documentos-da-estacao-4.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 5 - Texto “Alimentação maia”
disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdmPRDmYM6A6uPFCY5eDNfrRVPR9MXr876phVtPQJcqpYWxV9E2ytCFbWMsp/his6-08und04-documentos-da-estacao-5.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 6 - Texto sobre o colapso da civilização maia
Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ra3anHsHT4zQjCc4R6KQwHuhQjgufqwvcG6cz8S2PGHrnwDTRrr4Ssy9jusG/his6-08und04-documentos-da-estacao-6.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Imagem de barra de chocolate
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ft4fMKTbYNc4ksdMxkkjZmQYYGhkn8fm8m52mAD364gPgxBMEq39Tyd9hJP/his6-08und04-imagem-de-barra-de-chocolate.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Imagem de calendário
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDHnBp9rGAWPrPzpxBJNuJrfKZgBMj3PayKyR4Tm67prak5JBQkySA9QkPyc/his6-08und04-imagem-de-calendario.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019
Imagem de bola de futebol
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dJQv2aKKdrJw9zFgwduDq6nmqqEB7rqNxan3zvXA3EzHAyf2HqcR6xpmZnQR/his6-08und04-imagem-de-bola-de-futebol.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Imagem da cidade de Tikal
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJtuMECFmZVWVHa4SCM6mafVF3EFGgsKyZJKSwwMFRn92bgz54nUBcD4umTG/his6-08und04-imagem-da-cidade-de-tikal.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
Documentário sobre a civilização maia produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7J8s3mNNh9c Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Documentário, Civilizações perdidas - os maias. Documentário produzido pelo Discovery Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jSWDExtslVw Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Entrevista com Marcelo Lambert sobre a civilização maia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jYI7V1Sd0LE Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada para a prática é fundamental para que ela possa acontecer em um aula. Caso a sala de aula seja pequena ou tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola.
Agrupe as carteiras em seis grupos (ou utilize seis mesas). Cada grupo será uma estação. Imprima um arquivo “Prismas de mesa”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kjK5CrhMw9hxkct5tTKyBYZWSpwMvezBKgkSNa56A5FK6gQfp3XmPVcfdfHd/his6-08und04-prismas-de-mesa-das-estacoes.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019. Recorte cada um dos seis prismas e distribua-os pelas estações para identificá-las. Tente deixar as estações organizadas em numeração crescente, para facilitar a movimentação dos estudantes por estações. Em seguida, prepare cada uma das estações.
Estação 1 - Jogo de bola maia
Deixe sobre a mesa da estação 1 o texto sobre o Jogo de bola maia e a fotografia do campo de Chichen Itza, documentos disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9PM6fbX7MqnRct6895eAT26TJbH76F9EBKCxYYdXtRpwWJsZkfdB6uuSBzf/his6-08und04-documentos-da-estacao-1.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Se possível, deixe um ou dois notebooks ou celulares sobre a estação 1 apresentando o vídeo Ulama, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxIR8USYEFA Acesso em: 23 de janeiro de 2019. No vídeo camponeses mexicanos jogam uma partida de Ulama.
Estação 2 - Calendários maias
Deixe duas impressões do texto “Calendários maias” sobre a mesa da estação 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJ8UaNa9xy99fG4RsfP6fNEuAcdVyr697JPqD84hNuaHVFQSzGjFZmUV4JjH/his6-08und04-documentos-da-estacao-2.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 3 - Pirâmides maias
Deixe duas cópias do arquivo “Pirâmides maias” impressas sobre a mesa da estação 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNWWmEYe6jhSDjyPydvqJQQHVKcEGSH5tfdAUJZDybgHknWtSYdxnXWvVKkF/his6-08und04-documentos-da-estacao-3.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 4 - Localização geográfica
Deixe sobre a mesa da estação 4 o mapa “Principais cidades maias do século IX” e o mapa político da América Central e da América do Sul, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JPgFNGB5vcUUvvA6rk3teqsgvKuC6zqzzXud64uxsfbUHuHbxuERuSbbM4R/his6-08und04-documentos-da-estacao-4.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 5 - Alimentação maia
Deixe o texto “Alimentação maia” sobre a mesa da estação 5, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdmPRDmYM6A6uPFCY5eDNfrRVPR9MXr876phVtPQJcqpYWxV9E2ytCFbWMsp/his6-08und04-documentos-da-estacao-5.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 6 - Colapso da civilização maia
Deixe sobre a mesa da estação 6 o texto “Colapso da civilização maia”. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ra3anHsHT4zQjCc4R6KQwHuhQjgufqwvcG6cz8S2PGHrnwDTRrr4Ssy9jusG/his6-08und04-documentos-da-estacao-6.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Deixe também, sobre todas as estações, um dicionário e a “Tabela - Os maias”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EW2CJkgCSs28BGWF3RAwNnKXF6yGP8s5SQEePB2Z77FGzmqmAS5tTUk7Nrmh/his6-08und04-tabela-os-maias.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Organize a sala em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo ocupe uma das estações. Entregue para cada grupo a imagem do chocolate. Fonte: Wiki Commons, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Chocolate#/media/File:Chocolate_(blue_background).jpg Acesso em: 21 de janeiro de 2019, a imagem da bola de futebol. Fonte: EBC, disponível em http://radios.ebc.com.br/show-de-bola-nacional Acesso em: 21 de janeiro de 2019, a imagem de um calendário. Fonte: EBC, disponível em http://www.ebc.com.br/calendario-feriados Acesso em: 21 de janeiro de 2019, e a fotografia da cidade de Tikal. Fonte: Wiki Commons, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Maya_city#/media/File:Tikal_temple_jaguar.jpg Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
Em seguida, peça para que os estudantes de cada grupo debatam qual a relação das imagens com a cultura maia. Deixe que os estudantes levantem as mais variadas hipóteses, o objetivo desta Contextualização é instigar os estudantes para a visita às seis estações.
Os maias foram uma das primeiras civilizações a utilizar o cacau e a usar a borracha para fabricar bolas. Os maias desenvolveram complexos calendários e construíram muitas pirâmides na América Central. Explique que a relação entre estas imagens e a cultura maia será estudada durante a visita às diferentes estações da sala. Aproveite o momento e explique aos estudantes como a prática ocorrerá.
Para você saber mais: Os maias desenvolveram uma grande civilização no local onde hoje temos a América Central, sobretudo na região da península de Yukatan, no sul do México. Os maias foram a única civilização da América a desenvolver a escrita. Se organizavam em Cidades-Estado e
a base da economia eram a agricultura e o comércio.
GENDROP, Paul. A civilização maia. Editora Zahar. Disponível em https://ensaiosflutuantes.files.wordpress.com/2016/03/a-civilizacao-maia-paul-gendrop.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Cartilha “Mundo maia”. Produzida por Visit Mexico, disponível em http://beta.visitmexico.com/work/models/VisitMexico30/Folletos/MundoMaya_pt.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019. A cartilha mostra as principais ruínas maias no México.
Contexto
Orientações: Organize a sala em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo ocupe uma das estações. Entregue para cada grupo a imagem do chocolate. Fonte: Wiki Commons, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Chocolate#/media/File:Chocolate_(blue_background).jpg Acesso em: 21 de janeiro de 2019, a imagem da bola de futebol. Fonte: EBC, disponível em http://radios.ebc.com.br/show-de-bola-nacional Acesso em: 21 de janeiro de 2019, a imagem de um calendário, fonte: EBC, disponível em http://www.ebc.com.br/calendario-feriados Acesso em: 21 de janeiro de 2019, e a fotografia da cidade de Tikal, fonte: Wiki Commons, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Maya_city#/media/File:Tikal_temple_jaguar.jpg Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
Em seguida, peça para que os estudantes de cada grupo debatam qual a relação das imagens com a cultura maia. Deixe que os estudantes levantem as mais variadas hipóteses, o objetivo desta Contextualização é instigar os estudantes para visitar as seis estações.
Os maias foram uma das primeiras civilizações a utilizar o cacau e a usar a borracha para fabricar bolas. Os maias desenvolveram complexos calendários e construíram muitas pirâmides na América Central. Explique que a relação entre estas imagens e a cultura maia será estudada durante a visita às diferentes estações da sala. Aproveite o momento e explique aos estudantes como a prática ocorrerá.
Para você saber mais: Os maias desenvolveram uma grande civilização no local onde hoje temos a América Central, sobretudo na região da península de Yukatan, no sul do México. Os maias foram a única civilização da América a desenvolver a escrita. Se organizavam em Cidades-Estado e
a base da economia eram a agricultura e o comércio.
GENDROP, Paul. A civilização maia. Editora Zahar. Disponível em https://ensaiosflutuantes.files.wordpress.com/2016/03/a-civilizacao-maia-paul-gendrop.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Cartilha “Mundo Maia”. Produzida por Visit Mexico, disponível em http://beta.visitmexico.com/work/models/VisitMexico30/Folletos/MundoMaya_pt.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019. A cartilha mostra as principais ruínas maias no México.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Solicite que cada grupo escolha um aluno para ser o leitor, aquele que fará a leitura dos textos para os demais alunos do grupo.
Peça também para que cada grupo escolha um aluno relator, aquele que preencherá a “Tabela - Os maias” durante a visita às diferentes estações.
Peça para que cada grupo inicie a prática na estação que está. Peça para que iniciem a análise dos documentos de sua estação. Utilize o cronômetro (a maior parte dos celulares possui um) para marcar o tempo, após 4 minutos solicite que os grupos troquem de estação. Após a troca, ligue o cronômetro novamente. Durante a execução da atividade, passe pelas estações auxiliando os grupos. Quando todos os grupos terminarem suas tabelas, recolha-as e, no final da aula, fixe-as no mural da sala para que os alunos compartilhem suas produções.
Seis estações sobre a civilização maia:
Estação 1 - Jogo de bola maia
Deixe sobre a mesa da estação 1 o texto sobre o Jogo de bola maia e a fotografia do campo de Chichen Itza, documentos disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9PM6fbX7MqnRct6895eAT26TJbH76F9EBKCxYYdXtRpwWJsZkfdB6uuSBzf/his6-08und04-documentos-da-estacao-1.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Se possível, deixe um ou dois notebooks ou celulares sobre a estação 1 apresentando o vídeo Ulama, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxIR8USYEFA Acesso em: 23 de janeiro de 2019. No vídeo camponeses mexicanos jogam uma partida de Ulama.
Estação 2 - Calendários maias
Deixe duas impressões do texto “Calendários maias” sobre a mesa da estação 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJ8UaNa9xy99fG4RsfP6fNEuAcdVyr697JPqD84hNuaHVFQSzGjFZmUV4JjH/his6-08und04-documentos-da-estacao-2.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 3 - Pirâmides maias
Deixe duas impressões do arquivo “Pirâmides maias” impressas sobre a mesa da estação 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNWWmEYe6jhSDjyPydvqJQQHVKcEGSH5tfdAUJZDybgHknWtSYdxnXWvVKkF/his6-08und04-documentos-da-estacao-3.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 4 - Localização geográfica
Deixe sobre a mesa da estação 4 o mapa “Principais cidades maias do século IX” e o mapa político da América Central e da América do Sul, disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JPgFNGB5vcUUvvA6rk3teqsgvKuC6zqzzXud64uxsfbUHuHbxuERuSbbM4R/his6-08und04-documentos-da-estacao-4.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 5 - Alimentação maia
Deixe o texto “Alimentação maia” sobre a mesa da estação 5, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdmPRDmYM6A6uPFCY5eDNfrRVPR9MXr876phVtPQJcqpYWxV9E2ytCFbWMsp/his6-08und04-documentos-da-estacao-5.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 6 - Colapso da civilização maia
Deixe sobre a mesa da estação 6 o texto sobre o colapso da civilização maia. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ra3anHsHT4zQjCc4R6KQwHuhQjgufqwvcG6cz8S2PGHrnwDTRrr4Ssy9jusG/his6-08und04-documentos-da-estacao-6.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Deixe também, sobre todas as estações, um dicionário e uma “Tabela - Os maias”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EW2CJkgCSs28BGWF3RAwNnKXF6yGP8s5SQEePB2Z77FGzmqmAS5tTUk7Nrmh/his6-08und04-tabela-os-maias.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Para você saber mais: Tradicionalmente a história da civilização maia é dividida em três períodos: pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C.), período clássico (250 d.C. ao século IX) e período pós-clássico (século IX ao século XVI). Foi no período clássico que os maias atingiram o auge de sua civilização, quando a maior parte das pirâmides foi construída. No século IX, quase todas as grandes cidades maias foram abandonadas, muitas hipóteses existem para tentar explicar este êxodo rural.
ZANINETTI, Manuela Aleixo. Civilização maia, mitologia e matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/Maia.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Documentário, Decifrando o código maia, produzido pela Discovery Channel. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f8r7ACeopy4 Acesso em: 23 de janeiro de 2019. Documentário sobre a escrita maia aborda muitos aspectos culturais deste povo.
Galeria de imagens, fonte: UOL, disponível em https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/turismo-de-negocios/cidade-do-mexico/mexico-reune-tesouros-maias-e-da-arte-moderna-veja-85-fotos,b0e11fd6fc2ad310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html Acesso em: 23 de janeiro de 2019. Galeria com 85 imagens relacionadas à civilização maia.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que cada grupo permaneça na sua última estação visitada. Entregue para cada estudante um folha sulfite A4 e solicite que cada aluno faça um desenho com legenda da estação que mais gostou, expondo o que aprendeu durante a atividade. Quando os alunos terminarem seus desenhos, fixe-os no mural da sala. Caso a sala não possua um mural, você pode montar um com papel pardo, papel 40 kg
ou cartolinas. Solicite que os estudantes vejam o trabalho dos colegas e que conversem sobre suas produções.
Para você saber mais:
AKIYAMA, Eduardo Teixeira. Estudo sobre a historiografia da arqueologia maia. Revista Cadernos de Clio, UFPR. Disponível em https://revistas.ufpr.br/clio/article/view/40497 Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Documentário, Construindo um império, produzido pelo History Channel. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fjLeSk51u-4 Acesso em: 23 de janeiro de 2019. Documentário que descreva de forma geral a civilização maia focando nas suas grandes edificações, como pirâmides e canais de irrigação.
Documentário, Os tesouros perdidos dos maias, produzido pelo History Channel. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Cd125Sv-eJw Acesso em: 23 de janeiro de 2019. O documentário mostra como novas tecnologias, como sensores a laser e monitoramento aéreo, possibilitam a descoberta de novos vestígios arqueológicos maias, inclusive pirâmides inteiras, escondidas pela floresta.
Matéria, “Megalópole maia é descoberta com nova tecnologia a laser” , BBC Brasil, disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42926214 Acesso em: 23 de janeiro de 2019. A matéria expõe a descoberta de uma cidade maia escondida pela floresta. A nova tecnologia a laser possibilita a detecção de ruínas por meio de um avião. A nova tecnologia está possibilitando a descoberta de muitos vestígios arqueológicos na região maia.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar alguns aspectos da civilização Maia, antes da chegada dos europeus.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Convide os alunos a realizar uma viagem pelo mundo Maia!
Inicie a aula, despertando atenção deles para o tema estudado. Disponibilize as imagens do chocolate, calendário, bola e pirâmide e questione-os:
- Você já ouviu falar na civilização Maia?
- Qual a relação destas imagens com a civilização Maia?
Este momento de introdução do tema pode ser realizado, também, por meio de interação em um quiz. O Mentimeter é uma boa ferramenta virtual para isso (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Informe-os que, nesta etapa, eles terão a missão de descobrir mais a respeito do mundo Maia. Há 6 documentos com textos, fotografias e mapas, e 1 tabela com o que deve ser analisado a respeito de cada. Você pode eleger a melhor forma de abordagem com a sua turma:
Opção 1: Caso os alunos realizem a atividade individualmente, oriente-os a escolher, pelo menos, 3 dos documentos para estudo (um de cada tipo).
Opção 2: Caso haja possibilidade dos alunos interagirem por meio de troca de mensagens no Whatsapp, ou de outras ferramentas, oriente-os a formarem grupos de até 3 pessoas, e disponibilize o conjunto de documentos para que realizem seu estudo.
Estabeleça um prazo para que possam realizar a leitura, análise e preenchimento da tabela. Em seguida, dê a devolutiva.
Sistematização
Oriente os alunos a produzirem imagens (desenhos ou fotografias) e legendas a respeito dos elementos do mundo Maia que mais lhes chamaram a atenção. É recomendável que criem um mural digital colaborativo para organizar e compartilhar os trabalhos da turma. O mural pode ser caracterizado, por exemplo, como “Museu virtual dos Maias”, “Viagens pelo Mundo Maia” ou “Maia News”. O Padlet é uma boa ferramenta para este trabalho (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais a respeito dos Maias?
Vídeo educativo: “A História dos Maias Contada no México”. Débora Aladim, 02/12/2018. Disponível aqui.
“México reúne tesouros maias e da arte moderna; veja 85 foto”. UOL, s/d. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
Objeto(s) de conhecimento: Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI08 Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, dos maias e dos incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
Palavras-chave: Civilização maia, maias, jogo de bola, localização geográfica, culinária.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA