Documentos da Estação 1
Plano de Aula
Plano de aula: Civilização maia
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características dos povos indígenas americanos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI08 “Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, dos maias e dos incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais impressos para as seis estações (abaixo), caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Dois notebooks (opcional).
Material complementar:
Estação 1 - Texto sobre o jogo de bola maia e a fotografia do campo de Chichen Itza
disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9PM6fbX7MqnRct6895eAT26TJbH76F9EBKCxYYdXtRpwWJsZkfdB6uuSBzf/his6-08und04-documentos-da-estacao-1.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 2 - Texto “Calendários maias”
disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJ8UaNa9xy99fG4RsfP6fNEuAcdVyr697JPqD84hNuaHVFQSzGjFZmUV4JjH/his6-08und04-documentos-da-estacao-2.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 3 - Texto “Pirâmides maias”
disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNWWmEYe6jhSDjyPydvqJQQHVKcEGSH5tfdAUJZDybgHknWtSYdxnXWvVKkF/his6-08und04-documentos-da-estacao-3.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 4 - Mapa “Principais cidades maias do século IX” e o mapa político da América Central e América do Sul
disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JPgFNGB5vcUUvvA6rk3teqsgvKuC6zqzzXud64uxsfbUHuHbxuERuSbbM4R/his6-08und04-documentos-da-estacao-4.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 5 - Texto “Alimentação maia”
disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdmPRDmYM6A6uPFCY5eDNfrRVPR9MXr876phVtPQJcqpYWxV9E2ytCFbWMsp/his6-08und04-documentos-da-estacao-5.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 6 - Texto sobre o colapso da civilização maia
Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ra3anHsHT4zQjCc4R6KQwHuhQjgufqwvcG6cz8S2PGHrnwDTRrr4Ssy9jusG/his6-08und04-documentos-da-estacao-6.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Imagem de barra de chocolate
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ft4fMKTbYNc4ksdMxkkjZmQYYGhkn8fm8m52mAD364gPgxBMEq39Tyd9hJP/his6-08und04-imagem-de-barra-de-chocolate.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Imagem de calendário
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDHnBp9rGAWPrPzpxBJNuJrfKZgBMj3PayKyR4Tm67prak5JBQkySA9QkPyc/his6-08und04-imagem-de-calendario.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019
Imagem de bola de futebol
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dJQv2aKKdrJw9zFgwduDq6nmqqEB7rqNxan3zvXA3EzHAyf2HqcR6xpmZnQR/his6-08und04-imagem-de-bola-de-futebol.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Imagem da cidade de Tikal
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJtuMECFmZVWVHa4SCM6mafVF3EFGgsKyZJKSwwMFRn92bgz54nUBcD4umTG/his6-08und04-imagem-da-cidade-de-tikal.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
Documentário sobre a civilização maia produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7J8s3mNNh9c Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Documentário, Civilizações perdidas - os maias. Documentário produzido pelo Discovery Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jSWDExtslVw Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Entrevista com Marcelo Lambert sobre a civilização maia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jYI7V1Sd0LE Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada para a prática é fundamental para que ela possa acontecer em um aula. Caso a sala de aula seja pequena ou tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola.
Agrupe as carteiras em seis grupos (ou utilize seis mesas). Cada grupo será uma estação. Imprima um arquivo “Prismas de mesa”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kjK5CrhMw9hxkct5tTKyBYZWSpwMvezBKgkSNa56A5FK6gQfp3XmPVcfdfHd/his6-08und04-prismas-de-mesa-das-estacoes.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019. Recorte cada um dos seis prismas e distribua-os pelas estações para identificá-las. Tente deixar as estações organizadas em numeração crescente, para facilitar a movimentação dos estudantes por estações. Em seguida, prepare cada uma das estações.
Estação 1 - Jogo de bola maia
Deixe sobre a mesa da estação 1 o texto sobre o Jogo de bola maia e a fotografia do campo de Chichen Itza, documentos disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9PM6fbX7MqnRct6895eAT26TJbH76F9EBKCxYYdXtRpwWJsZkfdB6uuSBzf/his6-08und04-documentos-da-estacao-1.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Se possível, deixe um ou dois notebooks ou celulares sobre a estação 1 apresentando o vídeo Ulama, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxIR8USYEFA Acesso em: 23 de janeiro de 2019. No vídeo camponeses mexicanos jogam uma partida de Ulama.
Estação 2 - Calendários maias
Deixe duas impressões do texto “Calendários maias” sobre a mesa da estação 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJ8UaNa9xy99fG4RsfP6fNEuAcdVyr697JPqD84hNuaHVFQSzGjFZmUV4JjH/his6-08und04-documentos-da-estacao-2.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 3 - Pirâmides maias
Deixe duas cópias do arquivo “Pirâmides maias” impressas sobre a mesa da estação 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNWWmEYe6jhSDjyPydvqJQQHVKcEGSH5tfdAUJZDybgHknWtSYdxnXWvVKkF/his6-08und04-documentos-da-estacao-3.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 4 - Localização geográfica
Deixe sobre a mesa da estação 4 o mapa “Principais cidades maias do século IX” e o mapa político da América Central e da América do Sul, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JPgFNGB5vcUUvvA6rk3teqsgvKuC6zqzzXud64uxsfbUHuHbxuERuSbbM4R/his6-08und04-documentos-da-estacao-4.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2019.
Estação 5 - Alimentação maia
Deixe o texto “Alimentação maia” sobre a mesa da estação 5, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdmPRDmYM6A6uPFCY5eDNfrRVPR9MXr876phVtPQJcqpYWxV9E2ytCFbWMsp/his6-08und04-documentos-da-estacao-5.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Estação 6 - Colapso da civilização maia
Deixe sobre a mesa da estação 6 o texto “Colapso da civilização maia”. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ra3anHsHT4zQjCc4R6KQwHuhQjgufqwvcG6cz8S2PGHrnwDTRrr4Ssy9jusG/his6-08und04-documentos-da-estacao-6.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Deixe também, sobre todas as estações, um dicionário e a “Tabela - Os maias”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EW2CJkgCSs28BGWF3RAwNnKXF6yGP8s5SQEePB2Z77FGzmqmAS5tTUk7Nrmh/his6-08und04-tabela-os-maias.pdf Acesso em: 23 de janeiro de 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO