Plano de Aula

Plano de aula: Estilos de vida e desigualdades na Europa medieval

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mediterrâneo antigo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZCkjEHdUqhJZAaVgzQcuQBpPgK4YecZJSJRpD3TXTJtf4EtbydDMTc479E7B/his06-15und05-imagens-slides-contexto.pdf

Link para os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPrza8XSP6TnvyQWmXVW3vHmD4U7CaSa2GjmPyKCGzzvaFszrDMVctH6kJ8F/his06-15und05-textos-para-analise.pdf

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cn9xKfY8czKX9eDGaRH99f3FzxZJVYkmVwMWu8qbAp6A4NuZcME6eScZ4vtC/his06-15und05-imagens-para-analise.pdf

Link para a Tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mB8vpsP8vQU7b3cm2qmNWamftSJGyjbKcEumVswFhbRkaB4BRME4uESekhAN/his06-15und05-tabela-de-analise.pdf

Link para o formulário da Carta de intenções:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeWarnWbqKrypkRy9KNZJQEpwqu3svBXZZENAaRmBf79BGeWsGYTcrXHpuYb/his06-15und05-formulario-carta-de-intencoes.pdf

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.

SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 05 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA