Imagens Slides Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Estilos de vida e desigualdades na Europa medieval
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mediterrâneo antigo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link para as imagens dos slides:
Link para os textos:
Link para as imagens:
Link para a Tabela de análise:
Link para o formulário da Carta de intenções:
Para você saber mais:
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.
O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.
SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 05 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (reconhecer as desigualdades evidenciadas nas indumentárias que representavam os diferentes grupos sociais no âmbito da sociedade medieval).
Divida a turma em grupos de três pessoas. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. Projete o slide e peça para responderem a pergunta. É esperado que falem a respeito de um universo de luxo e riqueza, no qual apenas algumas pessoas, com muitos recursos financeiros e prestígio podem transitar. Para estimular o pensamento dos estudantes, apresente as questões seguintes: (4 minutos)
- O que vocês veem no slide?
- O que estas imagens nos transmitem? O que mais chama a atenção?
- O que está apresentado é algo a que todas as pessoas têm acesso? Por quê? Quem tem acesso?
A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes identifiquem nas imagens o universo no qual poucas pessoas transitam, devido ao luxo e a riqueza que elas representam.
Após os registros desse primeiro momento, exiba as imagens do slide seguinte.
Link para as imagens dos slides:
Referências das imagens usadas no slide 1- Contexto:
Sapato de couro. 23 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1239584>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Lamborghini. 13 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1117118>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Mansão. 3 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/941269 >. Acesso em: 20 mar. 2019.
Vitrine. 19 dez. 2018. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1461177>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar as imagens ou fazer a impressão, peça aos estudantes que falem um pouco sobre o
que eles acreditam fazer parte de um mundo cercado de luxo e riqueza, problematizando a restrição existente em seu acesso. Pode utilizar as questões sugeridas para nortear as discussões.
Para você saber mais:
O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.
Contexto
Orientações: Projete o slide e peça para responderem a pergunta.
As imagens são bem fortes e falam por si mesmas. É provável que os estudantes discutam acerca da pobreza vivenciada por milhões de pessoas e relacionem as imagens a esta realidade.
Pode estimular as respostas nesta direção, acrescentando as questões abaixo (6 minutos):
- O que estas imagens nos dizem? Que realidade nos apresentam?
- Como se sentem diante delas?
- Essa realidade é a mesma do slide anterior? É possível fazer uma relação entre as duas? De que forma?
- Vocês acreditam que este cenário é algo novo na sociedade? Por quê?
- Vocês acreditam que seria possível modificar esta realidade? Vamos pensar sobre isso durante esta aula.
A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes entendam que as imagens revelam a contradição de um mundo no qual a má distribuição da riqueza promove profundas desigualdades sociais, identificando a discrepância existente entre a vida desfrutada pelos mais ricos e a miserabilidade vivenciada por aqueles expropriados do acesso aos bens produzidos pela sociedade. Busca-se sensibilizá-los para uma reflexão sobre as desigualdades sociais como processo construído historicamente, desnaturalizando a pobreza, compreendendo-a como reflexo de modelos de organização social excludentes.
Ao término das discussões, passe para a etapa seguinte da aula.
Referências das imagens usadas no slide 2 - Contexto:
Habitação. 12 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1113172 >. Acesso em: 15 mar. 2019.
Homem pobre. 01 out. 2018. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1523525>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Mendigo. 20 fev. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/773807>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Pés. 30 dez. 2016. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/129939>. Acesso em: 15 mar. 2019.
Como adequar à sua realidade: Da mesma forma que no momento anterior, peça agora aos estudantes para descreverem um cenário de pobreza, escassez e miséria, problematizando a existência de uma grande parcela da população brasileira nessa condição. Pode também utilizar as questões sugeridas para nortear as discussões.
Para você saber mais:
SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 5 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula deverá distribuir a cada grupo os dois documentos para leitura dos textos e análise das imagens. Lembre-se de imprimir previamente todo o material na quantidade suficiente para atender a todos os grupos. É muito importante fornecer todas as informações necessárias antes de iniciar cada momento.
- Distribua uma cópia dos dois arquivos para cada grupo. Explique que ambos deverão ser utilizados na atividade (1 minuto).
- Chame a atenção para as palavras do Glossário como forma de facilitar a compreensão da leitura.
- Projete o slide com os comandos.
- Em seguida, distribua uma cópia da tabela de análise para os grupos.
- Oriente-os a escolherem uma pessoa para cronometrar o tempo e outra para escrever na tabela as conclusões do grupo.
- Explique que deverão fazer uma discussão e registrar as conclusões do grupo sobre cada uma das questões apresentadas.
- Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, chamando a atenção para as orientações que já estão no material
(2 minutos). - Lembre-se que a análise de fontes documentais não é algo familiar para estudantes de 6º ano. Por isso, é muito importante acompanhar a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos alunos. Circule entre os grupos, auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.
Sugere-se o tempo de 17 minutos para leitura, análise e preenchimento da tabela.
Link para os textos:
Link para as imagens:
Link para a Tabela de análise:
Obs.: Deixe que permaneçam, por enquanto, com todo o material utilizado/produzido durante a atividade.
Referências dos textos:
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.
VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Referência das imagens:
CUTTS, Edward Lewes. Padres paroquiais (14780485354). 1898. Ilustração. Disponível em: <https://commons.wikimedia. org/w/index.php?title=Special:Search&limit=250&offset=0&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&search=middle+age+people&advancedSearch-current=%7B%7D&uselang=pt-br#/media/File:Parish_priests_and_their_people_in_the_Middle_Ages_in_England_(1898)_(14780485354).jpg> Acesso em: 15 mar. 2019.
CUTTS, Edward Lewes. Padres paroquiais (14782500932). 1898. Ilustração. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/ wikipedia/commons/6/6a/Parish_priests_and_their_people_in_the_Middle_Ages_in_England_%281898%29_%2814782500932%29.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.
JACOB, P. L. Vida militar e religiosa na Idade Média e período renascentista. 1870. Ilustração. Disponível em: <https:// upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f0/Military_and_religious_life_in_the_Middle_Ages_and_at_the_period_of_the_Renaissance_%281870%29_%2814784664272%29.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.
LIÉDET, Loyset. Assassinato de Étienne Marcel em 1358. Iluminura. Séc. XV. Disponível em: <https://upload.wikimedia. org/wikipedia/commons/8/83/Assassinat_Etienne_Marcel.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.
LIÉDET, Loyset. Banquete de casamento. Iluminura. 1440. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ commons/a/a8/15th_century_French_banqueting.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.
Para você saber mais:
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Após finalizar a etapa anterior, peça que cada trio se coloque na condição de um grupo que tem o poder de influenciar na mudança da realidade na qual vivemos, considerando todas as informações discutidas durante a aula.
Lembre que os estudos feitos evidenciam que as desigualdades sociais vivenciadas pelas sociedades atuais se constituíram a partir de um longo processo histórico, que remonta a épocas bem distantes no tempo cronológico.
Assim sendo, oriente-os a escreverem uma “Carta de intenções”, na qual deverão colocar algumas ações que poderiam mudar o cenário das desigualdades sociais presentes no cotidiano das sociedades atuais (15 minutos).
Destaque que as propostas tanto podem envolver aspectos individuais quanto coletivos, mudanças de concepções, valores e atitudes, na direção de transformar a realidade à nossa volta.
Ao concluírem, peça que alguém, voluntariamente, ou por sua indicação, faça a leitura da carta do grupo, compartilhando com os colegas as propostas feitas.
Sugere-se que as demais cartas sejam recolhidas e que façam parte de um momento de retomada das discussões, consolidando as aprendizagens sobre o tema discutido.
Link para o formulário da Carta de intenções:
Referência da imagem usada no slide da Sistematização:
Pensando. 11 fev. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/674034>. Acesso em: 15 mar. 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Instagram, Padlet, Editor de fotos do celular, Canva.
Contexto
O objetivo desta aula é perceber as desigualdades representadas nos diferentes estilos de vida na sociedade medieval européia.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para iniciar a aula, convide os alunos a conhecerem os trabalhos do artista turco contemporâneo Ugur Gallen, expostas no perfil do instagram dele (disponível aqui). Oriente-os a observarem o contraste marcante presente nas fotografias, expondo contextos de desigualdades em todo o mundo. Peça que reflitam:
- Como se sentem diante destas imagens?
- Qual é a causa de modos tão diferentes de vida?
- Estas desigualdades existem apenas entre países diferentes ou dentro das mesmas cidades e Estados?
- Estes contrastes fazem parte apenas do mundo atual?
Recomende que compartilhem com os colegas as imagens que mais lhes chamaram a atenção (lembre-os de citarem as informações do artista e obra).
Problematização
Convide os alunos a uma viagem pelo mundo medieval, para investigar se havia desigualdades naquele contexto. Diga que eles devem realizar a leitura dos fragmentos de texto que relatam sobre a vida de nobres, clero, burgueses e camponeses. Disponibilize, por meio do Padlet, um mural com postagens das imagens indicadas no documento (veja aqui como usá-lo). Peça que os alunos acessem e comentem ou reajam com os números correspondentes aos trechos de texto que melhor descrevem aquela imagem. Diga que podem também postar imagens referentes àquele contexto (fontes ou reproduções), para que os colegas possam avaliar. Há exemplos de reproduções de construções medievais elaboradas com o Minecraft. Ao final da etapa, devem chegar a uma conclusão sobre os diferentes estilos de vida na sociedade medieval.
Sistematização
Vamos criar nossa própria exposição sobre as desigualdades do mundo? Convide-os a se inspirarem nas obras de Ugur Gallen e estudos sobre a desigualdade no contexto medieval, para criarem as próprias fotomontagens. Eles podem retomar os temas referentes à moradia e alimentação, além de outros, como o atual cenário de discrepâncias no acesso a saúde em meio a pandemia de Coronavírus. Sugira que a elaboração das montagens pode ser feita manualmente por meio de colagens de fotos de jornais e revistas (lembre-os que devem fotografá-las depois) ou utilizando ferramentas digitais, como o Editor de fotos do celular, aplicativos de layout do instagram ou o Canva (veja como usá-lo aqui). Para a exposição, podem criar um instagram da turma ou um novo mural no Padlet.
Convite às famílias
É interessante conhecer mais a respeito da obra de Ugur Gallen e, a partir dela, promover uma conversa sobre os contextos de desigualdade presentes em nossas sociedades e o que podemos fazer para ajudar a mudar essas realidades. Sugira que acessem a matéria:
- Série fotográfica traz novos contrastes entre os dois mundos em que vivemos. Hypeness. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI15 Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
Palavras-chave: Europa medieval, desigualdades, pobreza, riqueza.