Plano de Aula

Plano de aula: Circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mediterrâneo antigo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também do computador), material impresso. Caso o planejamento desta aula seja feito com antecedência, pode também solicitar que os estudantes levem para a sala de aula produtos de uso comum no cotidiano das pessoas, como cravo, canela, gengibre, pimenta, noz-moscada ou outros produtos presentes no plano de aula.

Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, é possível fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para a ficha de análise das estações:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TQ7DFxhNaHqjGTJQxsvVNvTEQjBkbVzrdkt9p7cVV3BfTBB8y6NsZqbfD49n/his06-15und02-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf

Link para o documento da Estação 1- Rotas comerciais:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bjgxXchrBChgfV8EnkvSgCpVcNhe86uzwhBnY9aCRAvCucmdn8x7erNUrvKz/his06-15und02-estacao-1.pdf

Link para o documento da Estação 2- Produtos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/brjfDNh9CQgCehmVmCjJH7k7x4m79N5AcFKteQbT9Re7VDdd6ppwgNyBPJxr/his06-15und02-estacao-2.pdf

Link para o documento da Estação 3- O mercador:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ku2BDgRvx2GwTH52fSwH2jrupFkm5Ur3336zxn2jYhyrGr6eQeCuyr7Yan96/his06-15und02-estacao-3.pdf

Link para a Ficha de respostas do Quizz:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wvGfUtxYjSdPWFAtNbvxy93HNHcdnKYT6AzqMgUkbRdNWuGctYQSfJ9hgCS9/his06-15und02-ficha-de-respostas-quizz.pdf

Link para a Lista de questões do Quizz com gabarito:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVNqk8cbtPxZYWT3jPGY8qxePcD9SSxKm38Zfy4dtvgupgf6rer3AdnvqNGn/his06-15und02-lista-de-questoes-do-quizz-com-gabarito.pdf

Para você saber mais:

AMBONI, Vanderlei. O mercador nas feiras da Idade Média: a civilidade do ato de comprar e vender. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 10.; JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 2., 2011, Maringá. Anais… Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2011/pdf/ comun/03002.pdf > Acesso em: 28 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA