Plano de Aula

Plano de aula: Invasões ao Império Romano

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contato, adaptação e exclusão entre populações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador), quadro, pincel e algumas cópias impressas.

Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para a imagem do slide 1 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p2cMKT3JjnnwahRv7rdqxGSFAgwfdYqwuNJCbVdhPFcXkxtNSvMeP38snVNk/his06-14und02-contextualizacao-meme-01.pdf

Link para a imagem do slide 2 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mAv9cwN8HTgyMpHbCMXS38dg5TTQURgmKS9GxrhP699VegCpkS77zRFc8kD4/his06-14und02-contextualizacao-meme-02.pdf

Link para a Ficha de registros:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HsQYb7s3Vv3PN6M44ppmkSzh2aBVZyPhr2m6CEDK9yKz9TGcXb8v5ZNexmub/his06-14und02-ficha-de-registros-das-estacoes.pdf

Link para o documento da Estação Fluxos Migratórios:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yS7NZuf5sd5ms3Ez45md6bPZWjaNGCpeJZEZNmJjwhypGyaAXTRYQP4FbHTs/his06-14und02-estacao-fluxos-migratorios.pdf

Link para o documento da Estação Civilização x Barbárie:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xeJv996XmwSXmzphtsDHjte9JjrUgJ88bcfta2Wadpe3BNtmqHS845XbPxwm/his06-14und02-estacao-civilizacao-e-barbarie.pdf

Link para o documento da Estação Um Olhar sobre o Outro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpUSK5a5sHqzjYZ4GXnKGdKZeNY6u3B8wufc9yxWnrtx4UmsFh8zv3E6Bq5P/his06-14und02-estacao-o-olhar-sobre-o-outro.pdf

Para você saber mais:

ANDRADE, Maria Cecília Albernaz Lins Silva de. A germania de Tácito: tradução e comentários. 2011. Dissertação. (Mestrado em Letras Clássicas)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-20042012-114933/pt-br.php>. Acesso em: 6 dez. 2018.

BACICH, Lilian. Rotação por Estações. YouTube, 22 out. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LN6nw M6Dz>
Acesso em: 2 dez. 2018.

COSTA, Giovani. Guerra do Açu ou dos Bárbaros: o extermínio esquecido pela História oficial. Blog do Inharé. 2016. Disponível em: <http://blogdoinhare.blogspot.com/2016/11/guerra-do-acu-ou-dos-barbaros-o.html> Acesso em: 25 nov. 2018.

GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles . Roma et Barbaries: a evolução do conceito de barbárie na antiga Roma. PhaoS - 2012 (12) - pp. 5-27. Disponível em: < http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4041/3875> Acesso em: 6 dez. 2018.

SIGNIFICADOS. O que é meme. Disponível em: <https://www.significados.com.br/meme/> Acesso em: 26 nov. 2018.

TÁCITO. Germânia. Tradução de João Penteado Erskine Stevenson. 2006. Ed. e Publicações Brasil. Versão para eBook. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../2011_MariaCeciliaALSilvadeAndrade_VRev.pdf > Acesso em: 6 dez. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde
o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Caso acredite ser necessário, lembre aos estudantes que migração “é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Estes fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos ou naturais (secas, terremotos, enchentes etc.)”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO