Plano de Aula

Plano de aula: Escassez alimentar e a crise do Império Romano

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contato, adaptação e exclusão entre populações

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou lousa digital (que poderá precisar também do computador), quadro, pincéis (atômico e para quadro branco) e algumas cópias impressas. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mMFz5d9eFujAZfPhVrfYmaKChmMvtcPCaQ39ZQmxcENFCcpYG2sSek3fMbVT/his6-14und01-imagens.pdf

Link para o documento da Atividade 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jh2p9YMc8cwjKcfW38u3XE9hRtKnevbVDxdeqcvSBXx8d9sqzMr7F8zYnRgx/his06-14und01-atividade-1.pdf

Referência: IDÁCIO. Crónica. Versão e anotações de José Cardoso. Universidade do Minho: Braga, 1982.

Link para o documento da Atividade 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JUhVt3tDbheNyeK59jCbbtgMsBVHBFzVJD9ucFPBwv8YnhgUZJ85z8Mh3s3B/his06-14und01-atividade-2.pdf

Link para a tabela de registros:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3RY6MaTKQv5J424pQ5sQw4d4nvFuvck7nkq863mKCR95MPthqKMgZs7sdHbs/his06-14und01-tabela-de-registros.pdf

Para você saber mais:

DOM TOTAL. Os refugiados da fome. 2018. Disponível em: <http://domtotal.com/noticia/1244886/2018/04/os-refugiados -da-fome/> Acesso em 20 out. 2018.

IMAGO HISTÓRIA. Crise do Império Romano. 2017. Disponível em: <https://imagohistoria.blogspot.com/2012/08/roma- 9-de-9-criso-do-imperio-romano.html> Acesso em 18 out. 2018.

O Globo e AFP. Cinco milhões de crianças estão ameaçadas de fome na guerra do Iêmen. 2018. Disponível em: <https:// oglobo.globo.com/mundo/cinco-milhoes-de-criancas-estao-ameacadas-de-fome-na-guerra-do-iemen-23082184> Acesso em 20 out. 2018.

SILVA, José Graziano da. O Brasil e o Mapa da Fome. Jornal do Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.jb.com.br/pais/ artigo/ 2018/09/3191-o-brasil-e-o-mapa-da-fome.html> Acesso em 18 out. 2018.

SILVA, Marcelo Cândido da. Os agentes públicos e a fome nos primeiros séculos da Idade Média. Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 32, n. 60, p. 779-805, set/dez 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v32n60/1982-4343-vh-32- 60-00779.pdf> Acesso em 19 out. 2018.

UOL. Fome cresce no mundo; no Brasil, afeta 5 milhões, segundo relatório da ONU. Disponível em: <https://noticias.uol. com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/11/fome-cresce-no-mundo-e-no-brasil-afeta-5-da-populacao-segundo-relatorio-da-onu.htm> Acesso em 20 out. 2018.

WELLE, Deutsche. Índice global aponta aumento da fome no Brasil. Carta Capital, 2018. Disponível em: <https://www. cartacapital.com.br/sociedade/indice-global-aponta-aumento-da-fome-no-brasil>

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com essa apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA