Plano de Aula

Plano de aula: Nanotecnologia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este é considerado o quarto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME05.

A proposta dessa aula é levar o aluno a distinguir diferentes escalas e descrever aplicações da Nanotecnologia, identificando seu potencial e algumas de suas ferramentas na produção de novos materiais.

A nanotecnologia é o conjunto de diversos avanços tecnológicos e abrangem pesquisas nas áreas da Física, Química, Biologia, Engenharia e Computação, com base na escala nanométrica (0,1 a 100 nanômetros), a escala de átomos e moléculas. Seu avanço possibilitou novas descobertas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de novos materiais e novas tecnologias.

Um dos exemplos de materiais produzidos usando a Nanotecnologia são novos mecanismos para a administração de medicamentos que “entregam” o princípio ativo exatamente no local onde ele irá agir. Esta aula abordará algumas possibilidades de aplicações da Nanotecnologia e os aspectos de desenvolvimento de novos produtos.

Materiais necessários para a aula: Datashow ou cópias do texto: “Língua Eletrônica”, disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138192/1/Lingua-Eletronica.pdf> (slide 3), quatro computadores para que todos os alunos possam assistir os vídeos da atividade 1 e 3 (slides 5 e 6), cópias do texto: “Nanotecnologia - introdução”. Disponível em: <http://nanotech.ica.ele.puc-rio.br/nano_introducao.asp> (slide 5) e cronômetro.

Materiais de apoio:

  • “A Nanotecnologia das moléculas”, por: Henrique E. Toma. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a01.pdf> (acesso 07 set. 2018).
  • “Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental”, por: Rodolfo A. Tasca, José R. L. de Almeida, Delmarcio G. da Silva, Fernando M. de Melo e Henrique E. Toma. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/03-QS-6609.pdf> (acesso 07 set. 2018).
  • “Desenvolvendo Habilidades e Conceitos de Nanotecnologia no Ensino Médio por Meio de Experimento Didático Envolvendo Preparação e Aplicação de Nanopartículas Superparamagnéticas”, por: Rodolfo A. Tasca, José R. L. de Almeida, Delmarcio G. da Silva, Fernando M. de Melo e Henrique E. Toma. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/12-EEQ-100-13.pdf> (acesso 07 set. 2018).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar sobre Nanotecnologia. incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto. Nesse sentido, explique que Nano é um prefixo de origem grega que significa “algo pequeno, reduzido ou diminuto”. O nanômetro equivale a um bilionésimo do metro, ou seja, 1x10-9 m = 0,000000001 m, e está em escala molecular. A pesquisa e o desenvolvimento de produtos nessa área está cada vez mais promissora. Entre as possíveis aplicações estão o processamento de dados dos computadores, a criação de materiais mais resistentes e mais leves, entre outros.

Material de apoio:

Quatro aplicações surpreendentes da nanotecnologia”. Por: O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/quatro-aplicacoes-surpreendentes-da-nanotecnologia-14568642> (acesso em 7 set. 2018).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO