Plano de Aula

Plano de aula: Tipos de Motores

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O motor à combustão externa consiste em um pistão que se move dentro de uma câmara conforme o vapor entra e se expande e, por pressão do gás, o pistão é movimentado. O vapor é proveniente do aquecimento da água, na região da caldeira, onde também há lenha (ou carvão) que fornece o calor necessário para a formação do vapor. A presença da fonte fria, desenvolvida por Watts, possibilitou maior rendimento desse motor. O motor de combustão externa, recebeu essa denominação pois o combustível é “queimado” ou gerado em um local diferente da câmara do pistão.

Já no motor de combustão interna, como o próprio nome diz, a combustão (a reação de queima do combustível) ocorre na câmara de combustão onde também se encontra o pistão. Uma válvula permite a entrada da mistura de ar com o combustível e, conforme o pistão sobe, essa mistura é comprimida e consequentemente explode, gerando energia que empurra o pistão, gerando trabalho e torque. Imediatamente após a explosão uma segunda válvula se abre e os produtos dessa combustão saem pelo escapamento e o pistão inicia a descida.

Materiais necessários para a aula: seringas de diâmetro distintas, e miçangas.

Atividades impressas, disponíveis neste link: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyjcEsnUftxuBKPp9kGjaGegwzWDYCRgcp65eeHEdfqdGt6GVV88fu8b3fVS/atividade-para-impressao-motores-cie7-04me04.pdf>.

Computadores para os grupos com os textos indicados no slide 8 (se não for possível, imprima os dois textos para todos os grupos da sala).

Resolução das atividades 1, 2 e 3: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PmuQaGUQgmp997u3nprpAE7j64Z3szuJFPvHKdFQnYapCYfAUuuKAeX7DEJT/resolucao-da-atividade-motores-cie7-04me04.pdf>.

Nos Materiais complementares tambem estao disponiveis gifs de máquinas térmicas

Materiais de apoio:

“Motor a Vapor “, Portal São Francisco, disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/www.portalsaofrancisco.com.br/mecanica/motor-a-vapor>, acesso 7 de Setembro de 2018.

SANTIAGO, E., “Motor a Vapor”, InfoEscola, disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/termodinamica/motor-a-vapor/amp/>. acesso 7 de Setembro de 2018.

“Motores de Combustão Externa - Histórico do Desenvolvimento - Do Aeolopolito à Máquina à Vapor de Watt”, Motores de Combustão, disponível em < http://motoresdecombustao.blogspot.com/2014/09/desenvolvimento-dos-motores-de.html>, acesso em 23 de setembro de 2018.

FOGAÇA, J. R. V., “Funcionamento do Motor de Combustão Interna”, disponível em <https://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/funcionamento-motor-combustao-interna.htm>, acesso em 7 de Setembro de 2018.

FOGAÇA, J., “Funcionamento Do Motor de Combustão”, Brasil Escola, disponível em < https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/funcionamento-motor-combustao.htm>, acesso em 7 de Setembro de 2018

LANA, C. R., “ A Química do Automóvel(1): Combustão da Gasolina e do Álcool”, UOL Educação, disponível em <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm>, acesso 8 de Setembro de 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia esse slide para a sala. Diga que nesta aula será discutida diferentes tipos de motores utilizados em meios de transportes, como trens, carros e caminhões, por exemplo. Estimule os alunos perguntando:

  • “Vocês sabem como funciona o motor de uma carro ou caminhão?”
  • “Vocês conhecem a história do desenvolvimento dos motores e dos automóveis?”

Deixe-os responderem livremente, pois o desenvolvimento aula irá contribuir para que eles cheguem às respostas desejadas.

Nas unidades CIE7_05ME e CIE7_06ME serão tratados com mais detalhes temas como a história dos combustíveis e das máquinas térmicas, a revolução industrial, novas tecnologias e novos materiais, compondo e aprofundando a temática desta aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO