Plano de Aula

Plano de aula: Tipos de Motores

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O motor à combustão externa consiste em um pistão que se move dentro de uma câmara conforme o vapor entra e se expande e, por pressão do gás, o pistão é movimentado. O vapor é proveniente do aquecimento da água, na região da caldeira, onde também há lenha (ou carvão) que fornece o calor necessário para a formação do vapor. A presença da fonte fria, desenvolvida por Watts, possibilitou maior rendimento desse motor. O motor de combustão externa, recebeu essa denominação pois o combustível é “queimado” ou gerado em um local diferente da câmara do pistão.

Já no motor de combustão interna, como o próprio nome diz, a combustão (a reação de queima do combustível) ocorre na câmara de combustão onde também se encontra o pistão. Uma válvula permite a entrada da mistura de ar com o combustível e, conforme o pistão sobe, essa mistura é comprimida e consequentemente explode, gerando energia que empurra o pistão, gerando trabalho e torque. Imediatamente após a explosão uma segunda válvula se abre e os produtos dessa combustão saem pelo escapamento e o pistão inicia a descida.

Materiais necessários para a aula: seringas de diâmetro distintas, e miçangas.

Atividades impressas, disponíveis neste link: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyjcEsnUftxuBKPp9kGjaGegwzWDYCRgcp65eeHEdfqdGt6GVV88fu8b3fVS/atividade-para-impressao-motores-cie7-04me04.pdf>.

Computadores para os grupos com os textos indicados no slide 8 (se não for possível, imprima os dois textos para todos os grupos da sala).

Resolução das atividades 1, 2 e 3: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PmuQaGUQgmp997u3nprpAE7j64Z3szuJFPvHKdFQnYapCYfAUuuKAeX7DEJT/resolucao-da-atividade-motores-cie7-04me04.pdf>.

Nos Materiais complementares tambem estao disponiveis gifs de máquinas térmicas

Materiais de apoio:

“Motor a Vapor “, Portal São Francisco, disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/www.portalsaofrancisco.com.br/mecanica/motor-a-vapor>, acesso 7 de Setembro de 2018.

SANTIAGO, E., “Motor a Vapor”, InfoEscola, disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/termodinamica/motor-a-vapor/amp/>. acesso 7 de Setembro de 2018.

“Motores de Combustão Externa - Histórico do Desenvolvimento - Do Aeolopolito à Máquina à Vapor de Watt”, Motores de Combustão, disponível em < http://motoresdecombustao.blogspot.com/2014/09/desenvolvimento-dos-motores-de.html>, acesso em 23 de setembro de 2018.

FOGAÇA, J. R. V., “Funcionamento do Motor de Combustão Interna”, disponível em <https://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/funcionamento-motor-combustao-interna.htm>, acesso em 7 de Setembro de 2018.

FOGAÇA, J., “Funcionamento Do Motor de Combustão”, Brasil Escola, disponível em < https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/funcionamento-motor-combustao.htm>, acesso em 7 de Setembro de 2018

LANA, C. R., “ A Química do Automóvel(1): Combustão da Gasolina e do Álcool”, UOL Educação, disponível em <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm>, acesso 8 de Setembro de 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia esse slide para a sala. Diga que nesta aula será discutida diferentes tipos de motores utilizados em meios de transportes, como trens, carros e caminhões, por exemplo. Estimule os alunos perguntando:

  • “Vocês sabem como funciona o motor de uma carro ou caminhão?”
  • “Vocês conhecem a história do desenvolvimento dos motores e dos automóveis?”

Deixe-os responderem livremente, pois o desenvolvimento aula irá contribuir para que eles cheguem às respostas desejadas.

Nas unidades CIE7_05ME e CIE7_06ME serão tratados com mais detalhes temas como a história dos combustíveis e das máquinas térmicas, a revolução industrial, novas tecnologias e novos materiais, compondo e aprofundando a temática desta aula.