Plano de aula: Poemas: rimas e aliterações

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer a linguagem poética, compreendendo a função das rimas e aliterações na sonoridade do poema.

Materiais necessários: Para esta aula será necessário solicitar aos alunos que pesquisem e tragam poemas variados. Antes da aula, selecione quatro poemas que sejam adequados à idade e ao contexto da aula. Atenção: é necessário que selecione poemas que utilizem recursos linguísticos como rimas (palavras terminadas com sons iguais ou parecidos), aliterações (repetição de fonemas idênticos ou parecidos) ou assonância (recurso sonoro que consiste em repetir sons vocálicos).

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá encontrar dificuldade em compreender o conceito e função da aliteração no ritmo do poema.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, A. E. L. A poesia na escola; leitura e análise de poesias para crianças. São Paulo: Cortez, 2002 (Aprender e Ensinar com textos, 10)

MOISÉS, C. F. Poeta aprendiz. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Lazuli, 2005 (Lazuli Infantil).

SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor- 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. P. 125 - 127. Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=661&arq=S . Acesso em 28/07/2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula.