Atividade ou texto para impressão - Poemas
Plano de Aula
Plano de aula: Rimas e aliterações
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer a linguagem poética, compreendendo a função das rimas e aliterações na sonoridade do poema.
Materiais necessários: Aparelho de som ou projetor, folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá apresentar dificuldade no reconhecimento das aliterações e sua função na sonoridade do poema.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, A. E. L. A poesia na escola; leitura e análise de poesias para crianças. São Paulo: Cortez, 2002 (Aprender e Ensinar com textos, 10)
MOISÉS, C. F. Poeta aprendiz. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Lazuli, 2005 (Lazuli Infantil).
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor- 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. P. 125 - 127. Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=661&arq=S . Acesso em 28/07/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com alguns questionamentos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero poema e canções. Sugestões: “Na sua opinião, o que é uma canção? Você acha que há diferença entre poema e canção? Todo poema pode ser uma canção? Será que toda canção é um poema?”
- Explique que, na aula de hoje, iremos trabalhar com a sonoridade e o ritmo dos poemas e canções.