Plano de Aula

Plano de aula: Rimas e aliterações

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer a linguagem poética, compreendendo a função das rimas e aliterações na sonoridade do poema.

Materiais necessários: Aparelho de som ou projetor, folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá apresentar dificuldade no reconhecimento das aliterações e sua função na sonoridade do poema.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, A. E. L. A poesia na escola; leitura e análise de poesias para crianças. São Paulo: Cortez, 2002 (Aprender e Ensinar com textos, 10)

MOISÉS, C. F. Poeta aprendiz. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Lazuli, 2005 (Lazuli Infantil).

SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor- 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. P. 125 - 127. Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=661&arq=S . Acesso em 28/07/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com alguns questionamentos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero poema e canções. Sugestões: “Na sua opinião, o que é uma canção? Você acha que há diferença entre poema e canção? Todo poema pode ser uma canção? Será que toda canção é um poema?”
  • Explique que, na aula de hoje, iremos trabalhar com a sonoridade e o ritmo dos poemas e canções.