Plano de Aula

Plano de aula: Proparoxítonas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Lista de palavras do supermercado, pedaços de papel, lápis, borracha, quadro, pincel, lista de palavras, jogo da velha das proparoxítonas, folhas de papel.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades com a pronúncia e a identificação de algumas palavras proparoxítonas menos usuais. Por isso, o professor deve ficar atento aos questionamentos sobre a oralização da palavra, observando a prosódia.

Referências sobre o assunto: AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.