Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.
Materiais necessários: Trecho impresso da notícia "Perigo nos jardins", notícia "Planeta Vermelho" impressa, lápis, borracha, quadro, pincel, venda, caderno.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a identificação e a inserção das aspas em discurso citado.
Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.
PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula entregando para os alunos o trecho impresso da notícia abaixo:
- Guten News: Perigo nos jardins, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/893/perigo-nos-jardins. Acesso em 09 de outubro de 2018. Caso julgue necessário, o trecho da notícia está disponível em material complementar.
- Em seguida, peça que os alunos leiam o trecho da notícia individualmente.
- Após a leitura, pergunte para os alunos:
- O que o trecho da notícia aborda?
- O que marca, neste trecho, a fala de um especialista no assunto?
- Há algum verbo, no trecho da notícia, que indica a fala de um especialista?
Materiais complementares: O trecho da notícia "Perigo nos jardins" está disponível neste link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno a notícia impressa a seguir, adaptada para fins didáticos:
- Guten News: Planeta Vermelho, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/933/planeta-vermelho. Acesso em 09 de outubro de 2018.
- Explique para os grupos que eles devem desvendar um segredo presente na notícia: qual trecho da notícia está sem aspas em discurso citado? Fale para os alunos que as aspas foram retiradas da notícia e que eles deverão ler o texto, individualmente, para tentar descobrir onde elas deverão ser inseridas. Sinalize, junto aos alunos, que eles deverão observar o discurso citado. Lembre aos grupos que eles terão 15 minutos para a leitura e para a inserção das aspas na notícia.
- Com o término do tempo, peça que os grupos, por vez, indiquem em qual trecho da notícia as aspas estão ausentes e o porquê devem ser usadas neste trecho. Caso julgue necessário, a resolução da atividade está disponível, também, em material complementar.
- Após esse momento, pergunte para os alunos:
- Qual é o assunto da notícia?
- Como foi possível perceber a necessidade de uso das aspas em discurso citado na notícia?
- Há verbos, na notícia, que apresentam falas de algum especialista no assunto? Estes verbos aparecem antes ou depois da fala do especialista?
- Qual a função das aspas, principalmente, em textos de divulgação científica como a notícia?
- Ao final, convide quatro alunos, um de cada grupo, para criarem uma lista com palavras-chave relacionadas à utilização das aspas em discurso citado. Peça que os grupos reúnam-se, rapidamente, e escolham palavras que sinalizam este uso. Em seguida, os alunos escreverão, um de cada vez, as palavras escolhidas pelos grupos no quadro. Dê um exemplo, se preciso, para nortear os alunos.
- Caso julgue necessário, considere as palavras a seguir, que podem ser escritas pelos alunos na lista: Especialistas - verbo de apresentação da fala - posição do verbo - discurso citado - notícias - textos de divulgação científica - verbos no passado.
Materiais complementares: O texto da notícia "Planeta Vermelho", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos, divididos em grupos, farão a leitura individual da notícia "Planeta Vermelho" (Guten News: Planeta Vermelho, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/933/planeta-vermelho. Acesso em 09 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos discutirão o conteúdo do texto e deverão identificar em qual trecho da notícia as aspas em discurso citado, que foram omitidas, devem ser utilizadas.
Materiais complementares: O texto da notícia "Planeta Vermelho", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos, divididos em grupos, farão a leitura individual da notícia "Planeta Vermelho" (Guten News: Planeta Vermelho, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/933/planeta-vermelho. Acesso em 09 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos discutirão o conteúdo do texto e deverão identificar em qual trecho da notícia as aspas em discurso citado, que foram omitidas, devem ser utilizadas.
Materiais complementares: O texto da notícia "Planeta Vermelho", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos, divididos em grupos, farão a leitura individual da notícia "Planeta Vermelho" (Guten News: Planeta Vermelho, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/933/planeta-vermelho. Acesso em 09 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos discutirão o conteúdo do texto e deverão identificar em qual trecho da notícia as aspas em discurso citado, que foram omitidas, devem ser utilizadas.
Materiais complementares: O texto da notícia "Planeta Vermelho", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos em uma grande roda e proponha uma brincadeira de "Cabra-cega" de perguntas e respostas.
- Explique que um dos alunos será colocado no meio da roda e ele estará vendado. Este aluno girará algumas vezes e deverá andar em direção aos alunos que estão na roda. O "escolhido" pelo aluno vendado responderá a uma pergunta, feita pelo professor, sobre o uso das aspas em discurso citado em notícias. E assim sucessivamente, até quatro alunos terem respondido às perguntas. As perguntas serão:
- De que forma é possível perceber a utilização das aspas em discurso citado em textos de divulgação científica, como a notícia?
- Quais verbos, por exemplo, são utilizados? Eles aparecem no passado, presente ou futuro e antes ou depois da fala de uma pessoa?
- Sem o uso das aspas, seria possível identificar o discurso da pessoa entrevistada, geralmente, um especialista no assunto?
- Diante do que aprendemos nesta aula, quais funções podem ser atribuídas às aspas em um discurso citado, por exemplo, em notícias?
- Peça que os alunos registrem, no caderno, as regularidades de utilização das aspas em discurso citado. Explique que eles farão essa atividade em casa, uma vez que o tempo da aula não será suficiente.