Plano de aula: Entre aspas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre aspas

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.

Materiais necessários: Trecho impresso da notícia "Perigo nos jardins", notícia "Planeta Vermelho" impressa, lápis, borracha, quadro, pincel, venda, caderno.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a identificação e a inserção das aspas em discurso citado.

Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.

PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.

Tema da aula

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.