Plano de aula: O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Vírgulas

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Fichas com palavras para a dinâmica do agrupamento, texto impresso O que você sabe sobre o mascote da copa da Rússia?, um caderno pequeno de anotações para ser o Diário da classe.

Dificuldades antecipadas: Inconsistência ao escolher as palavras das enumerações; pontuar as enumerações corretamente.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Texto O que você sabe sobre o mascote da copa da Rússia? Fonte: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/. Acesso em 17/08/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Verifique qual o conhecimento acerca do uso da vírgula em enumerações - estabeleça as relações necessárias a partir das respostas;
  • Qual conteúdo gramatical podemos relacionar à pausa?
  • O que se recordam sobre o uso desse sinal?