GEO5_09UND02 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Deslocamento entre cidades
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de processo de alfabetização cartográfica
Por: Cristiane Bassani
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Régua e caneta.
Material complementar:
Vídeo que mostra o deslocamento de pessoas entre cidades:
FREITAS, Stella. Hospital do Câncer de Barretos oferece tratamento de ponta 100% gratuito. 2016 (11 min 43 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_AU0HhbRWnc>. Acesso em: 02 abr 2019.
Link para os mapas:
Mapa da região de Barretos:
Mapa do estado de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEH87TE7w7qCgjxnYzRmuydSmsYbXWQR2GX7pQddCt7QUXkWKHcN95t2JBzZ/geo5-09und02-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
LEMOS, Mauro Borges et. al. A dinâmica urbana das regiões metropolitanas brasileiras. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marco_Crocco/publication/4729669_A_Dinamica_Urbana_das_Regioes_Metropolitanas_Brasileiras/links/0fcfd50b55edcd86c4000000.pdf>. Acesso em: 02 abr 2019.
Conhecimentos prévios: Escala cartográfica
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. O professor, nesse momento, insere o aluno no tema da aula, enfatizando que se abordará o deslocamento de pessoas entre diferentes cidades.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS