Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos e entrega o texto. Peça que leiam a opinião do morador da cidade de Bauru sobre as opções de lazer na cidade. Em seguida, inicia-se a discussão sobre quais são as opções de lazer em sua cidade.
Como adequar à sua realidade: O professor pode utilizar textos próprios que reflitam a precariedade de serviços na cidade onde a escola está situada.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Peça que os grupos discutam a solução e, depois, a exponham para a turma. Espera-se que surjam respostas considerando a possibilidade do morador ter que procurar os serviços faltantes em outras cidades, que o ofereçam.
Como adequar à sua realidade: O professor pode adaptar a questão relacionando-a com precariedades na oferta de serviços no próprio município onde está situado a escola.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os alunos, em grupos, saem pela escola, sob a supervisão do professor, buscando entrevistar um adulto a respeito dos serviços oferecidos em sua cidade (ou outra cidade que ele conheça), além da atitude por ele tomada, quando o serviço não é oferecido. Ao retornarem para a sala, o professor pede que cada grupo exponha o conteúdo de cada entrevista. Assim, sugere-se que o professor registre no quadro as cidades citadas pelos entrevistados e suas opções de lazer. É importante que o docente discuta as soluções apontadas pelos entrevistados para as situações em que a cidade não oferece algumas opções de lazer.
É importante que o docente discuta com a turma a necessidade de diversos serviços, que faz com que as pessoas se desloquem entre cidades, em sua busca.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: O professor entrega a representação cartográfica sobre as opções de lazer da cidade de Batatais (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf), que também se encontra no próximo slide.
Solicita, então, que os grupos circulem, na imagem recebida, as opções de lazer existentes em Batatais, que também existem na cidade de residência do aluno. Em seguida, questiona os grupos sobre as opções que existem em sua cidade, mas não existem em Batatais; é preciso auxílio do docente, pois os alunos, provavelmente, não conhecem todas as opções de lazer da cidade onde vivem.
Em seguida, questione os estudantes sobre como eles procederiam no caso de querer usufruir de opções de lazer não presentes em seu município. Nesse momento, novamente, é importante que o professor enfatize o deslocamento de pessoas entre cidades, visando à busca de opções de lazer não existentes onde residam.
Sistematização
Orientações: O professor entrega a representação cartográfica sobre as opções de lazer da cidade de Batatais (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf), que também se encontra no próximo slide.
Solicita, então, que os grupos circulem, na imagem recebida, as opções de lazer existentes em Batatais, que também existem na cidade de residência do aluno. Em seguida, questiona os grupos sobre as opções que existem em sua cidade, mas não existem em Batatais; é preciso auxílio do docente, pois os alunos, provavelmente, não conhecem todas as opções de lazer da cidade onde vivem.
Em seguida, questione os estudantes sobre como eles procederiam no caso de querer usufruir de opções de lazer não presentes em seu município. Nesse momento, novamente, é importante que o professor enfatize o deslocamento de pessoas entre cidades, visando à busca de opções de lazer não existentes onde residam.