Plano de aula: Comércio entre as cidades

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de elementos demonstrativos da vida urbana, da urbanização e da expansão urbana local.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua, lápis e mapa do plano.

Material complementar:

Mapa da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z9Q9BVuCnQtuqRef9jWjd29r3AwHcMeu5E5dT5kHHEEmqap8AynZM4dncGqv/geo5-04und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Contextos prévios: Cálculo de distância com base na escala do mapa.

Tema da aula

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é comércio?”, “Todas as cidades têm os mesmos tipos de comércios?” e “É possível que uma cidade tenha um tipo de comércio e outra outro?”. Espere por algumas respostas.

Como adequar à sua realidade: Com um mapa de sua região, destaque o comércio existente entre seu município e os vizinhos.

Para você saber mais:

Sobre fluxos e trocas comerciais entre municípios:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA