GEO5_04UND05 - Ação propositiva - Mapa
Plano de Aula
Plano de aula: Comércio entre as cidades
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de elementos demonstrativos da vida urbana, da urbanização e da expansão urbana local.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Régua, lápis e mapa do plano.
Material complementar:
Mapa da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z9Q9BVuCnQtuqRef9jWjd29r3AwHcMeu5E5dT5kHHEEmqap8AynZM4dncGqv/geo5-04und05-acao-propositiva-mapa.pdf
Contextos prévios: Cálculo de distância com base na escala do mapa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é comércio?”, “Todas as cidades têm os mesmos tipos de comércios?” e “É possível que uma cidade tenha um tipo de comércio e outra outro?”. Espere por algumas respostas.
Como adequar à sua realidade: Com um mapa de sua região, destaque o comércio existente entre seu município e os vizinhos.
Para você saber mais:
Sobre fluxos e trocas comerciais entre municípios:
https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/redes_fluxos/gestao_do_territorio_2014/base.shtm
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS