Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.
Valores trabalhados
Respeito ao ambiente e à própria coletividade, e desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou pela página virtual da turma, um dia antes da aula, o vídeo:
- Interior de SP, o gigante do comércio brasileiro - São José do Rio Preto - disponível aqui.
Em seguida, de maneira sincrônica, apresente o tema e o dialogue com os alunos sobre quais atividades são destacadas no vídeo: comércio, indústria ou agricultura? Peça para comentarem sobre como é o comércio no município de residência deles e como podemos definir o comércio.
Contextualização
Leia o texto do slide original.
Acrescente à discussão a reflexão sobre como está o comércio durante a quarentena no município de residência dos alunos.
É possível que eles tenham parentes que são funcionários do comércio. Pergunte como estão neste momento.
Compartilhe com os alunos a seguinte reportagem:
- Veja como será a reabertura gradual do comércio, lazer e esportes no Rio - disponível aqui.
Problematização
Em uma aula virtual, coloque à turma a problematização prevista no plano original e dialogue com os alunos.
Converse sobre como estão adquirindo mercadorias neste momento e como as compras pela internet têm se tornado uma boa opção. Entretanto, as pessoas mais idosas ou que não têm habilidades com a internet precisam de ajuda neste caso.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor explica a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. No encontro virtual, o professor deve realizar toda a atividade proposta do plano original.
Em seguida, deve propor que acessem o Google Maps de maneira assincrônica, e pedir que criem uma situação parecida com a apresentada pelo professor. Sugira que os alunos realizem a atividade com ajuda de um familiar.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma, em encontro virtual, as situações criadas pelos alunos e os deslocamentos realizados.
Convite às famílias
Acessem e leiam juntos:
- Comércio - disponível aqui.
Acessem e assistam juntos:
- Podcast do Comércio: retomada do comércio - disponível aqui.