GEO5_09UND1 - Contextualização - Notícia
Plano de Aula
Plano de aula: Percebendo distâncias na cidade: conexões e interações
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de processo de alfabetização cartográfica
Por: Cristiane Bassani
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Régua de 15cm ou 30cm.
Material complementar:
Mapa da região metropolitana de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf
Cópia de notícia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9r6Jnas7hyqhwWKB3EvTfS6MrvxTEztZW5adEjrtekd4eKdMUn5QfTXKcvU/geo5-09und1-contextualizacao-noticia.pdf
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/brasil/onde-vive-quem-mais-demora-para-chegar-ao-trabalho-no-brasil/ - texto que aborda a questão das cidades-dormitório no Brasil.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400006 - Artigo discutindo o movimento pendular na cidade de São Paulo.
Conhecimentos prévios: Escala cartográfica
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS