Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou escreva a pergunta no quadro.
Espera-se, inicialmente, respostas que envolvam questões relativas ao trânsito, muito comum nas grandes cidades. Nesse momento, o professor deve retomar a manchete do slide anterior e reforçar o texto do lide, que informa que muitas dessas pessoas não moram em grandes cidades.
Continuando o levantamento das respostas dos alunos, a expectativa de resposta, nessa etapa, envolverá a questão da distância entre a residência e o trabalho, que muitas vezes é elevada. O próximo passo será comparar as distâncias entre localidades, dentro da cidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Baseado nas ideias anteriores dos estudantes, acerca da distância entre a residência e o trabalho, o professor projeta ou distribui, de maneira impressa, o mapa do município de São Paulo para os alunos. Solicita, então, que os alunos, em grupos, discutam os seguintes aspectos (que podem ser projetados ou escritos no quadro):
- qual região está sendo representada no mapa?
Resposta: Região Metropolitana de São Paulo.
- quais informações o mapa traz?
Resposta: os municípios da região metropolitana de São Paulo.
c) Qual a distância que um morador da cidade de Salesópolis percorreria (ida e volta) , trabalhando no centro de São Paulo?
Resposta: Utilizando o mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf), onde a escala é representada no canto inferior esquerdo, solicite aos grupos que, com uma régua, meçam a distância aproximada entre a cidade citada e o centro de São Paulo. Tal medição resulta em 10 cm, o que representa 100 km, na realidade. Ou seja, ele percorre 200km, considerando a ida e volta.
Importante: O mapa possui escala 4cm:40km. É importante que ele seja impresso em papel A4 e tamanho 100%, para que a escala gráfica se mantenha.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações:
Procure dividir a turma em grupos para a realização da atividade, que será norteada pela pergunta: Qual a distância encontrada entre os municípios que seu grupo mediu?
Peça que cada grupo mensure a distância entre municípios diferentes em relação ao centro do município de São Paulo (aproximadamente, representado pelo número 1). Dessa forma, um grupo pode observar a distância entre Guarulhos e São Paulo, outro grupo entre Santa Isabel e São Paulo e, assim, sucessivamente. É importante que o professor peça aos grupos para socializarem suas respostas com a turma, a fim de que os alunos percebam a diferença entre as distâncias encontradas.
É importante que o professor discuta com os estudantes sobre as distâncias encontradas, solicitando que sejam comparadas, com o intuito de observarem que existem trajetos maiores e menores para os deslocamentos até o trabalho. Também é importante que o professor discuta com os alunos acerca da necessidade desse transporte, haja vista que a maior quantidade de vagas ofertadas concentra-se longe da periferia da cidade.
Como adequar à sua realidade: O professor pode utilizar mapas de seu próprio município.