Plano de Aula

Plano de aula: Cidade ou Município?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção inicial do conceito de município e escala municipal.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03 - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens do Google Maps ou mapas impressos do município de São Paulo e/ou do seu próprio município;
  • Tabela para impressão (ação propositiva) diferenciação entre cidade e município;
  • Imagem da cidade de São Paulo ou do seu próprio município.

Material complementar:

Mapa do município de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FuXRp9wnQ4YMYJ3kBnC6nytW4zFxubDQYchRsjNkxzpgVMR2m4wnvcebZ7UG/ge04-03und01-contextualizacao-mapa-do-municipio-de-sao-paulo.pdf

Mapa da cidade de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjkkCJnVV34pvh3ppkxpahAKwjgaYxNvZBfcKZXwxMdvwf27ShDuJucaYJJf/ge04-03und01-contextualizacao-mapa-da-cidade-de-sao-paulo.pdf

Imagem da cidade de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uNFACnR7xdwxsn2HWQTjmRJc66Hz2Z5vSHxDbWxyPJSBdZxC9yXpchDBxaD3/ge04-03und01-sistematizacao-imagem-da-cidade-de-sao-paulo.pdf

Tabela para possível impressão da atividade sugerida para a ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2KSHPJ2TBvVvuuc3huxQgerNRt9GCNHQ9ZMCAnn6WGuQrmz7QnQspsTX6vB9/ge04-03und01-acao-propositiva-municipio-e-cidade.pdf

Link para os mapas:

Município de São Paulo:

Fonte da Imagem: Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Paulo,+SP/@-23.6824124,-47.1557106,9z/data=!4m5!3m4!1s0x94ce448183a461d1:0x9ba94b08ff335bae!8m2!3d-23.5505199!4d-46.6333094 Acesso em 02/11/2018.

O link acima remete à imagem do Google Maps referente ao município de São Paulo. Traz as delimitações (em vermelho) da área do município de São Paulo (slide 3). Contudo há um quadro menor no canto esquerdo do mapa que, ao clicar nele, aparece o mesmo município de São Paulo (slide 4), mas numa perspectiva (via satélite) na qual é possível observar mais nitidamente a “Cidade de São Paulo”, em virtude do destaque da “mancha urbana”, resultante da ocupação humana e urbanização.

Imagem de São Paulo:

Fonte da Imagem: Google Maps. Disponível em: https://servicodados.ibge.gov.br/api/v1/resize/image?maxwidth=600&maxheight=600&caminho=biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/sp47209.jpg Acesso em 02/11/2018.

Para você saber mais:

Para esta aula você pode consultar diferentes fontes sobre o assunto Município X Cidade. Como sugestão acesse o site Escola Kids - Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-cidade-e-municipio.htm acesso em 02/11/2018, para melhores informações sobre esse assunto, de modo a ampliar o repertório de seus estudantes.

Você também pode consultar o livro: O que é Cidade (ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. Coleção Primeiros Passos; 203) ou ler a resenha elaborada por Odicleide Coutinho do Nascimento, publicada pela Revista InterEspaço - Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, Grajaú/MA v. 2, n. 7 p. 262-267 set./dez. 2016. Disponível no link: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/download/7376/4530.

Outro site interessante que faz a distinção entre município e cidade é o Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/qual-diferenca-entre-cidade-municipio.htm Acesso em 11/12/2018.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Cidade ou município: Quais as diferenças?

Brevemente você poderá, diagnosticar se os estudantes sabem ou não que há diferenças entre a cidade e o município.

Verifique se os estudantes possuem a compreensão de que município envolve toda a demarcação espacial, o contorno da área (limites territoriais) e o próprio desenho do espaço territorial de um município. A cidade, por sua vez, está dentro do município é possível observar a área de maior concentração populacional, urbanização, maior industrialização, centros comerciais e culturais.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados