Plano de Aula

Plano de aula: Caça ao tesouro com direções cardeais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Caso a caça ao tesouro seja realizada fora da escola, entretanto, serão necessárias pelo menos duas aulas. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Como adequar à sua realidade: Na Ação Propositiva, é sugerida uma Caça ao Tesouro em algum espaço da escola, como um pátio ou até mesmo corredores. A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula, ou até mesmo duas aulas, e explore um outro espaço com os estudantes. A ação propositiva também sugere um trabalho com bússolas. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para saber mais", você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.

Materiais necessários: dispositivo para exibir vídeo, post-its (ou pequenos papéis e fita adesiva), bússolas, pranchetas ou outro apoio para os papéis (duas por grupo)

Material complementar:

Problematização - Rotina de pensamento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32qmt5DmnDBS2NyA4cRZmN8WCHCpHhZHTUpCBE8pUGXdHE7uXJFebaEKTHgj/geo4-09und05-problematizacao-rotina-de-pensamento.pdf

Ação propositiva - Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf

Sistematização - Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam utilizar bússolas e conheçam as direções cardeais.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro na escola (ou em outro ambiente, se for o caso), inspirada por um esporte que se chama corrida de orientação.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS