GEO4_09UND05 - Ação propositiva - Folha de registro das pistas
Plano de Aula
Plano de aula: Caça ao tesouro com direções cardeais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Caso a caça ao tesouro seja realizada fora da escola, entretanto, serão necessárias pelo menos duas aulas. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Como adequar à sua realidade: Na Ação Propositiva, é sugerida uma Caça ao Tesouro em algum espaço da escola, como um pátio ou até mesmo corredores. A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula, ou até mesmo duas aulas, e explore um outro espaço com os estudantes. A ação propositiva também sugere um trabalho com bússolas. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para saber mais", você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.
Materiais necessários: dispositivo para exibir vídeo, post-its (ou pequenos papéis e fita adesiva), bússolas, pranchetas ou outro apoio para os papéis (duas por grupo)
Material complementar:
Problematização - Rotina de pensamento:
Ação propositiva - Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf
Sistematização - Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
- Os pontos cardeais e suas subdivisões, de FREITAS, Eduardo de. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm (Acesso em 11/01/2019)
- Rotina de pensamento "Compass Points" (Direções da Bússola): http://www.visiblethinkingpz.org/VisibleThinking_html_files/03_ThinkingRoutines/03c_Core_routines/CompassPoints/CompassPoints_Routine.html (em inglês. Acesso em 15/01/2019). Tradução da autora disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32qmt5DmnDBS2NyA4cRZmN8WCHCpHhZHTUpCBE8pUGXdHE7uXJFebaEKTHgj/geo4-09und05-problematizacao-rotina-de-pensamento.pdf
- Como orientar-se com um mapa e uma bússola: https://www.youtube.com/watch?v=MNhu46DLoC4 (Acesso em 19/01/2019)
- Duas formas de construir uma bússola caseira:
- Como fazer uma bússola. https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-B%C3%BAssola (Acesso em 18/01/2019)
- Construa sua própria bússola. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em http://chc.org.br/acervo/construa-sua-propria-bussola/ (Acesso em 18/01/2019)
Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam utilizar bússolas e conheçam as direções cardeais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro na escola (ou em outro ambiente, se for o caso), inspirada por um esporte que se chama corrida de orientação.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS