Plano de aula: Caça ao tesouro com direções cardeais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Caso a caça ao tesouro seja realizada fora da escola, entretanto, serão necessárias pelo menos duas aulas. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Como adequar à sua realidade: Na Ação Propositiva, é sugerida uma Caça ao Tesouro em algum espaço da escola, como um pátio ou até mesmo corredores. A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula, ou até mesmo duas aulas, e explore um outro espaço com os estudantes. A ação propositiva também sugere um trabalho com bússolas. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para saber mais", você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.

Materiais necessários: dispositivo para exibir vídeo, post-its (ou pequenos papéis e fita adesiva), bússolas, pranchetas ou outro apoio para os papéis (duas por grupo)

Material complementar:

Problematização - Rotina de pensamento:

Ação propositiva - Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf

Sistematização - Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam utilizar bússolas e conheçam as direções cardeais.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro na escola (ou em outro ambiente, se for o caso), inspirada por um esporte que se chama corrida de orientação.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA