Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_08NUM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google Formulário
Jogo online: Jogo da adição
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano é atividade principal, entretanto vale a pena compartilhar com os alunos a atividade de aquecimento. Compartilhe a situação problema do aquecimento com os alunos previamente através de um formulário do Google. Dessa forma, você pode fazer um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto. Os formulários geram uma planilha que poderá analisar se os alunos têm condições de embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolver problemas de adição com o significado de juntar. Para iniciar a atividade, você pode solicitar uma pesquisa sobre o que é vacinação e a sua importância. Depois, disponibilize a tabela da situação problema através do slide, se estiver em uma videoconferência ou pelo print ou arquivo da atividade, se estiver por WhatsApp ou similar. Envie as orientações por texto ou áudio. Você pode estimular a resolução através de questionamentos:
- Quais dados aparecem na tabela?
- O que indica cada uma das colunas?
- Como podemos proceder para saber quantas vacinas foram ofertadas?
- Poderíamos utilizar alguma operação para resolver essa situação?
- Existe somente uma maneira para resolvermos essa situação?
Os alunos deverão copiar e resolver a situação problema como julgam que deve ser resolvida utilizando textos, cálculos ou desenhos. Devem resolvê-la primeiramente de forma individual, depois podem fotografar suas atividades para enviá-las no momento da discussão das soluções.
Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções através de texto ou áudio. Enquanto um aluno apresenta, os outros podem comentar, complementar, concordar ou discordar da solução dos colegas. Incentive os comentários respeitosos entre os colegas. Depois, compartilhe os slides de 6 a 9 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada uma das personagens.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma a resolução de problemas envolvendo a adição. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através do compartilhamento de estratégias de resolução de problemas. Os alunos podem mostrar a situação problema para diferentes membros da família e perguntar a cada um com resolveria. Podem anotar ou gravar o que os familiares disseram, isso lhes dará um repertório de estratégias que poderão ser utilizadas quando precisarem.