Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos necessários
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão.
Recursos opcionais
- Ábaco virtual (disponível aqui);
- Ábaco;
- Ábaco de macarrão (disponível aqui);
- Ábaco caseiro (disponível aqui);
- Jogo Pin Cracker (disponível aqui);
- Botões coloridos ou tampinhas de refrigerantes coloridas;
- Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos devem efetuar a leitura da situação problema. Caso esteja em um momento de aula síncrona (no Zoom ou Google Meet), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema, compartilhem hipóteses e conclusões durante a conversa.
Se não for possível realizar um momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Ressaltamos que, nesse período, devido ao isolamento social de muitos lugares no Brasil, essa seria a última das opções.
Essa atividade principal é bastante aberta e segue uma condição: os alunos devem escrever números utilizando quatro algarismos e por extenso. Eles podem ter os algarismos de 0 a 9 recortados em papel para montarem os números, ou o ábaco, para que possam visualizar o que estão criando.
Dessa forma, os alunos podem criar vários números diferentes, o que irá enriquecer bastante a discussão das soluções. Peça para compartilharem a atividade que realizaram por meio de fotografias, já que deverão criar o número e escrevê-lo por extenso.
Discussão das soluções
Na discussão dos resultados, você pode deixar que os alunos discutam e compartilhem entre eles os números que criaram. Caso seja possível, forme grupos de WhatsApp de 4 ou 5 alunos para que discutam as regularidades, diferenças e semelhanças entre os números criados.
Depois, eles podem compartilhar o que descobriram com todo o grupo através de áudios ou textos. Se estiver usando a ferramenta Zoom, ela permite que os alunos sejam divididos em grupos. Não se esqueça de direcionar bem a discussão e controlar o tempo. Além disso, passe por todos os grupos para sanar dificuldades que possam surgir e verificar se os alunos estão em uma trabalho produtivo. Outra sugestão é disponibilizar um documento coletivo com uma tabela com os nomes dos alunos, para que cada um escreva o número que criou.
Você pode disponibilizar o arquivo, para que todos observem e comparem os números criados, anotar as conclusões do grupo e postá-las no ambiente de comunicação e interação para que todos tenham como registro.
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo ou áudio, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, discutiram e conversaram, eles construíram uma aprendizagem que foi significativa.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se que assim como na atividade principal os alunos devem levantar hipóteses e chegar às próprias conclusões, para depois compartilhar com você e com os colegas. Se possível, peça para usarem o ábaco virtual ou as tampinhas para resolvê-la.
Convite às famílias
Nesta atividade, as famílias podem participar sendo desafiadas pelos alunos a criarem números diferentes utilizando quatro algarismos. Eles podem utilizar a comparação entre os números criados. Se for possível, também podem representar esses números no ábaco virtual ou caseiro, ou mesmo usando botões ou tampinhas. Ressaltamos que a colaboração e o engajamento da família pode não ocorrer por diferentes motivos. O Jogo Pin Cracker para adivinhar a senha do cofre com 4 dígitos pode ser interessante para jogar e envolver a família.