Plano de Aula

Plano de aula: Sílabas: a importância das vogais

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Como se formam as sílabas?

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Para fazer o sussurrofone (mencionado como sugestão no slide 4) corte em três partes o tubo de PCV (com 10 cm de comprimento cada parte), encaixe um cotovelo em cada extremidade e, se desejar, enfeite com adesivos coloridos.
  • Recorte com antecedência as cartelas, as pedras e as letras para o bingo, disponíveis no link do slide 5.
  • Faça cópias dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Projetor de slides, 30 cm de tubo de PVC, seis cotovelos, giz colorido ou pincel atômico, cópias de Material impresso.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudá-los, sugira leitura compartilhada e ou colaborativa.

b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas/grupos de saberes heterogêneos.

c) Para que os alunos identifiquem e cheguem à conclusão de que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.

d) Caso os alunos não identifiquem o que foi proposto na atividade, utilize recursos como giz colorido ou pincel atômico de cores diferentes para grifar/ circular sílabas, possibilitando uma melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 20 de agosto de 2018.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 19 de agosto de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de agosto de 2018.

Sobre o sussurrofone consulte:

CANGURU, Criando filhos melhores para mundo em BH. Professora Municipal em BH cria engenhoca que revoluciona leitura na aula. Disponível em: https://www.canguruonline.com.br/belo-horizonte/noticia/educacao/professora-municipal-de-bh-cria-engenhoca-que-revoluciona-leitura-na-aula . Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 09h16min.

CANGURU, TV. Uso de sussurrofone traz resultados positivos em sala de aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90PDWK9uu00. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 13h09min.

CORUJA, Professora. Como fazer um sussurrofone. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I_iD0IV5EVU. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 15h30min.

Para entender como os jogos ajudam no desenvolvimento da consciências fonológica e na formação de sílabas:

LETRAMENTO, Plataforma do. Jogos fonológicos e de escrita (vídeo 4). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 30 de agosto de 2018, às 20h56min.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

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