Plano de Aula

Plano de aula: Características do Urutau - Adjetivos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjetivo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Artigo de curiosidade (Ciência Hoje: link), fita adesiva, canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite, computador, datashow, internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos sobre o tema da aula: Quem é o Urutau? Já ouviram falar nele? O que vocês acham que ele é?

Possivelmente os alunos dirão que não conhecem essa palavra e levantarão hipóteses do que pode ser: um animal, um personagem, uma pessoa, entre outras possibilidades. O importante é que eles ainda não saibam com certeza o que é o Urutau para que possam realizar as propostas da aula.