Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Características do Urutau - Adjetivos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjetivo
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivos com acesso à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Sites de pesquisa. - Materiais diversos:
canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Morfologia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os adjetivos em textos, reconhecendo sua função de caracterizar substantivos
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Bibliografia
- SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/recuperacao-lingua-portuguesa-aprender-os-padroes-da-linguagem-escrita-de-modo-reflexivo-unidade-iv-versao-do-professor/. Acesso em 27 de janeiro de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Entregue aos alunos uma cópia do texto “Bom no disfarce e na cantoria” (disponível aqui) e proponha a leitura conjunta em voz alta.

Em seguida, proponha alguns questionamentos à turma.
- Após a leitura do texto conseguimos dizer o que é um Urutau? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa).
- Que elementos do texto nos trazem essa informação? (Provavelmente os alunos dirão que na primeira frase do texto encontramos a resposta “O urutau é uma ave grande…”).
- Se convidassem vocês a desenhar um Urutau, vocês conseguiriam? O texto nos ajuda a entender como ele é? (Provavelmente os alunos dirão que conseguiriam visto que o texto nos apresenta características desta ave).
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA