Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Você sabe fazer listas?
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa Estatística
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kelly Cristina Moreira
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.
Conceito-chave
Introdução à pesquisa
Lista de conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Recursos necessários
- Atividades impressas para o aluno;
- quadro;
- giz branco e colorido;
- projetor multimídia;
- notebook.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia, escreva no quadro ou projete o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa? Já participaram de uma?
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete o slide e discuta com a turma sobre o que é uma pesquisa, avaliando as compreensões das crianças acerca das formas que possibilitam saber a opinião das pessoas sobre um determinado assunto. Faça anotações das respostas dos alunos. Posteriormente, estes dados podem ser resgatados nas discussões de soluções das atividades posteriores.
Propósito: Discutir sobre o que é uma pesquisa e sobre possíveis formas de fazê-la
Discuta com a turma:
- Felipe gostaria de saber os times dos colegas da sala, que outros assuntos podem ser descobertos numa pesquisa?
- De que forma Felipe pode realizar a pesquisa com seus colegas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientação: Leia a situação para a turma, pergunte se todos a entenderam e organize a sala em duplas e peça que discutam sobre o problema, elaborando estratégias de resolução. Deixe que algumas duplas expliquem o problema com suas próprias palavras, de modo que seja possível discutir quaisquer interpretações discrepantes.
A partir desse primeiro enunciado, você pode utilizar dados de sua própria sala, fazendo uma lista e anotando os tipos de cabelos que cada aluno julga possuir. É importante que essa informação seja auto declarada e que todos os tipos de cabelos sejam valorizados. Outra opção é usar a lista pronta que aparece nos slides 5 e 6 e no material para impressão.
Caso os alunos não consigam iniciar o problema ou não entendam o que significa organizar os dados, você pode apresentar os exemplos do slide 7 que serão retomados na discussão das soluções. Se tiver dúvidas sobre como abordar os alunos, acesse o Guia de Intervenção ou a Resolução da atividade.
Propósito: Observar a organização de dados de uma pesquisa em lista
Discuta com a turma:
- Como você acha que Fernanda organizou sua lista?
- E se a pesquisa fosse aqui na sala, como ficaria esta lista?
- Na sua sala teria mais que tipo de cabelo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Coloque a lista proposta no quadro e peça para que duas crianças destaquem meninas com cabelos cacheados e meninos com cabelos lisos.
Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- Você escolheria outra maneira, além de colorir, para destacar as crianças com cabelos cacheados e lisos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Apresente a listagem inicial com os nomes dos alunos e os tipos de cabelos e complete coletivamente o quadro com a ajuda das crianças. Em seguida faça as contagens.
Propósito: Organização de listas por atributo
Discuta com a turma:
- Tem mais crianças com qual tipo de cabelo?
- Como vocês acharam mais fácil visualizar os dados: na listagem com o nome da criança e seu cabelo ou na listagem feita na tabela? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Antes de apresentar este slide, peça para que as duplas realizem as contagens. E discuta sobre em qual das representações se torna mais fácil localizar as informações solicitadas.
Propósito: Discutir os resultados e soluções
Discuta com a turma:
- Na sua contagem estes foram os resultados?
- Em qual representação ficou mais fácil encontrar as respostas? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Destaque quais foram os questionamentos feitos. O que Fernanda fez para esclarecer sua dúvida?
Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.
Propósito: Sintetizar os conceitos desenvolvidos na aula
Discuta com a turma:
- Para que serve uma lista em uma pesquisa? Ela facilita a localização de informação?
- Se não fosse feita a lista e tivéssemos que lembrar dos resultados de todo mundo, seria fácil responder as indagações Fernanda?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre a utilização de listas para organização de dados.
Discuta com a turma:
- Todos conseguiram compreender qual o objetivo ou o porquê de fazermos uma pesquisa?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Distribua o Raio X Impresso. Leia o enunciado com a turma e escreva no quadro três animais preferidos pelas crianças. Peça para que elas escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. Faça alguns combinados como, por exemplo, escolher apenas UM animal de estimação favorito. Como sugestão, as crianças podem verificar que animal de estimação é o preferido entre as meninas e entre os meninos. Consulte a Resolução do Raio X, Atividades Complementares e suas Resoluções.
Propósito: Realizar coleta de dados. Organizar e representar os dados em listas.
Discuta com a turma:
- Qual o animal de estimação preferido pelas meninas? E pelos meninos?
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_24PES01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Google Documentos, Google Apresentações, Google Planilhas, YouTube, Google Formulários, e-mail.
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
O professor pode fazer uso de boas perguntas para incentivar os alunos a pensarem sobre o tema. Isso pode ser feito em atividade impressa ou de maneira síncrona usando o Google Meet, propondo aos alunos que discutam entre eles o que é importante em uma pesquisa. A síntese das respostas pode ser disponibilizada para eles em forma de vídeo via YouTube, com o professor comentando e listando o que a turma disse em videoconferência ou gerando uma síntese de texto a ser enviada de maneira impressa para os alunos, caso eles não tenham acesso à internet.
Atividade principal
A atividade pode ser proposta em folha impressa, contendo a lista dos alunos com os respectivos tipos de cabelo, ou ainda disponibilizados em um arquivo via Google Documentos para que os alunos conheçam a lista completa.
A indicação de resolução proposta para Fernanda (tanto o destaque do nome quanto a criação da lista) podem ser feitos no próprio Google Documentos.
No caso de uso dos recursos digitais, o professor pode ainda propor aos alunos o uso do Google Planilhas, caso eles tenham acesso e conhecimento da ferramenta, para organizarem suas tabelas da maneira que preferirem (o que pode ser feito também via Google Documentos).
Discussão das soluções
O professor pode selecionar entre as resoluções, digitais ou físicas, as que ele identificou como sendo mais importantes para o desenvolvimento da habilidade em questão. Caso tenha alguma resolução que o professor considere crucial, mas que não foi produzida pela turma, é possível incluí-la para que a discussão sobre as resoluções possa acontecer. Destaque boas perguntas sobre as resoluções, comparando-as e solicitando explicações por parte dos alunos. Eles podem dar a devolutiva usando as folhas da atividade ou criando um arquivo via Google Documentos (no caso do uso de recurso digital, o professor pode apresentar as resoluções para discussão usando o Google Apresentações).
Sistematização
Grave um breve vídeo via YouTube para que os alunos consigam refletir sobre os conceitos estudados nesta aula. Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode apresentar essa sistematização em folha impressa, junto com as solicitações da próxima etapa (Encerramento).
Encerramento
Proponha à turma que redija uma carta a um colega, como se ele tivesse chegado à escola após o desenvolvimento desta aula, pedindo que os alunos expliquem detalhadamente o que aprenderam, para que o suposto colega possa aprender com eles também. Essa carta pode ser física ou um e-mail.
Raio X
Peça aos alunos para criarem uma pesquisa com os integrantes de sua família que eles conseguirem contato, seja em casa ou por telefone/mensagens, sobre o animal preferido deles. Proponha um registro escrito ou usando recursos digitais (Google Documentos ou Google Planilhas) para envio ao professor. Complemente a atividade solicitando que os próprios alunos respondam qual o animal preferido deles (via papel ou via Google Formulários).
Ao final, você pode socializar com a turma o resultado da pesquisa obtido a partir das respostas dadas.
Convite às famílias
Convide a família a trabalhar junto com o aluno na produção da carta proposta na etapa de Encerramento. Além disso, o apoio e o auxílio na etapa de Raio-X para elaboração da pesquisa sobre o animal preferido será de grande importância.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kelly Cristina Moreira
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em listas.
Conceito-chave
Introdução à pesquisa
Lista de conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Recursos necessários
- Atividades impressas para o aluno;
- quadro;
- giz branco e colorido;
- projetor multimídia;
- notebook.