Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa Estatística
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kelly Cristina Moreira
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Lista de conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Habilidade da BNCC
EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Conceito-chave
Etapas da pesquisa.
Recursos necessários
Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Aula
Resumo da aula
Resumo da aulaORIENTAÇÕES:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa?
- Já participaram de uma?
- Como uma pesquisa começa?
- Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
- Como podemos fazer estas perguntas?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA