Plano de Aula

Plano de aula: RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa Estatística

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Resumo da aula

ORIENTAÇÕES:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como uma pesquisa começa?
  • Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
  • Como podemos fazer estas perguntas?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA