Resumo da aula

Resumo da aula
ORIENTAÇÕES:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa?
- Já participaram de uma?
- Como uma pesquisa começa?
- Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
- Como podemos fazer estas perguntas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma e reflitam juntos.
Propósito: Refletir sobre o porquê iniciamos uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Quem já ouviu falar sobre pesquisa? E em pesquisa estatística?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?
Veja a reportagem aqui: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2016/09/12/VIDEOGAME-E-JOGOS-ONLINE-AINDA-DOMINAM-PREFERENCIA-DAS-CRIANCAS-BRASILEIRAS-DE-ATE-12-A.htm
Material complementar
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Indicações de Leitura ao Professor:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.
GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.
IBGE. Vamos Contar. Disponível em:. Acesso em 19 dez. 2017.
SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:. Acesso em 03 dez. 2017.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?
Material complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?
Material complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Solicitando logo em seguida aos alunos, para que eles escolham uma das opções dentre as presentes no slide.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Quais outras perguntas podem ser feitas?
Material complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Aqui é importante que os alunos saibam: TEMA: o que pesquisar. POPULAÇÃO: quem pesquisar (o grupo). PERGUNTA: que basicamente será o instrumento de pesquisa.
Professor, atentar para diferença entre população e amostra. A população se refere ao grupo escolhido para realizar a pesquisa: todos os 2ºs anos, somente o 2º A, as turmas da manhã, os pais… Depois vai se decidir se a pesquisa é amostral (10 alunos de cada turma, somente a metade da turma do 2º A…) ou censitária (com toda a população). Quando a pesquisa é feita somente na sala de aula, ela é censitária, pois foi estabelecido anteriormente que a população seria a turma. Não é necessário focar nestas diferenças.
Propósito: Identificar algumas etapas da pesquisa (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Na situação da reportagem qual pode ser o problema de pesquisa?
Material complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Que assuntos você tem interesse em pesquisar?
Material complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos(slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Você faria esta pergunta para todos os seus colegas de sala?
- Como você registraria as escolhas das crianças?
Material complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Após passar por essa série de slides (slides 8 a 11), solicite para que os alunos iniciem a criação e execução da pesquisa, seguindo os passos apresentados anteriormente:
1. QUAL TEMA VOCÊS SUGEREM PARA NÓS REALIZARMOS UMA PESQUISA?
2. VOCÊ VAI PERGUNTAR PARA QUAL GRUPO? VOCÊ VAI PERGUNTAS PARA TODAS AS PESSOAS DO GRUPO OU APENAS PARA UMA AMOSTRA?
3. PENSE EM COMO PODERÁ SERÁ REALIZADA A PERGUNTA PARA OS PARTICIPANTES DA PESQUISA (ORALMENTE OU POR ESCRITO).
Discuta com a turma:
- Você colocaria outras opções, além de desenhar e pintar? Quais?
- Você perguntaria oralmente ou por escrito?
- Como você registraria as respostas das crianças?
Material complementar
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor, leia as perguntas para a turma.
Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas e tabelas de dupla entrada. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas na tabela.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Para quem foram feitas a pergunta?
- Como registrar as respostas das crianças?
Material complementar
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.
Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.
Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre algumas etapas da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender que etapas de uma pesquisa estudamos hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).
Orientação: Professor, distribua a impressão da atividade de raio-x. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Acontecem muitas brigas na sua escola?
Material complementar
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade de Raio X
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Quais são suas sugestões?
Material complementar
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).
Discuta com a turma:
- Quais são suas sugestões?
Material complementar