Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisa: organização dos dados em tabelas de dupla entrada

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa Estatística

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em tabelas de dupla entrada.

Conceito-chave

Tabelas de dupla-entrada

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas,
  • caderno,
  • lápis,
  • borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em tabelas de dupla entrada.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
  • Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA