Plano de Aula

Plano de aula: TRATANDO E LENDO DADOS DE UMA PESQUISA

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa Estatística

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.



Objetivos específicos

Representar dados de uma pesquisa  em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: mapa mundi ou globo terrestre; atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Representar dados de uma pesquisa  em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

ORIENTAÇÕES:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?
  • Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA