Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_02
Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Barbante, fita ou cordão (com 1 metro de comprimento).
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e no Raio X, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza o aluno estimar e medir, utilizando referências pessoais, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Para a aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), solicite previamente aos alunos que providenciem um barbante, fita ou cordão (com 1 metro de comprimento). Ao iniciar a aula, você pode estimular uma conversa prévia sobre medidas e a possibilidade de medir utilizando unidades padronizadas e não padronizadas. Em seguida, questione seus alunos:
Eu posso medir esse meu barbante com o palmo de minha mão? Quantos palmos vou precisar?”
Após seus alunos apresentarem suas estimativas, demonstre como medir o comprimento do barbante, com o palmo, para ficar claro como se procede e peça aos alunos que reflitam sobre as estimativas realizadas anteriormente. Se espera que você tenha colocado o palmo de sua mão 5 vezes no comprimento do barbante, logo, oriente que seu palmo e de outros adultos têm cerca de 20 cm e que seu barbante mede 1 metro.
Assim, apresente o slide 4 e discuta com seus alunos as informações apresentadas, possibilitando o entendimento que 1 metro = 100 centímetros.
Em seguida, proponha o preenchimento da tabela que segue utilizando o barbante que providenciaram previamente e o próprio corpo:
Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas e medidas, explicando suas estratégias. Para contribuir com as reflexões, interessante apresentar os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Nesse momento, você pode ser o escriba das respostas apresentadas, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, ou seja, lousa, papel kraft).
Na aula assíncrona, você também pode pedir aos alunos que providenciem um barbante ou fita de 1 metro de comprimento.
Sugiro que grave um vídeo, iniciando com a pergunta: Eu posso medir esse barbante de 1 metro de comprimento com o palmo de minha mão? Quantos palmos vou precisar? e desafie os alunos a pensar em uma estimativa.
Apresente como medir o comprimento do barbante de 1 metro, com o palmo, para ficar claro para os mesmos como se procede. Se espera que você tenha colocado o palmo de sua mão 5 vezes no comprimento do barbante, assim, esclareça que seu palmo e de outros adultos têm aproximadamente 20 cm.
Depois, apresente o slide 4 e faça explanação, possibilitando aos alunos o entendimento que 1 metro = 100 centímetros. Em seguida, solicite o preenchimento da tabela e apresente os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
O vídeo com essas atividades devem ser apresentado aos alunos via WhatsApp ou e-mail e pedir aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Importante a aula síncrona ou assíncrona provocar reflexões que os levem a reconhecer as variações apresentadas na tabela para que assim percebam a importância da construção da mesma, transformando medidas não padronizadas para padronizadas.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução da atividade do aquecimento, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 9) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresenta uma situação problema que oportuniza o aluno a estimar, medir e comparar utilizando unidades de medidas padronizadas e não padronizadas. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização do aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar o slide 14 e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas próprias estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 14 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.