Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Estimando e medindo utilizando medidas não padronizadas e padronizadas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
Realizar estimativas e medições entre medidas de comprimento utilizando medidas não padronizadas e padronizadas.
Conceito-chave
Medidas padronizadas, medidas não padronizadas e estimativa.
Recursos necessários
- Cartolina;
- Cartolina laminada.( caso não use a fita cetim);
- Cola de isopor;
- Cola branca;
- Tesoura sem ponta;
- Fita cetim nº 10;
- Atividade impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Realizar estimativas e medições entre medidas de comprimento utilizando medidas não padronizadas e padronizadas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Para essa aula, leve um pedaço de barbante com 1 metro de comprimento.
Antes de iniciar essa parte da aula, garanta se os alunos sabem medir com o palmo da mão, caso não, reoriente-os. De maneira geral, a turma já se apropriou da técnica, visto que já foi apresentada nas séries anteriores. Informe que você mediu o barbante usando o palmo da mão, e que como cada palmo tem 20 cm ( considere o valor de 20 cm como padrão de um palmo de um adulto), logo o barbante tem 1 metro= 20 cm + 20 cm +20 cm +20 cm +20 cm. Demonstre medindo o barbante com o palmo da mão e faça o registro no quadro. Destaque que 100 cm equivale a 1 metro. E, conclua que neste caso cada 5 palmos teremos 1 metro. Depois, questione com a turma outras medidas que podemos usar para medir comprimento. Espera-se que eles falem dos pés ou passos. Forme duplas para realizar essa atividade, os alunos podem escolher seus pares. Entregue a atividade para cada dupla e um pedaço de barbante com 1 metro e peça que eles preencham o quadro. Acompanhe as duplas, observando como eles construíram as estratégias para medir e estimar. Depois, escolha uma dupla para socializar e explicar para a turma como realizou as medições e fixe o quadro de cada dupla no mural da sala. Essa atividade além de retomar os conhecimentos já construído em relação a habilidade de estimar, vai ser importante para o desenvolvimento da atividade principal. Construir referências pessoais auxiliam nas atividades de estimativas e que envolvam medições. Faça perguntas de maneira que os incentivem a refletir sobre as variações encontradas. Por exemplo, uma dupla pode achar 5 palmos para ter 1 m, mas outra dupla, pode encontrar 6 palmos, questione essas variações, para que eles percebam a importância da construção do quadro transformando medidas não padronizadas para padronizadas.
Propósito: Construir referências pessoais de medidas para realizar as estimativas.
Discuta com a turma:
- Quantos palmos cabem no barbante?
- Qual outra medida podemos usar para medir o barbante?
- Quantos pés cabem no barbante?
- Todos acharam a mesma quantidade de palmos?
- Por que ocorreu uma variação na quantidade de palmos?
- E, os pés? Todos chegaram a mesma quantidade?
- Como foi possível estimar a altura de vocês usando o barbante como medida?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Para essa aula, leve um pedaço de barbante com 1 metro de comprimento.
Antes de iniciar essa parte da aula, garanta se os alunos sabem medir com o palmo da mão, caso não, reoriente-os. De maneira geral, a turma já se apropriou da técnica, visto que já foi apresentada nas séries anteriores. Informe que você mediu o barbante usando o palmo da mão, e que como cada palmo tem 20 cm ( considere o valor de 20 cm como padrão de um palmo de um adulto), logo o barbante tem 1 metro= 20 cm + 20 cm +20 cm +20 cm +20 cm. Demonstre medindo o barbante com o palmo da mão e faça o registro no quadro. Destaque que 100 cm equivale a 1 metro. E, conclua que neste caso cada 5 palmos teremos 1 metro. Depois, questione com a turma outras medidas que podemos usar para medir comprimento. Espera-se que eles falem dos pés ou passos. Forme duplas para realizar essa atividade, os alunos podem escolher seus pares. Entregue a atividade para cada dupla e um pedaço de barbante com 1 metro e peça que eles preencham o quadro. Acompanhe as duplas, observando como eles construíram as estratégias para medir e estimar. Depois, escolha uma dupla para socializar e explicar para a turma como realizou as medições e fixe o quadro de cada dupla no mural da sala. Essa atividade além de retomar os conhecimentos já construído em relação a habilidade de estimar, vai ser importante para o desenvolvimento da atividade principal. Construir referências pessoais auxiliam nas atividades de estimativas e que envolvam medições. Faça perguntas de maneira que os incentivem a refletir sobre as variações encontradas. Por exemplo, uma dupla pode achar 5 palmos para ter 1 m , mas outra dupla, pode encontrar 6 palmos, questione essas variações , para que eles percebam a importância da construção do quadro transformando medidas não padronizadas para padronizadas.
Propósito: Construir referências pessoais de medidas para realizar as estimativas.
Discuta com a turma:
- Quantos palmos cabem no barbante?
- Qual outra medida podemos usar para medir o barbante?
- Quantos pés cabem no barbante?
- Todos acharam a mesma quantidade de palmos?
- Por que ocorreu uma variação na quantidade de palmos?
- E, os pés? Todos chegaram a mesma quantidade?
- Como foi possível estimar a altura de vocês usando o barbante como medida?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Para essa aula, leve um pedaço de barbante com 1 metro de comprimento.
Antes de iniciar essa parte da aula, garanta se os alunos sabem medir com o palmo da mão, caso não, reoriente-os. De maneira geral, a turma já se apropriou da técnica, visto que já foi apresentada nas séries anteriores. Informe que você mediu o barbante usando o palmo da mão, e que como cada palmo tem 20 cm ( considere o valor de 20 cm como padrão de um palmo de um adulto), logo o barbante tem 1 metro= 20 cm + 20 cm +20 cm +20 cm +20 cm. Demonstre medindo o barbante com o palmo da mão e faça o registro no quadro. Destaque que 100 cm equivale a 1 metro. E, conclua que neste caso cada 5 palmos teremos 1 metro. Depois, questione com a turma outras medidas que podemos usar para medir comprimento. Espera-se que eles falem dos pés ou passos. Forme duplas para realizar essa atividade, os alunos podem escolher seus pares. Entregue a atividade para cada dupla e um pedaço de barbante com 1 metro e peça que eles preencham o quadro. Acompanhe as duplas, observando como eles construíram as estratégias para medir e estimar. Depois, escolha uma dupla para socializar e explicar para a turma como realizou as medições e fixe o quadro de cada dupla no mural da sala. Essa atividade além de retomar os conhecimentos já construído em relação a habilidade de estimar, vai ser importante para o desenvolvimento da atividade principal. Construir referências pessoais auxiliam nas atividades de estimativas e que envolvam medições. Faça perguntas de maneira que os incentivem a refletir sobre as variações encontradas. Por exemplo, uma dupla pode achar 5 palmos para ter 1 m , mas outra dupla, pode encontrar 6 palmos, questione essas variações , para que eles percebam a importância da construção do quadro transformando medidas não padronizadas para padronizadas.
Propósito: Construir referências pessoais de medidas para realizar as estimativas.
Discuta com a turma:
- Quantos palmos cabem no barbante?
- Qual outra medida podemos usar para medir o barbante?
- Quantos pés cabem no barbante?
- Todos acharam a mesma quantidade de palmos?
- Por que ocorreu uma variação na quantidade de palmos?
- E, os pés? Todos chegaram a mesma quantidade?
- Como foi possível estimar a altura de vocês usando o barbante como medida?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Projete o slide para a turma e leia as orientações para confeccionar a saia. Caso não seja possível projetar, faça um cartaz seguindo o exemplo e registre as orientações no quadro. Explique que eles irão confeccionar a saia seguindo as instruções, o tamanho do comprimento das tiras, a distância entre uma tira e outra e medindo a cintura do aluno que vai experimentar a saia. Entregue um modelo da saia com as instruções.
Propósito: Estimar e medir utilizando medidas não padronizadas e padronizadas.
Discuta com a turma:
- Quais medidas vocês podem usar como referências?
- Será que a tabela com as medidas pessoais podem auxiliar vocês a encontrar a medida correta das fitas?
- Falamos que 1 m = 100 cm. E, meio metro?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Projete o slide para a turma e leia as orientações para confeccionar a saia. Caso não seja possível projetar, faça um cartaz seguindo o exemplo e registre as orientações no quadro. Explique que eles irão confeccionar a saia seguindo as instruções, o tamanho do comprimento das tiras, a distância entre uma tira e outra e medindo a cintura do aluno que vai experimentar a saia. Entregue um modelo da saia com as instruções.
Propósito: Estimar e medir utilizando medidas não padronizadas e padronizadas.
Discuta com a turma:
- Quais medidas vocês podem usar como referências?
- Será que a tabela com as medidas pessoais podem auxiliar vocês a encontrar a medida correta das fitas?
- Falamos que 1 m = 100 cm . E, meio metro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que três ou mais duplas que construíram estratégias diferentes, socializem as saias que produziram e expliquem como realizaram as medições. É muito importante que eles compartilhem as estratégias para que eles percebam que a ideia de estimar podem ter variações mas que medir precisa seguir um padrão. A turma também vai perceber que a medida da cintura pode variar de colega para colega. Inclusive, pode incluir mais essa medida como referência de medidas pessoais. No slide, seguem possíveis hipóteses de resoluções feitas pelos alunos. Pode acontecer como, no exemplo de Roberta e Karina, a estimativa de 5 cm ficarem bem distante da medida. Se isso acontecer retome coletivamente, questione outras referências (lápis, borracha, apontador e outros) que podiam ser usadas. Registre a explicação de cada dupla e a exponha juntamente com as saias, deixando-as visíveis à turma. Caso, a turma apresente apenas uma estratégia, demonstre outras possibilidades de resoluções, incluindo as que estão no slide.
No momento da discussão, questione o motivo da escolha de uma medida padronizada para confeccionar a saia. Pergunte se poderia ter pedido, por exemplo, tiras com 7 pés. A intenção é que eles reflitam que a medida dos palmos ou pés podiam resultar em tamanhos de tiras diferentes, já que essas medidas podem variar, dependendo do tamanho da mão ou pé da pessoa.
Propósito: Demonstrar as diversas possibilidades de realizar estimativas.
Discuta com a turma:
- Por que nas orientações a medida pedida foi 1 metro? Será que podia ao invés de solicitar tiras de 1m, ser tiras com 5 palmos ou 7 pés?
- Vocês podia usar o palmo, os pés, a altura e o barbante como medidas. Para mediar pedaços menores, era mais fácil usar qual das medidas?
- Como vocês fizeram para colocar o espaço de 5 cm?
- Sem utilizar o barbante, vocês teriam como estimar a medida da fita?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a aula destacando a ideia de que podemos medir comprimentos usando como medida não padronizada os palmos, os pés e a própria altura. Assim, como podemos utilizar uma medida padronizada, como o barbante de 1 m, para estabelecer medições, estimativas e comparações. Destaque a informação de que podemos descobrir quantos palmos nosso, por exemplo, cabem em 1 metro e com isto, medir outros objetos.
Propósito: Destacar as medidas não padronizadas e padronizadas como estratégias para estimar, medir e comparar.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete ou registre a atividade de avaliação para os alunos. Peça que eles respondam individualmente. O objetivo é avaliar se os alunos vão exercitar a ideia de estimar, medir e comparar utilizando medidas não padronizadas e padronizadas. A atividade propõe que o aluno associe os pés (medida não padronizada) associando ao metro, e a partir deste contexto, consiga estimar quantos metros têm entre a árvore de maçã e laranja. Caso, a turma ainda demonstre dificuldade em realizar essas associações, que também foram feitas na confecção da saia, discuta com a turma as possibilidades , apresentando as resoluções.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_02
Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Barbante, fita ou cordão (com 1 metro de comprimento).
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e no Raio X, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza o aluno estimar e medir, utilizando referências pessoais, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Para a aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), solicite previamente aos alunos que providenciem um barbante, fita ou cordão (com 1 metro de comprimento). Ao iniciar a aula, você pode estimular uma conversa prévia sobre medidas e a possibilidade de medir utilizando unidades padronizadas e não padronizadas. Em seguida, questione seus alunos:
Eu posso medir esse meu barbante com o palmo de minha mão? Quantos palmos vou precisar?”
Após seus alunos apresentarem suas estimativas, demonstre como medir o comprimento do barbante, com o palmo, para ficar claro como se procede e peça aos alunos que reflitam sobre as estimativas realizadas anteriormente. Se espera que você tenha colocado o palmo de sua mão 5 vezes no comprimento do barbante, logo, oriente que seu palmo e de outros adultos têm cerca de 20 cm e que seu barbante mede 1 metro.
Assim, apresente o slide 4 e discuta com seus alunos as informações apresentadas, possibilitando o entendimento que 1 metro = 100 centímetros.
Em seguida, proponha o preenchimento da tabela que segue utilizando o barbante que providenciaram previamente e o próprio corpo:
Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas e medidas, explicando suas estratégias. Para contribuir com as reflexões, interessante apresentar os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Nesse momento, você pode ser o escriba das respostas apresentadas, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, ou seja, lousa, papel kraft).
Na aula assíncrona, você também pode pedir aos alunos que providenciem um barbante ou fita de 1 metro de comprimento.
Sugiro que grave um vídeo, iniciando com a pergunta: Eu posso medir esse barbante de 1 metro de comprimento com o palmo de minha mão? Quantos palmos vou precisar? e desafie os alunos a pensar em uma estimativa.
Apresente como medir o comprimento do barbante de 1 metro, com o palmo, para ficar claro para os mesmos como se procede. Se espera que você tenha colocado o palmo de sua mão 5 vezes no comprimento do barbante, assim, esclareça que seu palmo e de outros adultos têm aproximadamente 20 cm.
Depois, apresente o slide 4 e faça explanação, possibilitando aos alunos o entendimento que 1 metro = 100 centímetros. Em seguida, solicite o preenchimento da tabela e apresente os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
O vídeo com essas atividades devem ser apresentado aos alunos via WhatsApp ou e-mail e pedir aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Importante a aula síncrona ou assíncrona provocar reflexões que os levem a reconhecer as variações apresentadas na tabela para que assim percebam a importância da construção da mesma, transformando medidas não padronizadas para padronizadas.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução da atividade do aquecimento, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 9) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresenta uma situação problema que oportuniza o aluno a estimar, medir e comparar utilizando unidades de medidas padronizadas e não padronizadas. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização do aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar o slide 14 e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas próprias estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 14 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
Realizar estimativas e medições entre medidas de comprimento utilizando medidas não padronizadas e padronizadas.
Conceito-chave
Medidas padronizadas, medidas não padronizadas e estimativa.
Recursos necessários
- Cartolina;
- Cartolina laminada.( caso não use a fita cetim);
- Cola de isopor;
- Cola branca;
- Tesoura sem ponta;
- Fita cetim nº 10;
- Atividade impressas.