Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Composição e decomposição de valores do sistema monetário
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição de valores relacionando cédulas e moedas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca;
Objetivos específicos
A partir da prática, compreender o uso das cédulas e moedas no sistema monetário brasileiro.
Conceitos-chave
Composição de valores; agrupamento de cédulas e moedas; soma e contagem de valores; trocas de valores entre cédulas e moedas.
Recursos necessários
- Cédulas e moedas fictícias com valores do sistema monetário;
- Lápis e borracha;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
A partir da prática, compreender o uso das cédulas e moedas no sistema monetário brasileiro.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Registre o objetivo na lousa e leia para turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Faça um cartaz com as imagens das cédulas e moedas, e exponha no quadro. Mostre, também, exemplos de cédulas ou moedas impressas. Peça para que eles analisem o cartaz e falem o que eles já sabem sobre o dinheiro. Combine como cada um irá expor suas ideias, para que todos possam se posicionar. Faça as perguntas oralmente e permita que eles exponham suas ideias, ouvindo cada um. Questione sobre quando e, em quais situações, eles precisam usar dinheiro. Enquanto eles se posicionam, escreva em um cartaz as situações relatadas por eles, em forma de lista, depois fixe na parede. É importante que o aluno perceba que, enquanto criança, ele também precisa fazer o uso do dinheiro, e são nessas situações que ele precisa, muitas vezes, analisar se o produto ou serviço que comprará vai custar muito ou pouco dinheiro, se vai ter dinheiro suficiente, se precisará fazer trocas, compor e decompor valores. Explique que para representar o real usamos o símbolo R$. Peça que eles mesmo descrevam o símbolo, em seguida, escreva no quadro.
Propósito: Retomar o uso social do dinheiro e a identificação das cédulas e das moedas. Relembrar o processo de composição e decomposição.
Discuta com a turma: À medida que for realizando as perguntas que envolvam cálculos, responda-as no quadro.
- Em quais situações vocês precisam usar o dinheiro?
- Vocês pedem ajudar aos seus pais quando precisam utilizar o dinheiro? Vocês usam mais moedas ou cédulas?
- Já aconteceu de vocês terem que trocar o dinheiro, por exemplo, trocar uma cédula de R$ 2,00 por moedas de R$ 0,50?
*Se sim, quantas moedas foram necessárias? Se com duas moedas de R$ 0,50 temos R$ 1,00, então, para compor R$ 2,00 precisaríamos de quatro moedas.
- E, se tivesse uma situação de moedas de R$ 0,25, quantas moedas vocês precisariam para ter R$ 1,00?
*Precisaríamos de 4 moedas de R$ 0,25, já que R$ 0,25 + R$ 0,25 + R$ 0,25 + R$ 0,25 formam R$ 1,00.
- Se eu tiver uma cédula de R$ 10,00, posso trocar por quais cédulas?
*(por duas cédulas de R$ 5,00, pois 5 + 5 = 10 ou cinco de R$ 2,00 = 2+ 2+ 2+ 2+2)
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Convide os alunos a participarem de alguns desafios. Neste momento, crie um ambiente de encantamento e mistério, de maneira que se sintam envolvidos e, sobretudo, desafiados.
Propósito: Compreender o processo de composição e decomposição de moedas.
Discuta com a turma:
- Então, o desafio foi aceito?
- O que precisamos para resolver desafios? (Relembre que precisam de concentração e silêncio!)
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Escreva a situação-problema em uma cartolina. A situação problema deve ficar exposta na sala e, posteriormente, com suas possíveis resoluções à mostra, pois permite que o aluno esteja inserido nas práticas do letramento matemático e, sobretudo, auxilia na retomada do pensamento quando ele precisar realizar atividades semelhantes. Peça para eles registrarem a pergunta no caderno e reflitam sobre o questionamento. Informe que, individualmente, eles devem pensar em uma solução para a situação-problema. Informe para a classe o tempo sugerido. Acompanhe as resoluções, observando as diferentes estratégias que estão sendo construídas. Essa dinâmica é muito importante, pois no próximo momento, que será a socialização com a turma, serão as escolhas das estratégias que farão com que o momento seja rico, no sentido de quanto maior o número de diferentes estratégias, mais enriquecedor se torna o momento. Além disso, se for preciso, você deve fazer as intervenções adequadas para que a atividade possa se desenvolver. Veja o guia das possíveis intervenções.
Propósito: Compreender o processo de composição e decomposição de cédulas.
Discuta com a turma:
- Turma, o que vocês podem fazer para encontrar a solução?
- Será que as cédulas e as moedas fictícias podem ajudar vocês?
- Podemos utilizar a estratégia do desenho?
- Também podemos utilizar os números, pois 2º ano já usa números!
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após o tempo sugerido, oriente os alunos a escreverem no quadro como pensaram. Você deve mediar os alunos que vão socializar, de maneira que as estratégias apresentadas sejam diferentes. Depois deles escreverem suas estratégias, eles devem explicar para a turma como chegaram naquele resultado. Este também é um momento oportuno para você acrescentar outros combinados à rotina da sala. Explique a eles que todos terão a oportunidade de ir ao quadro, mas que não podem ser todos de uma única vez. A sugestão é que seja de 3 a 4 alunos, pois depois da socialização haverá o debate sobre as estratégias apresentadas. O essencial é que sejam escolhidas crianças que pensaram diferentes, inclusive aqueles alunos que também se equivocaram, pois o erro também deve ser entendido pela classe como um caminho para se chegar ao resultado. Explique, com clareza, que diferentes raciocínios é muito importante para eles aprenderem .
Propósito: Socializar, explicar e discutir as diferentes estratégias construídas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Quem gostaria de explicar a sua estratégia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Depois de cada um explicar sua estratégia, escreva o nome do aluno para suas respectivas estratégias. Em outras situações, você pode se referir à estratégia utilizando o nome do aluno. Os alunos percebem que podem construir ideias e compartilhá-las. Caso a turma não tenha finalizado, ou apenas um tipo de estratégia tenha sido construída, apresente as soluções realizando registros no quadro.
Propósito: Analisar as estratégias construídas pela turma.
Discuta com a turma:
- Todas as estratégias encontraram o mesmo resultado?
- O que Cauê pode fazer para poder encontrar as cédulas que compunha o valor pedido?
- Quais das estratégias apresentadas foi mais rápida ou mais econômica?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Para prosseguir com esta segunda parte da aula, é necessário que as outras etapas tenham sido realizadas, de maneira que esta segunda atividade se torne um avanço na aprendizagem do aluno. Neste momento, oriente a turma a trabalhar em grupo, trio ou dupla. Medie essa organização, garantindo que crianças com níveis de aprendizagem diferentes possam trocar ideias sobre o assunto. O trabalho em grupo é uma proposta que possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades no aluno. Vão ser posto em práticas valores como o respeito, a cordialidade, a solidariedade, o sentimentos de coletividade e o ganho nos compartilhamentos de saberes. O trabalho em grupo demanda do professor o conhecimento da sala e a experiência de propor realizações de tarefas em grupos. Existe muitos relatos de experiências que deram certo, mesmo quando a sala é densa e com um índice alto de indisciplina. O importante é a iniciativa, pois os ajustes acontecerão conforme as situações de trabalho em grupo forem ocorrendo com mais frequência. Peça que eles registrem o segundo desafio no caderno e busquem, juntos, encontrar uma solução. Depois, cada grupo terá um representante para socializar as respostas.
Propósito: Compreender o processo de composição e decomposição de moedas.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram moedas de R$ 0,01? Elas são poucas mas ainda existem no mercado.
- Para este desafio, será que podemos usar as estratégias que foram usadas no outro?
- Será que as moedas fictícia podem ajudar vocês?
- E, podemos utilizar a estratégia do desenho?
- Também, podemos utilizar os números, pois 2º ano já usa números!
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Depois que cada um explicou sua estratégia, escreva o nome do aluno para suas respectivas estratégias. Em outras situações você pode se referir à estratégia utilizando o nome do aluno. Os alunos percebem que podem construir ideias e compartilhá-las.
Propósito: Compreender o processo de composição e decomposição de moedas.
Discuta com a turma:
- Todas as estratégias encontraram o mesmo resultado?
- Quais das estratégias apresentadas foi mais rápida ou mais econômica?
- A estratégia do grupo II foi bacana mas exigiu mais concentração pois o que podia acontecer?Espera-se que eles digam que o Pedro podia se perder nos desenhos.
- E, o grupo III? Qual ideia ela usou? Alguém pensou em fazer assim e achou que não ia conseguir?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito de compor e decompor. Explique que, na composição, agrupamos os valores para compor outros valores. Na decomposição, realizamos o processo de encontrar outros valores menores que compõem o número. Registre o conceito na lousa para os alunos registrarem no caderno. Registre, também, em um cartaz para ser fixado parede.
Propósito: Explicar o conceito de composição e decomposição.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a aula, retomando os conceitos de compor e decompor, trazendo exemplos oralmente.
Propósito:Explorar oralmente os assuntos estudados.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer um exemplo de situação em que precise compor moedas ou cédulas?
- E, um exemplo de decompor valores?
- Que tal, a turma propor um desafio para a turma do turno da manhã?
Raio X
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Entregue a atividade e peça que eles respondam individualmente. Informe que eles podem escolher uma das estratégias apresentadas pela turma. Ao finalizarem a atividade, escolha dois alunos para contarem e escreverem suas respostas no quadro. Assim, como na resolução da atividade principal, é necessário analisar estratégias e optar por aquelas que sejam mais eficientes e econômicas, no sentido de validar os cálculos mentais dos alunos. Pode acontecer da turma recorrer só às estratégias do desenho, então, neste momento, mostre as estratégias que recorram ao uso da composição e decomposição, garantindo que eles percebam que o processo facilita os cálculos. Caso nenhum deles tenha resolvido pela composição e decomposição, apresente as estratégias no quadro.
Propósito: Avaliar se a classe compreendeu os conceitos estudados.
Discuta com a turma:
- Será que repensar nas estratégias usadas nas questões anteriores não ajudaria?
- Se vocês partirem de valores que você já sabem, pode facilitar o cálculo de vocês?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_01
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a retomada do uso social do dinheiro e a identificação das cédulas e moedas, além de relembrar o processo de composição e decomposição, logo é de extrema relevância sua realização, que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3 e estimular uma conversa com os alunos, lançando os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”, ressaltando que as perguntas que sugerem cálculos, você professor, pode estimular a utilização de cédulas e moedas confeccionadas ou de encartes prontos para favorecer a compreensão (nessa e nas outras atividades propostas), ou você pode ser o escriba das respostas apresentadas, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, ou seja, lousa, papel kraft, como também de disponibilizar antecipadamente a imagem das cédulas e moedas, para impressão, se o aluno tiver possibilidade).
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 3 e compartilhar com os alunos, juntamente com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que respondam pelo mesmo meio de comunicação recebido. Ressaltando a possibilidade de enviar a imagem para a impressão de cédulas e moedas, que poderão auxiliar a aprendizagem dos alunos.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades e até mesmo das imagens de cédulas e moedas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal é composta por duas atividades, a primeira que oportuniza a compreensão da composição e decomposição de valores utilizando cédulas e a segunda, utilizando moedas. Logo, essas atividades podem ser conduzidas pelo mesmo meio de comunicação adotado nas atividades anteriores.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 4 e 5, que apresentam a primeira situação problema e assim, desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias. Ao concluir o trabalho da primeira situação, apresente o slide 8 que apresenta a segunda situação e realize o mesmo procedimento de execução da primeira.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 4, 5 e 8 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução dos problemas, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando os alunos a explicar seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar os slides 7 e 9 que aborda a Discussão da solução das duas situações, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 7 e 9), através de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 10) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições e decomposições para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das cédulas e moedas.
Sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca;
Objetivos específicos
A partir da prática, compreender o uso das cédulas e moedas no sistema monetário brasileiro.
Conceitos-chave
Composição de valores; agrupamento de cédulas e moedas; soma e contagem de valores; trocas de valores entre cédulas e moedas.
Recursos necessários
- Cédulas e moedas fictícias com valores do sistema monetário;
- Lápis e borracha;
- Atividades impressas.