Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução com composição e decomposição de moedas e cédulas.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição de valores relacionando cédulas e moedas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
- EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de decomposição de valores do sistema monetário
- Resolver situações - problema envolvendo composição de moedas.
Conceito-chave
Situações - problema envolvendo composição de moedas.
Recursos necessários
Cartolina, hidrocor,atividade impressa, material de apoio: moedas impressas , lápis, borracha, caderno e projetor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o processo de decomposição de valores do sistema monetário
- Resolver situações - problema envolvendo composição de moedas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Convide os alunos a participarem de uma brincadeira. Incentive-os dizendo que é um jogo rápido, mas bacana. Neste momento, oralmente, estabeleça os combinados, tais como: prestar atenção nas orientações, fazer silêncio para ouvir o(a) professor(a), levantar a mão para solicitar a fala e respeitar a resposta do outro. Nesse momento, destaque sempre os valores de respeito e cordialidade um com o outro. Informe também a condição do jogo, neste caso, os estudantes não podem usar o lápis nem o caderno, e terão que responder oralmente.
Propósito: Retomar o processo de decomposição envolvendo moedas.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para que o jogo possa acontecer?
- Quando um colega levanta a mão, o que devemos fazer?
- Nas brincadeiras, o importante é sempre acertar?
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: É importante trabalhar a oralidade nas questões que envolvem os procedimentos matemáticos, sugere-se (a depender do perfil da turma) não escrever as perguntas no quadro. As situações propostas neste plano desejam aproximar o aluno das situações cotidianas que envolvam o uso do dinheiro. Nesta perspectiva, quando o aluno precisar decompor um valor para, por exemplo, trocar um valor, nem sempre ele fará o uso do papel e do lápis. Então, além de permitir que ele use a fala para informar o resultado, a atividade possibilita que a turma articule suas ideias e explique como pensou, de maneira mais dinâmica. Outro ponto essencial é que a ideia desta atividade é retomar os conhecimentos dos alunos sobre decomposição de moedas, portanto, garanta que esses conhecimentos já tenham sido apresentados para os alunos, visto que, as perguntas surgem como estímulos para a atividade principal. Caso a turma apresente dificuldade em responder, retome os conceitos. Espera-se que respondam: “podemos trocar duas moedas de 5 centavos por uma de 10 centavos. E, podemos trocar uma moeda 1 real por duas de 50 centavos. Trocando uma moeda de 1 real pelas de 25 centavos, teremos 4 moedas. Apresente as respostas utilizando os registros no quadro.
Propósito: Retomar o processo de decomposição envolvendo moedas.
Discuta com a turma:
- O que precisamos fazer para encontrar as respostas?
- Tem alguma estratégia que facilite nossos cálculos?
- Será que começar de valores que já sabemos a resposta não ajuda?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Questione aos alunos sobre o jogo de dominó. Permita que eles falem o que sabem, destacando as principais regras oralmente.
Propósito: Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Discuta com a turma:
- Quem já jogou dominó?
- Qual é a principal regra?
- Alguém pode me dizer quantas peças tem o jogo?
- Quais os tipos de dominós que vocês já viram?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Convide os alunos a resolverem a situação-problema.
Propósito: Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Registre a situação-problema na lousa, amplie a imagem e afixe na lousa, ou se possível, projete o slide. Peça que resolvam em duplas. Explique sobre o dominó de moedas, informe que as pedras que combinam são as que representam o mesmo valor. As pedras podem representar dois valores, cada um representado em uma metade. Inclusive há pedras que não têm valor, que é o caso da última pedra, uma das metades não representa nenhum valor. Nesta atividade, propõem-se que os alunos estejam em nível de aprendizado diferentes, porém, não tão distantes. Para evitar que algum estudante não participe da atividade, deve-se sempre mediar as formações de dupla.
Propósito: Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Após entregar a atividade, informe que eles terão um tempo para encontrarem uma estratégia. Faça uma leitura clara do problema, certifique-se que todos compreenderam. Muitas vezes o aluno não consegue compreender o que se pede na situação, principalmente, quando se trata de turmas que têm alunos que ainda não estão alfabetizados. O aluno que ainda não fez aquisição da leitura e da escrita, também tem a possibilidade de resolver situações-problemas, porém, é necessário uma intervenção adequada.
Propósito:Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Discuta com a turma:
- Destacar as informações importantes ajuda a resolver o problema?
- Turma, podemos recorrer às estratégias que já utilizamos?
- Qual é a mais econômica? Usando desenhos ou números?
- Observando o jogo, o que vocês podem fazer para encontrar as possibilidades?
- A condição imposta ajuda vocês a chegarem a uma estratégia?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Depois das duplas finalizarem a atividade, escolha três estratégias que não encontraram resultados corretos e registre-as no quadro. Informe aos alunos que eles irão analisar os três resultados, um para cada pedra, visto que, são três pedras que faltam preencher.
Propósito: Apresentar soluções por meio da decomposição de valores monetários.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Registre no quadro a estratégia. Quando se constrói uma estratégia equivocada podemos analisá-la e verificar que existem possibilidades de ajustá-la. É importante que você lide com a questão do erro de maneira construtiva. Destaque que analisar as estratégias é uma maneira eficiente para muitas vezes perceber o caminho errado e até alterá-lo. Valorize cada estratégia construída pelo aluno e convide-o a pensar sobre ela, pedindo que ele reveja. Neste sentido, esta proposta permite que todos analisem, sobretudo a dupla que a construiu. Entretanto, cabe a você realizar intervenções adequadas.
Faça perguntas de modo que a turma pense que, apesar da dupla ter encontrado o valor correto, usou a representação de uma moeda de R$ 0,15, que não existe. Como consequência, preencheu a pedra com o valor errado também.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- A dupla encontrou o valor correto?
- Quais são as moedas do nosso sistema monetário?
- Quais os ajustes que podemos fazer nesta estratégia?
- Quais as combinações que podemos fazer para ter este valor?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Espera-se que eles percebam que a dupla realizou a soma errada do valor. Questione-os de maneira que eles percebam que, se encontrarem o valor errado, também irão combinar de forma errada.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é mais importante para encontrarmos uma estratégia correta?
- Por que essa pedra não pode combinar com a do jogo?
- Existem outras possibilidades para formar o valor da pedra?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Na terceira pedra, a dupla não atentou-se às condições do jogo. Leia novamente a situação-problema e reforçe a ideia de destacar as informações do problema. Peça que eles façam isso, sublinhando com o lápis ou marcador. Explique que a compreensão do problema é essencial para chegar a uma estratégia correta.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O valor representado está errado?
- Então, por que não podemos usar essa moeda?
- Quais outras trocas que podemos fazer para preencher a pedra?
- Se vocês tivessem que continuar o jogo, qual seria a próxima pedra?
- E, se a gente colocasse o valor na pedra em branco de R$ 0,75, quais combinações poderíamos fazer?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Reforce o conceito de decomposição, registrando no quadro e exemplificando. Neste momento, peça mais exemplos de trocas de valores. Peça a eles que registrem no caderno.
Propósito:Validar o processo de decomposição para resolução de situações-problema.
Discuta com a turma:
- Quais outros exemplos de trocas de valores?
- Se eu tiver o valor de R$ 0,30 ?
- Quem pode me dizer outros valores com as possíveis trocas?
RAIO-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
RAIO-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
RAIO-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
RAIO-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_03
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento sugere perguntas que envolvem a troca de moedas e como para o desenvolvimento da atividade principal, o aluno mobiliza esse conhecimento, é de extrema importância realizar a atividade sugerida. A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar as perguntas oralmente aos alunos, estimulando o cálculo mental e a articulação das ideias. Mas, ressaltando que de acordo com as respostas dos alunos, tanto é possível recorrer à utilização de moedas (confeccionadas ou de encartes) ou mesmo você, ser o escriba e registrar o raciocínio dos alunos (em lousa, papel Kraft, ...), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 3 e 4 e compartilhar com os alunos, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal retoma as trocas de moedas em uma situação de jogo. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, é importante fazer um resgate sobre o jogo dominó. Sugiro estimular uma conversa coletiva abordando: as peças, como se joga, as regras. Depois, apresente os slides 7 e 8 que correspondem a um dominó de moedas e favoreça aos alunos a percepção do encaixe das pedras, permitindo que compreendam o jogo, a regra e a problematização. Estabeleça um tempo para responderem à situação proposta e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre o jogo de dominó, e a atividade proposta nos slides 7 e 8, por textos, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 10, 11 e 12), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
As atividades do Raio X apresentadas nos slides 14, 15, 16 e 17, podem ser usadas para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições de moedas para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
- EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de decomposição de valores do sistema monetário
- Resolver situações - problema envolvendo composição de moedas.
Conceito-chave
Situações, problema, decomposição de valores moedas.
Recursos necessários
Cartolina, hidrocor,atividade impressa, material de apoio: moedas impressas , lápis, borracha, caderno e projetor.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA