Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução com composição e decomposição de moedas e cédulas.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição de valores relacionando cédulas e moedas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
- EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de decomposição de valores do sistema monetário
- Resolver situações - problema envolvendo composição de moedas.
Conceito-chave
Situações, problema, decomposição de valores moedas.
Recursos necessários
Cartolina, hidrocor,atividade impressa, material de apoio: moedas impressas , lápis, borracha, caderno e projetor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o processo de decomposição de valores do sistema monetário
- Resolver situações - problema envolvendo composição de moedas.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Convide os alunos a participarem de uma brincadeira. Incentive-os dizendo que é uma jogo rápido, mas bacana. Neste momento, oralmente, estabeleça os combinados, tais como: prestar atenção nas orientações, fazer silêncio para ouvir o(a) professor(a), levantar a mão para solicitar a fala e respeitar a resposta do outro. Nesse momento, destaque sempre os valores de respeito e cordialidade um com o outro. Informe também a condição do jogo, neste caso, não podem usar o lápis nem o caderno, terão que responder oralmente.
Propósito: Retomar o processo de decomposição envolvendo moedas.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para que o jogo possa acontecer?
- Quando um colega levanta a mão, o que devemos fazer?
- Nas brincadeiras, o importante é sempre acertar?
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: É importante trabalhar a oralidade nas questões que envolvem os procedimentos matemáticos, sugere-se (a depender do perfil da turma) não escrever as perguntas no quadro. As situações propostas neste plano deseja aproximar o aluno das situações cotidianas que envolvam o uso do dinheiro. Nesta perspectiva, quando o aluno precisar decompor um valor para, por exemplo, trocar um valor, nem sempre ele fará o uso do papel e do lápis. Então, além de permitir que ele use a fala para informar o resultado, a atividade possibilita que a turma articule suas ideias e explique como pensou, de maneira mais dinâmica. Outro ponto essencial é que a ideia desta atividade é retomar os conhecimentos dos alunos sobre decomposição de moedas, portanto, garanta que esses conhecimentos já tenham sido apresentados para os alunos, visto que, as perguntas surgem como estímulos para a atividade principal. Caso a turma apresente dificuldade em responder, retome os conceitos. Espera-se que respondam: “podemos trocar duas moedas de 5 centavos por uma de 10 centavos. E, podemos trocar uma moeda 1 real por duas de 50 centavos. Trocando uma moeda de 1 real pelas de 25 centavos, teremos 4 moedas. Apresente as respostas utilizando os registros no quadro.
Propósito: Retomar o processo de decomposição envolvendo moedas.
Discuta com a turma:
- O que precisamos fazer para encontrar as respostas?
- Tem alguma estratégia que facilite nossos cálculos?
- Será que começar de valores que já sabemos a resposta não ajuda?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Questione aos alunos sobre o jogo de dominó. Permita que eles falem o que sabem, destacando as principais regras oralmente.
Propósito: Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Discuta com a turma:
- Quem já jogou dominó?
- Qual é a principal regra?
- Alguém pode me dizer quantas peças tem o jogo?
- Quais os tipos que vocês já viram?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Convide os alunos a resolverem a situação-problema.
Propósito: Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Registre a situação-problema na lousa, amplie a imagem e afixe na lousa, ou se possível, projete o slide. Peça que resolvam em duplas. Explique sobre o dominó de moedas, informe que as pedras que combinam são as que representam o mesmo valor. As pedras podem representar dois valores, cada um representado em uma metade. Inclusive tem pedras que não tem valor, que é o caso da última pedra, uma das metades não representa nenhum valor. Nesta atividade, propõem-se que os alunos estejam em nível de aprendizado diferentes, porém, não tão distantes. Pois, pode ocorrer do outro aluno não participar da atividade. Você deve sempre mediar essas formações de dupla.
Propósito: Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Após entregar a atividade, informe que eles terão um tempo para encontrarem uma estratégia. Faça uma leitura clara do problema, certifique-se que todos compreenderam. Muitas vezes o aluno não consegue compreender o que se pede na situação, principalmente, quando se trata de turmas que têm alunos que ainda não estão alfabetizados. O aluno que ainda não fez aquisição da leitura e da escrita, também tem a possibilidade de resolver situações-problemas, porém, é necessário uma intervenção adequada.
Propósito:Explorar as possibilidades de decomposição dos valores monetários dentro de situações de jogos.
Discuta com a turma:
- Destacar as informações importantes ajuda a resolver o problema?
- Turma, podemos recorrer as estratégias que já utilizamos?
- Qual é a mais econômica? Usando desenho ou os números?
- Observando o jogo, o que vocês podem fazer para encontrar as possibilidades?
- A condição imposta ajuda vocês a chegarem a uma estratégia?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Depois das duplas finalizarem a atividade, escolha três estratégias que não encontraram resultados corretos e registre-as no quadro. Informe aos alunos que eles irão analisar os três resultados, um para cada pedra, visto que, são três pedras que faltam preencher.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Registre no quadro a estratégia. Quando se constrói uma estratégia equivocada podemos analisá-la e verificar que existem possibilidades de ajustá-la. É importante que você lide com a questão do erro de maneira construtiva. Destaque que analisar as estratégias é uma maneira eficiente para muitas vezes perceber o caminho errado e até alterá-lo. Valorize cada estratégia construída pelo aluno e convide-o a pensar sobre ela, pedindo que ele reveja. Neste sentido, esta proposta permite que todos analisem, sobretudo a dupla que a construiu. Entretanto, cabe a você realizar intervenções adequadas.
Faça perguntas de modo que a turma pense que, apesar da dupla ter encontrado o valor correto, usou a representação de uma moeda de R$ 0,15, que não existe. Como consequência, preencheu a pedra com o valor errado também.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- A dupla encontrou o valor correto?
- Quais são as moedas do nosso sistema monetário?
- Quais os ajustes que podemos fazer nesta estratégia?
- Quais as combinações que podemos fazer para ter este valor?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Espera-se que eles percebam que a dupla realizou a soma errada do valor. Questione-os de maneira que eles percebam que, se encontrarem o valor errado, também irão combinar de forma errada.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é mais importante para encontrarmos uma estratégia correta?
- Por que essa pedra não pode combinar com a do jogo?
- Existem outras possibilidades para formar o valor da pedra?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Na terceira pedra, a dupla não atentou-se às condições do jogo. Leia novamente a situação-problema e reforçe a ideia de destacar as informações do problema. Peça que eles façam isso, sublinhando com o lápis ou marcador. Explique que a compreensão do problema é essencial para chegar a uma estratégia correta.
Propósito: Apresentar soluções através da decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O valor representado está errado?
- Então, por que não podemos usar essa moeda?
- Quais outras trocas que podemos fazer para preencher a pedra?
- Se vocês tivessem que continuar o jogo, qual seria a próxima pedra?
- E, se a gente colocasse o valor na pedra em branco de R$ 0,75, quais combinações poderíamos fazer?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Reforce o conceito de decomposição, registrando no quadro e exemplificando. Neste momento, peça mais exemplos de trocas de valores. Peça que eles registrem no caderno.
Propósito:Validar o processo de decomposição para resolução de situações-problema.
Discuta com a turma:
- Quais outros exemplos de trocas de valores?
- Se eu tiver o valor de R$ 0,30 ?
- Quem pode me dizer outros valores com as possíveis trocas?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14, 15, 16 e 17) .
Orientação: Convide os alunos a realizarem a atividade com mais situações-problemas envolvendo a decomposição.Entregue a atividade impressa e informe que eles irão resolver individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos utilizam o processo de decomposição nas trocas de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que é importante quando vamos resolver uma situação-problema?
- Podemos marcar as informações mais relevantes?
- Podemos utilizar as estratégias socializadas?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_03
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento sugere perguntas que envolvem a troca de moedas e como para o desenvolvimento da atividade principal, o aluno mobiliza esse conhecimento, é de extrema importância realizar a atividade sugerida. A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar as perguntas oralmente aos alunos, estimulando o cálculo mental e a articulação das ideias. Mas, ressaltando que de acordo com as respostas dos alunos, tanto é possível recorrer à utilização de moedas (confeccionadas ou de encartes) ou mesmo você, ser o escriba e registrar o raciocínio dos alunos (em lousa, papel Kraft, ...), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 3 e 4 e compartilhar com os alunos, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal retoma as trocas de moedas em uma situação de jogo. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, é importante fazer um resgate sobre o jogo dominó. Sugiro estimular uma conversa coletiva abordando: as peças, como se joga, as regras. Depois, apresente os slides 7 e 8 que correspondem a um dominó de moedas e favoreça aos alunos a percepção do encaixe das pedras, permitindo que compreendam o jogo, a regra e a problematização. Estabeleça um tempo para responderem à situação proposta e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre o jogo de dominó, e a atividade proposta nos slides 7 e 8, por textos, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 10, 11 e 12), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
As atividades do Raio X apresentadas nos slides 14, 15, 16 e 17, podem ser usadas para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições de moedas para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
- EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de decomposição de valores do sistema monetário
- Resolver situações - problema envolvendo composição de moedas.
Conceito-chave
Situações, problema, decomposição de valores moedas.
Recursos necessários
Cartolina, hidrocor,atividade impressa, material de apoio: moedas impressas , lápis, borracha, caderno e projetor.