14997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Grafia de pequenos textos com a letra cursiva.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre grafia de pequenos textos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é grafar pequenos textos com a letra cursiva.

Materiais necessários: Pen drive, notebook, datashow, caneta piloto, cartaz com o movimento mandão, papel cartão, papel com pauta, lápis, borracha, mensagem escrita em cartão impresso, cola, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçarem as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra ou para realizarem os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Carmen Silvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização:pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.

LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Registre no quadro ou projete o tema desta aula e apresente-o para os alunos. Diga que, nesta aula, eles irão relembrar as características da letra cursiva e irão escrever um pequeno texto, utilizando esse tipo de letra.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo alguns questionamento, tais como:
  • Alguém lembra como é o traçado das letras cursivas?

Espera-se que os alunos respondam que as letras cursivas são ligadas umas às outras na palavra, sem precisar tirar o lápis do papel e que esse tipo de letra pode ficar acima ou abaixo da linha. Caso os alunos não deem essa resposta, o professor pode relembrar essa explicação.

  • Vocês sabem como as letras são ligadas umas às outras na palavra?

Espera-se que os alunos respondam que é feita uma ligação através de um ponto de emenda que pode ser feito tanto na linha quanto na linha imaginária. Caso os alunos não consigam dar essa explicação, o professor pode fazer essa observação, relembrando o que já foi estudado em aulas anteriores.

  • Alguém pode citar exemplos de palavras que tenha letras cujo ponto de emenda é feito na linha?

Espera-se que os alunos citem alguns exemplos de palavras, tais como: língua, quatro, diferente, sentimento, pedra, faca, elefante, foca, laranja, estrela, mundo, dentes, etc.. Escreva os exemplos no quadro e mostre aos alunos o ponto de emenda na linha. Caso os alunos não consigam citar os exemplos, o professor pode citá-los, escrevê-los no quadro e mostrar aos alunos as letras que possuem o ponto de emenda na linha.

  • Alguém pode citar exemplos de palavras que tenha letras cujo ponto de emenda é feito na linha imaginária?

Espera-se que os alunos citem palavras que tenham a letra v seguida das letras a, e, i, o , u, r; a letra b seguida das letras, a, e, i, o, u, r, s, t, l e a letra o no meio da palavra, por exemplo, vassoura, vinho, substituir, rosto, briga, você, escovar, obter, livro, barco, buraco, economizar, molhar, torneira, copo, boca, lembrar, brisa, abelha, bicicleta, brinquedo, couve, ovo, cocada, etc.. Escreva os exemplos no quadro e chame a atenção dos alunos para o ponto de emenda feito na linha imaginária. Caso os alunos não consigam citar os exemplos, o professor pode citá-los, escrevê-los no quadro e mostrar aos alunos as letras que possuem o ponto de emenda na linha imaginária.

  • Quem lembra quais são os grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicial?

Espera-se que os alunos respondam que os grupos de letras que possuem o mesmo movimento ou traçado inicial são: (c, a, d, g, q, o); (l, b, h, k, f, e); (i, u, w, y, t, j, p, r, s); (v, n, m) e (x, z). Escreva esses grupos de letras no quadro. Caso os alunos não consigam citar todos os grupos, o professor pode citar os grupos que faltam e escrevê-los no quadro. Caso os alunos não citem todas as letras que compõem determinado grupo, o professor pode acrescentar as letras que faltam, chamando a atenção dos alunos para que observem todas as letras daquele grupo. Caso os alunos não lembrem quais são os grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial (movimento mandão), o professor pode escrevê-los no quadro ou mostrá-los em um cartaz.

  • Chame a atenção dos alunos para o movimento que deve ser feito para completar cada letra, mostrando esse movimento no quadro ou no cartaz.
  • Escreva no quadro uma frase com letra cursiva ou projete-a e explique aos alunos que eles devem deixar um espaço entre uma palavra e outra na frase e que um conjunto de palavras e frases forma um texto. É interessante escrever uma frase de um texto conhecido pelos alunos.

Materiais complementares:

Acesse um modelo de cartaz com o movimento mandão: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue para os alunos uma mensagem de um cartão, escrita com a letra cursiva, para que eles façam a leitura e observem o traçado das letras nas palavras, o espaço entre uma palavra e outra e as informações necessárias nesse tipo de texto (nome do destinatário, pequena mensagem, despedida, data e assinatura).
  • Faça a leitura da mensagem de forma coletiva. Em seguida, entregue um retângulo de papel com pauta (sugestão de medida 10x7cm) para cada aluno e solicite que eles escrevam uma mensagem de cartão para alguém que eles queiram, com a letra cursiva.
  • Explique aos alunos que, eles devem colocar o nome do destinatário, uma pequena mensagem, a despedida, a data e a sua assinatura/nome, usando a letra cursiva, conforme o modelo de mensagem que leram.
  • Ofereça o alfabeto com a letra cursiva para consulta, caso os alunos precisem e, oriente que eles tentem escrever cada palavra sem tirar o lápis do papel e que deixem um espaço entre uma palavra e outra.
  • Circule pela sala, observando os alunos durante a tarefa e faça intervenções quando os alunos não conseguirem fazer a emenda entre uma letra e outra na linha imaginária. Nesse caso, escreva a palavra em um rascunho e peça que os alunos observem como a emenda foi feita. Caso algum aluno não consiga traçar determinada letra na forma cursiva, escreva-a em um rascunho e mostre qual é o movimento inicial e qual movimento deve ser feito para completá-la. Caso algum aluno emende duas palavras, explique que ele deve deixar um espaço entre uma palavra e outra. Nesse momento, o professor também pode fazer intervenções para as dúvidas dos alunos em relação ao sistema de escrita alfabética.
  • Acompanhe a atividade, solicitando que os alunos leiam a mensagem que estão escrevendo, a fim de que eles percebam se falta alguma letra ou palavra. Caso a mensagem esteja incompleta, solicite que eles escrevam a letra ou a palavra que falta. Caso esteja faltando alguma letra ou palavra na mensagem e os alunos não consigam perceber durante a leitura, solicite que releia o pequeno texto, palavra por palavra, até identificarem a lacuna.
  • Depois que os alunos escreverem a mensagem no retângulo de papel com pauta, entregue um retângulo de papel cartão na mesma medida 10x7cm para que os alunos colem a mensagem.
  • Ajude os alunos a alinharem os dois papéis, a fim de que consigam fazer a colagem de forma adequada.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a tarefa e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança.

Materiais complementares:

Acesse um modelo de mensagem para cartão: clique aqui.

Acesse o alfabeto com a letra cursiva: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Depois que os alunos concluírem a tarefa, questione:
  • Qual foi a palavra mais difícil de escrever? É possível que os alunos respondam que foi mais difícil escrever as palavras que possuem um ponto de emenda na linha imaginária. Nessa situação, mostre aos alunos como essa emenda pode ser feita.
  • Qual foi a letra mais difícil de traçar? Caso algum aluno aponte alguma letra, mostre-a em uma palavra, ressaltando o movimento inicial e o movimento que deve ser feito para completá-la.
  • Vocês observaram que algumas letras na forma cursiva ficam acima e abaixo da linha? Espera-se que os alunos respondam que as letras p, q, f, g, j, z ficam acima e abaixo da linha.
  • Convide quatro alunos para fazerem a leitura da mensagem que fizeram com a letra cursiva.
  • Diga aos alunos que a letra cursiva é muito utilizada no dia-a-dia e que pelo fato de não precisar tirar o lápis do papel até completar a palavra, a escrita com esse tipo de letra se torna mais rápida quando se tem prática.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é grafar pequenos textos com a letra cursiva.

Materiais necessários: Pen drive, notebook, datashow, caneta piloto, cartaz com o movimento mandão, papel cartão, papel com pauta, lápis, borracha, mensagem escrita em cartão impresso, cola, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçarem as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra ou para realizarem os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Carmen Silvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização:pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.

LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Registre no quadro ou projete o tema desta aula e apresente-o para os alunos. Diga que, nesta aula, eles irão relembrar as características da letra cursiva e irão escrever um pequeno texto, utilizando esse tipo de letra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo alguns questionamento, tais como:
  • Alguém lembra como é o traçado das letras cursivas?

Espera-se que os alunos respondam que as letras cursivas são ligadas umas às outras na palavra, sem precisar tirar o lápis do papel e que esse tipo de letra pode ficar acima ou abaixo da linha. Caso os alunos não deem essa resposta, o professor pode relembrar essa explicação.

  • Vocês sabem como as letras são ligadas umas às outras na palavra?

Espera-se que os alunos respondam que é feita uma ligação através de um ponto de emenda que pode ser feito tanto na linha quanto na linha imaginária. Caso os alunos não consigam dar essa explicação, o professor pode fazer essa observação, relembrando o que já foi estudado em aulas anteriores.

  • Alguém pode citar exemplos de palavras que tenha letras cujo ponto de emenda é feito na linha?

Espera-se que os alunos citem alguns exemplos de palavras, tais como: língua, quatro, diferente, sentimento, pedra, faca, elefante, foca, laranja, estrela, mundo, dentes, etc.. Escreva os exemplos no quadro e mostre aos alunos o ponto de emenda na linha. Caso os alunos não consigam citar os exemplos, o professor pode citá-los, escrevê-los no quadro e mostrar aos alunos as letras que possuem o ponto de emenda na linha.

  • Alguém pode citar exemplos de palavras que tenha letras cujo ponto de emenda é feito na linha imaginária?

Espera-se que os alunos citem palavras que tenham a letra v seguida das letras a, e, i, o , u, r; a letra b seguida das letras, a, e, i, o, u, r, s, t, l e a letra o no meio da palavra, por exemplo, vassoura, vinho, substituir, rosto, briga, você, escovar, obter, livro, barco, buraco, economizar, molhar, torneira, copo, boca, lembrar, brisa, abelha, bicicleta, brinquedo, couve, ovo, cocada, etc.. Escreva os exemplos no quadro e chame a atenção dos alunos para o ponto de emenda feito na linha imaginária. Caso os alunos não consigam citar os exemplos, o professor pode citá-los, escrevê-los no quadro e mostrar aos alunos as letras que possuem o ponto de emenda na linha imaginária.

  • Quem lembra quais são os grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicial?

Espera-se que os alunos respondam que os grupos de letras que possuem o mesmo movimento ou traçado inicial são: (c, a, d, g, q, o); (l, b, h, k, f, e); (i, u, w, y, t, j, p, r, s); (v, n, m) e (x, z). Escreva esses grupos de letras no quadro. Caso os alunos não consigam citar todos os grupos, o professor pode citar os grupos que faltam e escrevê-los no quadro. Caso os alunos não citem todas as letras que compõem determinado grupo, o professor pode acrescentar as letras que faltam, chamando a atenção dos alunos para que observem todas as letras daquele grupo. Caso os alunos não lembrem quais são os grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial (movimento mandão), o professor pode escrevê-los no quadro ou mostrá-los em um cartaz.

  • Chame a atenção dos alunos para o movimento que deve ser feito para completar cada letra, mostrando esse movimento no quadro ou no cartaz.
  • Escreva no quadro uma frase com letra cursiva ou projete-a e explique aos alunos que eles devem deixar um espaço entre uma palavra e outra na frase e que um conjunto de palavras e frases forma um texto. É interessante escrever uma frase de um texto conhecido pelos alunos.

Materiais complementares:

Acesse um modelo de cartaz com o movimento mandão: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue para os alunos uma mensagem de um cartão, escrita com a letra cursiva, para que eles façam a leitura e observem o traçado das letras nas palavras, o espaço entre uma palavra e outra e as informações necessárias nesse tipo de texto (nome do destinatário, pequena mensagem, despedida, data e assinatura).
  • Faça a leitura da mensagem de forma coletiva. Em seguida, entregue um retângulo de papel com pauta (sugestão de medida 10x7cm) para cada aluno e solicite que eles escrevam uma mensagem de cartão para alguém que eles queiram, com a letra cursiva.
  • Explique aos alunos que, eles devem colocar o nome do destinatário, uma pequena mensagem, a despedida, a data e a sua assinatura/nome, usando a letra cursiva, conforme o modelo de mensagem que leram.
  • Ofereça o alfabeto com a letra cursiva para consulta, caso os alunos precisem e, oriente que eles tentem escrever cada palavra sem tirar o lápis do papel e que deixem um espaço entre uma palavra e outra.
  • Circule pela sala, observando os alunos durante a tarefa e faça intervenções quando os alunos não conseguirem fazer a emenda entre uma letra e outra na linha imaginária. Nesse caso, escreva a palavra em um rascunho e peça que os alunos observem como a emenda foi feita. Caso algum aluno não consiga traçar determinada letra na forma cursiva, escreva-a em um rascunho e mostre qual é o movimento inicial e qual movimento deve ser feito para completá-la. Caso algum aluno emende duas palavras, explique que ele deve deixar um espaço entre uma palavra e outra. Nesse momento, o professor também pode fazer intervenções para as dúvidas dos alunos em relação ao sistema de escrita alfabética.
  • Acompanhe a atividade, solicitando que os alunos leiam a mensagem que estão escrevendo, a fim de que eles percebam se falta alguma letra ou palavra. Caso a mensagem esteja incompleta, solicite que eles escrevam a letra ou a palavra que falta. Caso esteja faltando alguma letra ou palavra na mensagem e os alunos não consigam perceber durante a leitura, solicite que releia o pequeno texto, palavra por palavra, até identificarem a lacuna.
  • Depois que os alunos escreverem a mensagem no retângulo de papel com pauta, entregue um retângulo de papel cartão na mesma medida 10x7cm para que os alunos colem a mensagem.
  • Ajude os alunos a alinharem os dois papéis, a fim de que consigam fazer a colagem de forma adequada.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a tarefa e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança.

Materiais complementares:

Acesse um modelo de mensagem para cartão: clique aqui.

Acesse o alfabeto com a letra cursiva: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Depois que os alunos concluírem a tarefa, questione:
  • Qual foi a palavra mais difícil de escrever? É possível que os alunos respondam que foi mais difícil escrever as palavras que possuem um ponto de emenda na linha imaginária. Nessa situação, mostre aos alunos como essa emenda pode ser feita.
  • Qual foi a letra mais difícil de traçar? Caso algum aluno aponte alguma letra, mostre-a em uma palavra, ressaltando o movimento inicial e o movimento que deve ser feito para completá-la.
  • Vocês observaram que algumas letras na forma cursiva ficam acima e abaixo da linha? Espera-se que os alunos respondam que as letras p, q, f, g, j, z ficam acima e abaixo da linha.
  • Convide quatro alunos para fazerem a leitura da mensagem que fizeram com a letra cursiva.
  • Diga aos alunos que a letra cursiva é muito utilizada no dia-a-dia e que pelo fato de não precisar tirar o lápis do papel até completar a palavra, a escrita com esse tipo de letra se torna mais rápida quando se tem prática.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano