Fotografias: Presente
Plano de Aula
Plano de aula: Crescimento urbano e os impactos na natureza
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor, precisará imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade). Você também precisará de papelão ou outro papel firme para fortalecer as peças do jogo, ou pode plastificá-las.
Material complementar:
HIS2_11UND03 - Fotografias: Presente - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Drkx9QSddmGPZFg3rdZ3czVutvfgH8T8SqmGQhApABNRRS3VMrh9cYhpZD79/his2-11und03-fotografias-presente.pdf
HIS2_11UND03 - Fotografias: Passado x Presente - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JqfPHbDR3JZz4T38VtKjus25Z3QkC5zSfbQA6XtdUQuU6R9APVUEWCgGhU8f/his2-11und03-fotografias-passado-x-presente.pdf
HIS2_11UND03 - Imagens dos slides para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HYVcSCzkX7Kdqq7qcEW3WJT4ZMJsqv2zeK6R7TNGTm7ATtfF57FPeHAHPXNy/his2-11und03-imagens-dos-slides-para-impressao.pdf
HIS2_11UND03 - Jogo -
HIS2_11UND03 - Imagens do jogo -
Para você saber mais:
Fonte: Trabalhador urbano na indústria e no comércio. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/trabalhador-urbano-na-industria-e-comercio.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cidade, doce cidade, de Ana Paula Severiano, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7532/cidade-doce-cidade. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: BNCC: O que muda em História para o ensino fundamental, de Rita Trevisan, disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/86/bncc-o-que-muda-em-historia-para-o-ensino-fundamental. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: Toda cidade tem muito o que contar, de Daniele Pechi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3495/toda-cidade-tem-muito-o-que-contar. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: 14 jogos que contribuem para a aprendizagem, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3582/14-jogos-que-contribuem-para-a-aprendizagem. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Ao final desta aula espera-se que os alunos possam compreender as consequências do crescimento das cidades e indústrias, aprendendo as possibilidades das formas de trabalho urbanas e os seus impactos na natureza.
Para você saber mais:
Fonte: Trabalhador urbano na indústria e no comércio. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/trabalhador-urbano-na-industria-e-comercio.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cidade, doce cidade, de Ana Paula Severiano, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7532/cidade-doce-cidade. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: BNCC: O que muda em História para o ensino fundamental, de Rita Trevisan, disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/86/bncc-o-que-muda-em-historia-para-o-ensino-fundamental. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: Toda cidade tem muito o que contar, de Daniele Pechi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3495/toda-cidade-tem-muito-o-que-contar. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: 14 jogos que contribuem para a aprendizagem, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3582/14-jogos-que-contribuem-para-a-aprendizagem. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Antes de começar a atividade, esclareça o conceito de zona urbana e trabalho urbano, você pode utilizar a imagem do slide para apresentar o conteúdo.
Escolha um local ou construção da sua cidade para podermos trabalhar durante esta aula, você pode utilizar: locais de comércio ou indústria; locais que costumavam ser ou ainda são a prefeitura da cidade, o teatro, a delegacia, o hospital (etc.), ou a própria escola se você preferir ou não puder levar as crianças até os outros lugares.
Leve em consideração no momento da escolha, formas de trabalho que são característicos da cidade, locais que tenham sido alterados pela industrialização ou urbanização e, principalmente, locais que você consiga uma fotografia antiga para trabalharmos no próximo momento.
Depois de escolhida a construção que melhor atende essas especificações, e esclarecidos os conceitos, explique que vocês vão até o local escolhido e lá terão que desenhar com o máximo de detalhes que puderem o que irão ver.
Chegando no local, pergunte se eles sabem o que funciona ali e o que é produzido/ oferecido, exemplo: é um hospital, local onde cuidam de pessoas com problemas de saúde; ou, é uma fábrica, eles produzem pneus. Se eles puderem fotografar a construção e os arredores é interessante que façam, pois quando voltarem para a escola poderão responder as atividades com mais detalhes e referências do que se utilizarem apenas a memória.
Em classe, pergunte:
- O que vocês mais viram pelo caminho?
- Havia mais árvores ou carros?
- Como é o local que observamos? Bonito/ feio? Grande/ pequeno? Limpo/ sujo?
- Havia muitas pessoas trabalhando lá?
Não podendo ir até o local com a turma, você pode tirar fotos e levar para que façam a mesma atividade, ou então, pode utilizar o material complementar disponível no link: HIS2_11UND03 - Fotografias: Presente - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Drkx9QSddmGPZFg3rdZ3czVutvfgH8T8SqmGQhApABNRRS3VMrh9cYhpZD79/his2-11und03-fotografias-presente.pdf
Como adequar à sua realidade: Se sua cidade for pequena, pouco urbanizada ou de zona rural, utilize vídeos ou fotografias de outros locais para apresentar o conteúdo. É importante que tenham contato com elementos de zona urbana para a realização desta aula.
Para você saber mais:
Fonte das fotografias: Youtube. Mogi das Cruzes - Passado e Presente. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=7eZQKHrV2PY. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Fonte: Youtube. A história de Mogi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DdcmbSl4Byk. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Fonte: Trabalhador urbano na indústria e no comércio. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/trabalhador-urbano-na-industria-e-comercio.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Para se inspirar: Patrimônio urbano e poesia, de Soraia Cristina Cardoso Lelis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5129/poeticas-urbanas-cidadao-e-cidadania. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Neste momento você irá entregar à eles as fotografias antigas do local que visitaram para que comparem com as atuais que fizeram, peça que observem com atenção o que há de diferente no antes e no agora, será como um jogo dos sete erros. E se você conseguir mais de uma fotografia do local, peça que tentem colocar em uma linha do tempo, mostrando o passar do tempo e as mudanças. Peça que em grupos respondam as questões:
- O que permanece com o passar do tempo?
- As construções permanecem iguais, foram restauradas ou derrubadas para dar espaço a uma construção nova?
- Qual a diferença nas árvores que havia antes e nas de agora?
- Quais mudanças aconteceram?
- Qual a maior mudança? Por quê?
Acompanhe as respostas anotando as conclusões no quadro.
Se você tiver utilizado uma das imagens do material complementar na atividade anterior, verifique a comparação correspondendente a fotografia escolhida para este momento no link: HIS2_11UND03 - Fotografias: Passado x Presente - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JqfPHbDR3JZz4T38VtKjus25Z3QkC5zSfbQA6XtdUQuU6R9APVUEWCgGhU8f/his2-11und03-fotografias-passado-x-presente.pdf
Caso você tenha usado outros exemplos na atividade anterior, siga esta etapa utilizando fotografias do mesmo local.
Para você saber mais:
Fonte: Cidade, doce cidade, de Ana Paula Severiano, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7532/cidade-doce-cidade. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: BNCC: O que muda em História para o ensino fundamental, de Rita Trevisan, disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/86/bncc-o-que-muda-em-historia-para-o-ensino-fundamental. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Fonte: Toda cidade tem muito o que contar, de Daniele Pechi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3495/toda-cidade-tem-muito-o-que-contar. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente o slide ou imprima a imagem referente a sistematização disponível no link: HIS2_11UND03 - Imagens dos slides para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HYVcSCzkX7Kdqq7qcEW3WJT4ZMJsqv2zeK6R7TNGTm7ATtfF57FPeHAHPXNy/his2-11und03-imagens-dos-slides-para-impressao.pdf
A atividade desta etapa é um jogo de dominó para trabalhar a assimilação das formas de trabalho com os impactos ambientais causados em áreas urbanas, está no material complementar disponível no link: HIS2_11UND03 - Jogo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vYzdx4FDs76289wHRRyatDMZTEC2R6PaV4gAMQBJ7SdsmbfzJqdMvrqSaNnP/his2-11und03-jogo.pdf
Antes de entregar as fichas do jogo para a turma, mostre as imagens que aparecem nas peças e faça uma sondagem, pois é importante esclarecer o que acontece em cada imagem para que possam associar os pares e jogar. As imagens estão disponíveis no link: HIS2_11UND03 - Imagens do jogo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HsZEPj5BpmNjNAPs4ATxUU2nqUce4NGeav6JRaVMWehftavWXpKUMJZv98Z2/his2-11und03-imagens-do-jogo.pdf
Espera-se que nesta aula eles assimilem as formas de trabalho e atividades comuns à áreas urbanas, reconhecendo alterações no espaço da cidade a partir da identificação do crescimento da sua região.
Para você saber mais:
Fonte: 14 jogos que contribuem para a aprendizagem, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3582/14-jogos-que-contribuem-para-a-aprendizagem. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é aprender sobre o impacto das formas de trabalho urbano no meio ambiente. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Peça que escolham uma das fotografias para responder as perguntas abaixo:
- O que vocês mais viram pelo caminho?
- Havia mais árvores ou carros?
- Como é o local que observamos? Bonito/feio? Grande/pequeno? Limpo/sujo?
- Havia muitas pessoas trabalhando lá?
Aguarde as respostas do grupo. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, solicite que respondam e debatam no coletivo. Se for em momento assíncrono, peça que gravem um vídeo com as respostas.
Problematização
Para esta etapa, você deve compartilhar o arquivo de problematização. Peça para fazerem um exercício comparativo. Solicite que os estudantes respondam, via áudio, às questões:
- O que permanece com o passar do tempo?
- As construções permanecem iguais, foram restauradas ou derrubadas para dar espaço a uma construção nova?
- Qual a diferença nas árvores que haviam antes e nas de agora?
- Quais mudanças aconteceram?
Peça que, no caderno, os estudantes respondam. Em seguida, solicite que compartilhem as respostas no grupo da escola. Faça a mediação necessária para que a aprendizagem aconteça.
Sistematização
Para sistematizar, os alunos irão jogar um jogo de dominó com alguém da casa. O jogo ajudará o estudante a assimilar as ideias sobre os impactos ambientais causados em áreas urbanas (link disponível aqui). Os estudantes devem gravar vídeos praticando o jogo e enviá-los para o grupo da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Impacto ambiental”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12. EF02HI02 e habilidades conexas entre outros componentes EF01CI08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Palavras-Chave: Atividades econômicas; Meio ambiente; Sustentabilidade; Zona urbana; Trabalho Urbano; Impacto ambiental.