Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Blog de Alfabetização

Troque experiências e boas práticas sobre o processo de aquisição da língua escrita.

Como a Alfabetização pode ajudar a reduzir as evasões

Aprender a ler e escrever é o primeiro passo para o exercício da cidadania

POR:
Mara Mansani
menino sorrindo sentado em mesa com lápis amarelo na mão
Crédito: Getty Images

Segundo dados do IBGE, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015 presentes no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2018, No Brasil, a cada 100 estudantes que ingressam na escola, 86 concluem o Ensino Fundamental 1, 76 concluem o Fundamental 2 e 59 chegam ao fim do Ensino Médio.

Ou seja, são 41 alunos a cada 100 que ficam pelo caminho na trajetória escolar. Um verdadeiro afunilamento! Um estrangulamento das possibilidades de aprendizagem das nossas crianças, adolescentes e jovens.

Dados impactantes, não é mesmo? Mas não são apenas números: são histórias de vida, pessoas sem expectativas e sem esperanças de uma vida melhor, à margem da nossa sociedade. É parte do retrato da desigualdade social em nosso país.

LEIA MAIS  Como estão as escolas públicas do Brasil?

E de quem é a responsabilidade? Acredito que seja um problema de toda a sociedade. Todos nós mesmo. Não podemos aceitar mais nenhuma criança, adolescente ou jovem sem acesso à Educação. Educação não é prêmio ou recompensa, é um direito de todos.

Se o problema é de todos nós, a solução também está em nossas mãos. Podemos e precisamos, cada um de nós, fazer a nossa parte, principalmente os professores alfabetizadores como eu. Afinal, não estar alfabetizado é estar excluído, à margem do exercício da cidadania.

São muitos os motivos que podem levar nossos estudantes a estar fora da escola, a se perder pelo caminho e não concluir seus estudos. Mas alguns deles são diretamente ligados à escola e ao nosso trabalho em sala de aula, como por exemplo aulas sem significado e uma alfabetização sem qualidade.

Uma alfabetização de qualidade é também a base para a trajetória de aprendizagem nas demais etapas da vida escolar dos alunos. Muitas crianças que não foram alfabetizadas adequadamente carregam suas defasagens ao longo dos anos letivos, continuam apresentando dificuldades, se sentem desmotivadas, não conseguem acompanhar o ritmo das aulas e acabam abandonando a escola.

Se você, professor alfabetizador, estiver enfrentando dificuldades na sala de aula com seus alunos, peça o apoio da equipe pedagógica de sua escola, reúna-se com seus colegas, pensem em estratégias coletivamente, estude novas práticas de alfabetização, chame os pais para acompanharem mais de perto a alfabetização de seus filhos. O que não podemos permitir é que as crianças avancem nos anos letivos com defasagens de aprendizagem, sem tomar uma atitude com relação a isso. Muitas coisas não dependem somente de nós, mas há soluções que estão próximas e são possíveis.

Educação com significado

Muitas vezes queremos escolarizar a vida, propondo práticas educativas que não correspondem às necessidades reais. Afinal, para quê precisamos aprender a ler e escrever? Para fazer uso disso em nosso dia a dia. Saber ler, escrever, interpretar e compreender o que se lê, ou seja, estar alfabetizado, é um dos primeiros passos em nossas vidas para o exercício da nossa cidadania.

Vemos gerações que enfrentam dificuldades e não conseguem se comunicar para defender seus direitos, fazer uso de medicamentos ao ler uma bula, compreender um contrato de aluguel, tirar uma habilitação para dirigir automóveis, entre outras coisas.

Mas não basta somente fazer a nossa parte como alfabetizadores. É importante que toda a sociedade preste atenção no que acontece na Educação, pois diz respeito e afeta a sociedade como um todo. Precisamos propagar essa bandeira. Os países com melhor qualidade de vida têm a Educação como prioridade. Quando todos estão na escola e aprendendo, temos a oportunidade de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Vamos seguir lutando por uma Educação de qualidade e para todos!

#Nem1SemEscola
#Nem1SemProfessor
#Nem1SemAprender

Essa é a luta de quem acredita que a Educação pode transformar vidas, sem desperdiçar talentos. Esse é o nosso compromisso.

Um grande abraço,

Mara Mansani

Tags

Guias

Tags

Guias