Slide inicial
Plano de Aula
Plano de aula: E o tempo? Passa?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina (ou pratinhos de papelão), alfinete, fita adesiva, tesoura, cola, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Como construir um relógio de sol: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Sol . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que contém o slide inicial desta aula: HIS2_07UND01 Slide inicial:
- Fonte de mídia: O diário de Mika em Quem apagou o dia? https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- A história do relógio: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_07UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nv4sC3pqzm6rz64R23zJ8rDuYJWckvVPV4rU2HhtFvFY8Qgg4DpzvpBY7c23/his2-07und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Fonte de áudio de música brasileira: Galinha Pintadinha - A dança das caveiras (Tumbalacatumba) - https://www.youtube.com/watch?v=jjr2QJT30nk . Acesso em: 20 de outubro de 2018. (3:01min)
- Fonte de mídia contendo a letra da música A dança das caveiras (Tumbalacatumba) https://www.vagalume.com.br/galinha-pintadinha/tumbalacatumba.html. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o slide da Sistematização: HIS2_07UND01 - Slide da Sistematização- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDxaEW7gJe7AdZ2q28MdeEhJA5dQKEHNPJt9jfcwqwXMavMNJ46nDs4xN5U7/his2-07und01-slide-da-sistematizacao.pdf
- Como fazer um relógio de papel: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o passo a passo para a construção do relógio “de ponteiros” : HIS2_07UND01 - Passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KK5ddYZRGZR49A3jA9QCjtGsWjc2Wx3N2sbXyvhGUqRMw8Jz8DKdgdBNTWjT/his2-07und01-passo-a-passo.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- O relógio ou nós? Uma visão da invenção do tempo social na percepção político-cultural de Edward P. Thompson: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/download/1980-3532.2017n17p55/37623 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo histórico: https://www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo cronológico e tempo histórico: https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo e História: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- O tempo histórico m sala: desafios e possibilidades: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174829/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Luisa%20Rosati.pdf. . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Providencie, com antecedência, uma caixa e nela coloque três tipos diferentes de marcadores de tempo: poderá ser uma ampulheta, um relógio digital, um relógio analógico, um relógio de sol (para você construir um relógio de sol consulte o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Sol (acesso em 14 de março de 2019), ou um relógio de pêndulo. Esta caixa será usada para discorrer sobre o conteúdo desta aula.
- Providencie, com antecedência, o material necessário para construção de um relógio “de ponteiro”. Acesse o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019) para saber o que é necessário.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente este slide aos alunos. Levante, com os alunos, hipóteses sobre por que existe o dia e a noite.
- Caso não seja possível apresentar o slide, utilize o documento que contém esta imagem HIS2_07UND01 Slide inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvqjq5uUmPCrDSu6HbnJ2rvJcnxxQPzbHDvkYbfnFrADzGrMZMpA7jwBaZaa/his2-07und01-slide-inicial.pdf
- Utilize-se destes questionamentos:
- Vocês sabem por que existe o dia e a noite?
- Como as pessoas antigamente sabiam que o tempo passou?
- Como nós sabemos que o tempo passou?
- Como as pessoas antigamente faziam para marcar o tempo?
- Como nós fazemos para marcar o tempo?
- Diga aos alunos que você trouxe um vídeo para eles saberem um pouco mais sobre o dia e a noite.
- Apresente o vídeo O diário de Mika em Quem apagou o dia? https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw (acesso em 14 de março de 2019)
- Após assistir, relembre com os alunos que a menininha da historinha disse várias coisas que ela faz durante o dia e a noite.
- Questione sobre como ela faz para saber quando tem que fazer cada coisa.
- Registre no quadro todas as hipóteses dos alunos.
- Conte aos alunos que marcar o tempo sempre foi uma preocupação das pessoas. Desde antigamente foram pensadas e feitas várias formas para marcar o tempo: Marcavam o tempo através do aparecimento do sol e da lua no céu e da observação dos fenômenos da natureza. Foi criado o relógio do sol que marcava o tempo usando a sombra que o sol produzia em um determinado objeto. Mas ele não era totalmente perfeito, pois quando a noite chegava não tinha como usar este relógio. Quem imagina por quê? As clepsidras (relógios que utilizavam água) e as ampulhetas, os conhecidos relógios de areia, são muito antigos, mas ainda não eram os melhores marcadores de tempo. Foi inventado um relógio que usava o fogo - o relógio de azeite. Ele tinha duas funções: marcar as horas e iluminar o ambiente onde estava. Foram criados os relógios de quartzo, de pêndulo, de bolso, de pulso, analógico (diga aos alunos que este é mais conhecido por relógio “de ponteiros”. Por que vocês acham que ele é assim conhecido?) e digital. Todos foram inventados com a intenção de ser preciso com a marcação do tempo.
(Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio. Acesso em: 20 de outubro de 2018.)
- Apresente a caixa com os relógios e instigue os alunos a investigar os objetos.
- Apresente um relógio de cada vez fazendo as seguintes perguntas:
- De que material é feito?
- Para que serve?
- Como funciona?
- Quem usava (ou quem usa?)?
- Ainda é usado?
- Onde podemos encontrá-lo?
Como adequar à sua realidade:
- Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o entendimento sobre de onde vem o dia e a noite, converse com os alunos sobre o que observam desde a hora que eles acordam até a hora que eles vão dormir.
- Caso não seja possível fazer a caixa com os objetos propriamente ditos, utilize imagens destes objetos e proceda com os questionamentos da mesma forma.
Para você saber mais:
- A ação de apresentar objetos (neste caso os relógios) para o conhecimento e investigação por parte dos alunos torna-se um facilitador para a aprendizagem, visto que propicia um contato com fontes históricas muitas vezes distantes do cotidiano do grupo.
- Acesse o link a seguir para obter mais informações sobre o surgimento e evolução dos marcadores de tempo: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio (acesso em 14 de março de 2019
- O uso do vídeo explicativo é uma boa ferramenta que auxilia, visualmente, a construção do pensamento sobre fatos do cotidiano, fortalecendo a ideia de que todas as coisas (ou quase todas) possuem uma explicação para elas existirem ou acontecerem.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Apresente o slide. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nv4sC3pqzm6rz64R23zJ8rDuYJWckvVPV4rU2HhtFvFY8Qgg4DpzvpBY7c23/his2-07und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Questione aos alunos:
- Como conseguimos executar nossas tarefas do dia?
- Podemos fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo?
- Dependemos de como está o dia para fazermos nossas tarefas?
- Como sabemos que está na hora de fazer as refeições?
- Como vocês sabem que está na hora de ir à escola?
- Como vocês sabem que está na hora do seu programa favorito?
- Como sabemos que está na hora de ir deitar?
- O que podemos usar para nos ajudar a lembrar a que momento temos que fazer nossas tarefas?
- Diga que nem todas as pessoas utilizam-se dos mesmos instrumentos para fazer suas tarefas. As crianças indígenas, por exemplo, têm como instrumento de marcação do tempo a natureza (seus fenômenos, seus recursos, etc.).
- Leve os alunos até o espaço aberto da escola e diga que observarão o céu:
- Hoje tem sol?
- Como está o céu? Tem nuvens?
- Sintam a temperatura: está quente? está frio?
- Há muita ou pouca claridade?
- O que se pode fazer em um dia como este?
- Deixe que os alunos se expressem (verbalmente e fisicamente) neste momento.
- Sente-se em roda e peça aos alunos para fecharem os olhos e pensarem “Mas e se fosse noite?” e questione:
- O céu estaria claro ou escuro?
- O que veríamos no céu?
- Como estaria a temperatura?
- O que pode ser feito quando está de noite?
- Podemos fazer as mesmas coisas que fazemos quando está de dia?
- Brinque com as crianças de mímica, usando a música “A dança das caveiras (Tumbalacatumba)”.
- Esta música possui vários ritmos, caso necessite acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=jjr2QJT30nk )acesso em 14 de março de 2019 , para conhecer um dos ritmos e a letra da música.
- Caso deseje acesse o link que contém a letra da música A dança das caveiras (Tumbalacatumba): https://www.vagalume.com.br/galinha-pintadinha/tumbalacatumba.html (acesso em 14 de março de 2019
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Retorne à sala e apresente o slide. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND01 - Slide da Sistematização- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDxaEW7gJe7AdZ2q28MdeEhJA5dQKEHNPJt9jfcwqwXMavMNJ46nDs4xN5U7/his2-07und01-slide-da-sistematizacao.pdf
- Proponha aos alunos a confecção de um relógio analógico (“de ponteiros”).
- Entregue a cada aluno o material necessário para a construção do relógio.
- Caso necessite consulte o link para saber os passos para fazer este tipo de relógio: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019)
- Caso não consiga acessar o link acima, acesse o documento contendo as instruções para a montagem : HIS2_07UND01 - Passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KK5ddYZRGZR49A3jA9QCjtGsWjc2Wx3N2sbXyvhGUqRMw8Jz8DKdgdBNTWjT/his2-07und01-passo-a-passo.pdf
- Deixe que as crianças decorem os relógios como desejarem, mas atente para que deixem os números visíveis.
- Deixe que eles brinquem com o relógio por um breve tempo. Você poderá brincar de falar as horas e os alunos marcarem em seus relógios.
- Distribua uma folha sulfite para cada criança.
- Peça que representem dois momentos que normalmente eles fazem: um quando está de dia e outro quando está de noite.
- Afixe no mural da sala de aula (nomeie cada folha).
- Afixe também um título para acompanhar os desenhos dos alunos. Sugestão: O que faço de dia e de noite!
- Para que haja aplicabilidade desta aula, com relação aos objetivos da aprendizagem, proponha aos alunos usarem o relógio que confeccionaram (juntamente com um relógio real) para marcar a rotina da turma. Isto possibilitará aos alunos que vejam esse instrumento de marcação de tempo funcionando como o marcador das atividades deles (que é como acontece na dinâmica da vida social).
É importante que fique claro para o aluno que esse tipo de relógio foi escolhido pois é ele que regula as atividades laborais das quais todos fazemos parte. O uso desse instrumento nos permite monitorar o tempo das atividades realizadas, tal ação mudou de forma significativa as dinâmicas de vida e de trabalho da humanidade no momento do advento do capitalismo ocidental.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreender a importância da invenção do relógio para a humanidade e se houve apropriação das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, dia/noite, cronologia, rotina.
- Caso, substitua o círculo de cartolina por um pratinho de papelão.
- A escolha da confecção do relógio analógico para esta aula foi por ser esse instrumento de marcação de tempo o que é mais utilizado em nossa sociedade.
- Como forma de adaptação da atividade, você poderá escolher outro marcador de tempo para construir com seus alunos, de acordo com a cultura em que estejam inseridos, para que a atividade faça sentido e reflita a realidade de vida deles.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da invenção do relógio para a humanidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Lance aos estudantes as questões:
- Vocês sabem por que existe o dia e a noite?
- Como as pessoas antigamente sabiam que o tempo passou?
- Como nós sabemos que o tempo passou?
- Como as pessoas antigamente faziam para marcar o tempo?
- Como nós fazemos para marcar o tempo?
Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno, e compartilhem-nas no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio.
Problematização
Compartilhe com os estudantes as seguintes questões:
- Hoje tem sol? Como está o céu? Tem nuvens?
- Sintam a temperatura: está quente? Está frio?
- Há muita ou pouca claridade? O que se pode fazer em um dia como este?
Diga “mas e se fosse noite?”, e questione:
- O céu estaria claro ou escuro?
- O que veríamos no céu?
- Como estaria a temperatura?
- O que pode ser feito quando está de noite?
Peça que os estudantes vejam o vídeo “Caveiras Tumbalacatum” ou conte como a música acontece. Peça que se atentem para a passagem de tempo registrada na música e façam um vídeo escutando/dançando.
Sistematização
Construa com os estudantes um relógio analógico (ponteios). Peça que se atentem para organizarem os ponteiros maiores e mais grossos nos minutos, os menores nas horas, e os mais finos e maiores nos segundos. Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode solicitar que os estudantes respondam coletivamente. Se for em momento assíncrono, peça que produzam e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI07) Identificar e utilizar marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Palavras-Chave: Marcadores do tempo; Relógio; Dia/noite; Ontem/hoje/amanhã; Dias da semana; Rotina