Plano de Aula

Plano de aula: A evolução dos meios de comunicação

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Figuras de meios de comunicação antigos e atuais, cordão (aproximadamente 3 metros), pregadores de roupa ou durex.

Material complementar:

Poema Sonata ao Luar- Manoel de Barros:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9jdBQgV8HqVduJf5Cy2CmtBj3ZxfDdHv2dZJWxXX2Pu8xmgbmFFs3WGAW2z/geo2-03und04-sonata-ao-luar-manoel-de-barros.pdf

Atividade Linha do Tempo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFK8HSKZ8RCGMhfWG3Pvqkg7zsxsnbvnF25yXjV7xqSpygZZq7eRPbh6TYFW/geo2-03und04-atividade-linha-do-tempo.pdf

Para saber mais:

Cartilha de segurança para internet. Disponível em: <https://cartilha.cert.br/seguranca/>. Acesso em: 20 mai 2019.

SANTOMAURO, Beatriz. Cuidados na internet. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1525/cuidados-na-internet>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Peça às crianças para trazerem de casa 4 gravuras de meios de comunicação - 2 antigos e 2 atuais.

Observação importante: Caso necessário, direcione as figuras que cada um deverá trazer, distribuindo de forma homogênea a quantidade de gravuras de cada meio de comunicação, conforme a época. Ex: metade da turma antigos - metade da turma atuais. Caso seja possível, poderá ser sugerido uma pesquisa a internet para descobrir o ano desses inventos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse sobre o significado da palavra evolução.

Pergunte aos estudantes o que entendem do título do plano. Se necessário, diga o significado da palavra. Pergunte também o que são meios de comunicação: Como nós nos comunicamos? Deixe que dêem exemplos. Anote no quadro as ideias das crianças. Por exemplo: falando, com o olhar, com gestos, com palavras escritas, com bilhetes…

  • E os meios de comunicação? O que são? Deixe que pensem a respeito.

Explore as imagens:

  • Quem conhece essas imagens?
  • Já viram em algum lugar? Onde?
  • O que significam?

Caso necessário, explique aos estudantes:

Meios de comunicação são ferramentas através das quais pode-se repassar as informações que desejamos a poucas ou muitas pessoas, dependendo da capacidade do meio escolhido.

Como adequar à sua realidade: Procure conduzir a discussão à sua realidade. Em algumas regiões a internet é mais acessível, noutras os telefones públicos ainda fazem parte da rotina. Portanto, priorize a realidade vivida pela comunidade na qual estão inseridos.

Para você saber mais:

Tv e Internet são os meios de comunicação mais utilizados:

https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/tv-e-o-meio-preferido-por-63-dos-brasileiros-para-se-informar-e-internet-por-26-diz-pesquisa.ghtml

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA