GEO2_03UND04 - Atividade Linha do Tempo
Plano de Aula
Plano de aula: A evolução dos meios de comunicação
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Figuras de meios de comunicação antigos e atuais, cordão (aproximadamente 3 metros), pregadores de roupa ou durex.
Material complementar:
Poema Sonata ao Luar- Manoel de Barros:
Atividade Linha do Tempo:
Para saber mais:
Cartilha de segurança para internet. Disponível em: <https://cartilha.cert.br/seguranca/>. Acesso em: 20 mai 2019.
SANTOMAURO, Beatriz. Cuidados na internet. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1525/cuidados-na-internet>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Peça às crianças para trazerem de casa 4 gravuras de meios de comunicação - 2 antigos e 2 atuais.
Observação importante: Caso necessário, direcione as figuras que cada um deverá trazer, distribuindo de forma homogênea a quantidade de gravuras de cada meio de comunicação, conforme a época. Ex: metade da turma antigos - metade da turma atuais. Caso seja possível, poderá ser sugerido uma pesquisa a internet para descobrir o ano desses inventos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse sobre o significado da palavra evolução.
Pergunte aos estudantes o que entendem do título do plano. Se necessário, diga o significado da palavra. Pergunte também o que são meios de comunicação: Como nós nos comunicamos? Deixe que dêem exemplos. Anote no quadro as ideias das crianças. Por exemplo: falando, com o olhar, com gestos, com palavras escritas, com bilhetes…
- E os meios de comunicação? O que são? Deixe que pensem a respeito.
Explore as imagens:
- Quem conhece essas imagens?
- Já viram em algum lugar? Onde?
- O que significam?
Caso necessário, explique aos estudantes:
Meios de comunicação são ferramentas através das quais pode-se repassar as informações que desejamos a poucas ou muitas pessoas, dependendo da capacidade do meio escolhido.
Como adequar à sua realidade: Procure conduzir a discussão à sua realidade. Em algumas regiões a internet é mais acessível, noutras os telefones públicos ainda fazem parte da rotina. Portanto, priorize a realidade vivida pela comunidade na qual estão inseridos.
Para você saber mais:
Tv e Internet são os meios de comunicação mais utilizados:
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA