Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando uma Pesquisa
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com pesquisas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Definir um objeto de pesquisa e seu universo.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Definir um objeto de pesquisa e seu universo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida anote-o na lousa ou em um cartaz, para que ao final da aula no encerramento você e as crianças possam avaliar se ele foi cumprido ou não, e ainda, com este compartilhamento de objetivo, é possível envolver ainda mais seus alunos no processo de ensino e aprendizagem, num processo de corresponsabilidade entre docente/discente.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Discuta com a turma:
- O que vocês esperam aprender hoje?
- Tem alguma palavra do objetivo que vocês conhecem? Qual? O que quer dizer?
AQUECIMENTO (SLIDES 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Esta atividade deverá ser feita coletivamente com toda a classe, inicie a pesquisa com as perguntas do balão da personagem, levantando se as crianças sabem o que é uma pesquisa, se conhecem alguma e se sabem para que elas servem. Incentive as crianças a participarem valorizando as resposta que eles trouxerem. Num segundo momento apresente a eles o gráfico (Slide 4),e questione se já viram algo parecido em algum lugar, em seguida explique que se trata de um gráfico e que ele traz o resultado de uma pesquisa, explore as informações do gráfico, principalmente o assunto dele, faça perguntas “O que quem fez a pergunta tentou descobrir?”(objeto de pesquisa), e ainda, “quem respondeu as perguntas?” (universo da pesquisa).
Propósito: Introduzir o assunto da aula.
Discuta com a turma:
- No texto de orientação e nos slides tem perguntas a serem discutidas pelos alunos.
AQUECIMENTO (SLIDES 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Esta atividade deverá ser feita coletivamente com toda a classe, inicie a pesquisa com as perguntas do balão da personagem, levantando se as crianças sabem o que é uma pesquisa, se conhecem alguma e se sabem para que elas servem. Incentive as crianças a participarem valorizando as resposta que eles trouxerem. Num segundo momento apresente a eles o gráfico (Slide 4),e questione se já viram algo parecido em algum lugar, em seguida explique que se trata de um gráfico e que ele traz o resultado de uma pesquisa, explore as informações do gráfico, principalmente o assunto dele, faça perguntas “O que quem fez a pergunta tentou descobrir?”(objeto de pesquisa), e ainda, “quem respondeu as perguntas?” (universo da pesquisa).
Propósito: Introduzir o assunto da aula.
Discuta com a turma:
- No texto de orientação e nos slides tem perguntas a serem discutidas pelos alunos.
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Inicie a atividade tão logo tenha realizado o aquecimento, faça os questionamentos propostos: “O que eu quero descobrir?” / “A quem vou perguntar?” / “O que vou perguntar?”. Estas questões ajudam a pensar num planejamento de uma pesquisa que envolvem aspectos essenciais do processo de investigação, tais como: Objeto de Pesquisa, Universo da pesquisa, e a organização das perguntas na coleta de dados. Entregue a atividade impressa aos alunos e com você em lousa e eles na atividade, comecem a organização da pesquisa:
1. Defina com os alunos o que queremos descobrir: doces prediletos da turma, brinquedos preferidos, preferência de sabores de sorvete, etc, são algumas propostas que você pode fazer a turma, entretanto deixe que eles escolham. Este será o objeto de pesquisa.
2. Passe para a seleção dos entrevistados: serão somente as meninas?, somente os meninos?, meninos e meninas de nossa classe? Mais uma vez deixe que os alunos escolham, mas proponha: os selecionados conseguirão responder aquilo que descobrir? As respostas podem mudar dependendo de quem eu selecionar? Este será seu universo de pesquisa.
3. Enfim elabore as perguntas com alunos, numa pesquisa as perguntas podem ser abertas (livre resposta) ou fechadas (múltipla escolha), entretanto, por serem crianças pequenas, opte por perguntas fechadas, assim ficará mais fácil para fazer o tratamento dos dados. Questione ainda: Nossas perguntas respondem aquilo que queremos descobrir?
Com base nas perguntas elaboradas coletivamente pelas crianças, escrita por você em lousa, e por eles na atividade, o planejamento da pesquisa está pronta para ir a campo colher os dados.
Propósito: Planejar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
As questões a serem propostas à turma já se encontram nas orientações.
Materiais Complementares
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Inicie a atividade tão logo tenha realizado o aquecimento, faça os questionamentos propostos: “O que eu quero descobrir?” / “A quem vou perguntar?” / “O que vou perguntar?”. Estas questões ajudam a pensar num planejamento de uma pesquisa que envolvem aspectos essenciais do processo de investigação, tais como: Objeto de Pesquisa, Universo da pesquisa, e a organização das perguntas na coleta de dados. Entregue a atividade impressa aos alunos e com você em lousa e eles na atividade, comecem a organização da pesquisa:
1. Defina com os alunos o que queremos descobrir: doces prediletos da turma, brinquedos preferidos, preferência de sabores de sorvete, etc, são algumas propostas que você pode fazer a turma, entretanto deixe que eles escolham. Este será o objeto de pesquisa.
2. Passe para a seleção dos entrevistados: serão somente as meninas?, somente os meninos?, meninos e meninas de nossa classe? Mais uma vez deixe que os alunos escolham, mas proponha: os selecionados conseguirão responder aquilo que descobrir? As respostas podem mudar dependendo de quem eu selecionar? Este será seu universo de pesquisa.
3. Enfim elabore as perguntas com alunos, numa pesquisa as perguntas podem ser abertas (livre resposta) ou fechadas (múltipla escolha), entretanto, por serem crianças pequenas, opte por perguntas fechadas, assim ficará mais fácil para fazer o tratamento dos dados. Questione ainda: Nossas perguntas respondem aquilo que queremos descobrir?
Com base nas perguntas elaboradas coletivamente pelas crianças, escrita por você em lousa, e por eles na atividade, o planejamento da pesquisa está pronta para ir a campo colher os dados.
Propósito: Planejar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
As questões a serem propostas à turma já se encontram nas orientações.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 5
Orientação: Leia a sistematização do conceito para as crianças e peça que justifiquem se elas acham que o planejamento de vocês está completo.
Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Eu sei o que quero descobrir em minha pesquisa?
- Estou perguntando para quem?
- Estas pessoas podem responder devidamente as minhas perguntas? (exemplo perguntar sobre preferência de brinquedos a um adulto)
- Minhas perguntas tiram minhas dúvidas?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Faça um “Check List” com os alunos para verem se a pesquisa que vocês planejaram contempla tudo aquilo que uma pesquisa deve ter, registre o quadro na lousa e faça cada uma das perguntas às crianças, respondam “sim” ou “não” para cada um itens. Se em algum item vocês marcarem “não” retomem o planejamento da pesquisa.
Propósito: Verificar se todos os itens essenciais de uma pesquisa estão no planejamento.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Realize a leitura do encerramento para a turma, pergunte sobre o que eles aprenderam, se acreditam que a pesquisa que foi planejada dará certo quando for ser executada.
Propósito: Fazer o encerramento da aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje?
- Vocês gostaram?
- Será que nossa pesquisa dará certo quando formos fazê-la?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue a atividade as crianças e leia para eles, em seguida peça que eles respondam individualmente. Lembre-se que este é um momento de avaliação e portanto através desta atividade o professor poderá avaliar o quanto do conteúdo proposto na aula os alunos conseguiram aprender. Ao longo da realização da atividade percorra a sala, e faça intervenções produtivas. Para essas intervenções, faça o discuta com a turma com perguntas que o façam refletir sobre o universo da pesquisa.
Propósito: Realizar uma avaliação com os alunos.
Discuta com a turma:
- Sobre o que é a pesquisa?
- Quem foi entrevistado?
- O que se espera descobrir com a pesquisa?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade complementar
Para saber mais leia o texto “Avaliar para crescer”
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_19PES01
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentada. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, altere a comanda e peça que escrevam as escolhas que forem realizando para a pesquisa. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:
Aquecimento
Encaminhe as imagens dos slides e algumas questões sugeridas na orientação do plano de aula, indicando às famílias que conversem com as crianças sobre o que é uma pesquisa, para que serve e o seu registro através de uma tabela.
Atividade principal
A atividade principal trata de organizar uma pesquisa com a turma da sala de aula. A sugestão é que altere o público, que pode ser familiares, amigos, vizinhos, para o contexto ficar mais próximo dos alunos. Mantenha a pergunta sobre doces preferidos e sabores de sorvete, mas como provavelmente terão adultos respondendo à pesquisa, pode sugerir passeios preferidos. Com a ajuda de um familiar podem fazer o levantamento de dados para a pesquisa.
Nome do aluno pesquisador:
1- PINTE O QUE QUEREMOS DESCOBRIR COM FAMILIARES, AMIGOS E VIZINHOS:
DOCES PREFERIDOS
PASSEIOS PREFERIDOS
SABORES DE SORVETE PREFERIDOS
2- PINTE QUEM VAMOS ENTREVISTAR
ADULTOS E CRIANÇAS
APENAS ADULTOS
APENAS CRIANÇAS
3- ELABORE UMA PERGUNTA AO ENTREVISTADO QUE CONSIGA RESPONDER AO QUE VOCÊ QUER DESCOBRIR:
Envie a imagem, digital ou impressa, da atividade, com as alterações para que possam fazer em casa. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir a atividade, peça que escrevam suas escolhas para a pesquisa, conforme os itens da atividade e as questões que são a base para a pesquisa: O que eu quero descobrir? A quem vou perguntar? O que vou perguntar?
Aos familiares envie orientações para que auxiliem os alunos a fazerem as escolhas. Indique que é melhor (por conta da faixa etária dos alunos) determinar uma pergunta mais fechada, com múltipla escolha, pois facilitará o tratamento dos dados. Solicite que te encaminhem o planejamento da pesquisa.
Discussão da solução
Se achar viável, envie o “Check List” proposto no plano de aula para que respondam. Pode mandar antes ou juntamente com a devolutiva.
Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber as atividades, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Definir um objeto de pesquisa e seu universo.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.