Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Comparação entre duas pesquisas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com pesquisas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Comparar dados entre duas pesquisas.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar dados entre duas pesquisas.
Comparação entre duas pesquisas
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida, registre-o num canto da lousa para recuperar posteriormente, aproveite para perguntar aos alunos o que se lembram sobre pesquisa, e o que eles esperam aprender na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- O que é uma pesquisa?
- O que esperam aprender na aula de hoje?
RETOMADA (SLIDE 3 E 4)
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.
Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.
Discuta com a turma:
- Os gráficos são iguais?
- As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
- Os entrevistados são iguais ou diferentes?
- As respostas são iguais ou diferentes?
RETOMADA (SLIDE 3 E 4)
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.
Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.
Discuta com a turma:
- Os gráficos são iguais?
- As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
- Os entrevistados são iguais ou diferentes?
- As respostas são iguais ou diferentes?
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.
Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.
Discuta com a turma:
- Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
- As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
- Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
- Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos apresentarem dúvidas faça com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.
Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.
Discuta com a turma:
- Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
- As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
- Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
- Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Resolução das atividades complementares
Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.
Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.
Discuta com a turma:
- Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
- As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
- Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
- Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Você e seus alunos farão uma espécie de “check list” com as questões da atividade principal. Pelo fato de serem questões fechadas e de múltipla escolha não se abrem muitas alternativas para respostas, mas é interessante neste momento conhecer as estratégias que cada dupla usou para chegar às respostas. Então a cada pergunta corrigida questione seus alunos sobre como conseguiram achar essas respostas.
Propósito: Discutir as soluções encontradas pela turma
Discuta com a turma:
- Qual resposta você pintou?
- Você tem certeza que ela é a correta?
- Onde encontrou essa resposta?
(Faça essas questões a cada correção)
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação: Leia para os alunos a fala da personagem, em seguida diga a eles o quanto avançaram em seus conhecimentos sobre pesquisa, isso os motivará, aproveite para recuperar o objetivo da aula e junto com as crinaças compartilhe se vocês juntos atingiram ele ou não.
Propósito: Realizar o desfecho da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês acharam da aula?
- Será que cumprimos nosso objetivo?
- Que mais sobre pesquisas ainda podemos aprender?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.
Discuta com a turma:
- Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
- Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
- Quais os itens prediletos dos alunos.
Materiais Complementares:
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.
Discuta com a turma:
- Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
- Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
- Quais os itens prediletos dos alunos.
Materiais Complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_19PES05
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentada, porém, se conseguir, organize momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Os alunos deverão realizar a atividade individualmente, na impossibilidade de fazer duplas. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que copiem somente as questões. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir com o aluno na organização e realização da pesquisa, conforme as sugestões. A aula poderá ser dividida em duas etapas.
Retomada
Encaminhe a imagem do slide da retomada com os gráficos. Indique às famílias que conversem, com as crianças, retomando os conhecimentos sobre a organização e registro dos dados de uma pesquisa. Mande as questões sugeridas no Discuta com a turma e algumas orientações, para que tenham subsídios para a conversa.
Atividade principal e Discussão da solução
A atividade principal é a comparação e análise dos dados de duas pesquisas. Encaminhe a imagem, digital ou impressa, da atividade e oriente que, se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir a atividade, copiem as questões. Indique ao familiar, que possa acompanhar, que converse com a criança sobre as pesquisas, com base nas questões do Discuta com a turma, que você deve enviar. Peça que após realizarem a atividade, respondam as seguintes questões e te encaminhem tudo junto:
1. QUAL FOI A QUESTÃO DA ATIVIDADE MAIS FÁCIL DE RESPONDER? POR QUÊ?
2. E A MAIS DIFÍCIL? EXPLIQUE COMO FEZ PARA RESOLVER.
Encerramento
Após receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de Encerramento) e alguma observação que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Comparar dados entre duas pesquisas.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.