Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Realizando uma Pesquisa
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com pesquisas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Pensar um instrumento de coleta e registro de dados para a realização de uma pesquisa em sala de aula.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Pensar um instrumento de coleta e registro de dados para a realização de uma pesquisa em sala de aula.
Realizando uma Pesquisa
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo para turma, questione-os sobre o que acreditam que irão aprender nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais palavras do objetivo vocês já ouviram falar?
- O que acham que aprenderão hoje?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Inicie a aula retomando os elementos essenciais para o planejamento de uma pesquisa: o que eu quero descobrir? A quem eu vou perguntar? O que eu vou perguntar? Se achar necessário retome a aula MAT1_19PES01 que trata deste assunto. Faça a leitura dos balões com as fala da personagem, questione as crianças sobre como colocar em prática a pesquisa planejada, sobre quais instrumentos podem ser usados, por exemplo, um questionário, ou algo similar.
Propósito: Introduzir a aula do dia.
Discuta com a turma:
- O que devemos planejar antes de iniciar uma pesquisa?
- Temos claro aquilo que queremos pesquisar?
- Quais perguntas fazer e a quem fazer?
- Como eu vou perguntar?
- Onde anotar as respostas?
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Faça as perguntas do balão às crianças, façam com que as crianças reflitam sobre quais perguntas escolheram, e se elas realmente respondem ao que se pretende descobrir, por último enfoque que ao separar as questões que iriam utilizar nas entrevistas eles montaram um instrumento de coleta de dados.
Propósito: Refletir sobre a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais foram as perguntas escolhidas?
- As respostas respondem ao queria descobrir?
- O instrumento de coleta foi útil?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, certifique-se que eles entenderam o que é um instrumento de pesquisa, e ainda a importância dele durante a coleta de dados na execução da pesquisa.
Propósito: Sistematizar o conceito principal trabalhado em aula.
Discuta com a turma:
- O que é um instrumento de coleta na pesquisa?
- O que vocês entendem por pesquisa?
- O que devemos levar em conta ao pensar nas perguntas a serem feitas?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, sintetize as aprendizagens do dia com ela, se julgar necessário faça uma lista com aquilo que elas acreditam ter aprendido na aula. Retome ainda o objetivo da aula e releia para as crianças, demonstrando que vocês cumpriram com o proposto para o dia.
Propósito: Fazer o desfecho da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês gostaram desta aula?
- Que outras coisas gostariam de aprender sobre a pesquisa?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Esta é uma atividade avaliativa que deve ser realizada individualmente. Entregue uma cópia do exercício para cada criança, peça que as crianças relacione o resultado obtido na tabela com a pergunta que pode ter sido feita para que se chegasse naquelas respostas. Após todos os alunos terminarem faça o “Discuta com a turma” com eles.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.
Discuta com a turma:
- Qual resposta é a correta?
- Por que você acha isso?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_19PES02
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode alterar o contexto da proposta do plano de aula, conforme a sugestão abaixo, realizando a maior parte da aula simultaneamente. Divida-a em duas aulas: a primeira até a montagem do instrumento de pesquisa, então os alunos poderão fazer uma ou mais entrevistas em casa. Envie às famílias orientações para que os alunos realizem ao menos uma entrevista. Então, faça uma segunda aula, com a discussão das soluções, fechando com a sistematização do conceito e o encerramento, como está indicado no plano de aula. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir com o aluno na organização e realização da pesquisa, conforme as sugestões. A aula poderá ser dividida em duas etapas.
1.ª Etapa:
Aquecimento
Encaminhe a imagem do slide e oriente as famílias para que relembrem, com os alunos, os elementos essenciais para o planejamento de uma pesquisa: o que eu quero descobrir? A quem eu vou perguntar? O que eu vou perguntar? Mande as questões sugeridas no Discuta com a turma, para que conversem.
Atividade principal
A atividade principal trata de realizar uma pesquisa com a turma da sala de aula. A sugestão é que altere o público, que podem ser os familiares, amigos ou vizinhos (pessoas que a criança possa ter contato). Mantenha o tema: fruta preferida e as opções propostas no plano. Lembre de alterar a comanda da atividade e do formulário de pesquisa, antes de enviá-la aos alunos. Encaminhe a imagem, digital ou impressa, da atividade, com as alterações necessárias. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir a atividade, peça que respondam à pergunta inicial e depois copiem o questionário completando o que for necessário. Indique ao familiar, que possa acompanhar, que converse com a criança sobre: qual pergunta deve ser feita para descobrir o que queremos? Qual pergunta não são interessantes de se fazer? Quem será entrevistado? Explique que o aluno deve entender que a melhor forma de saber as preferências é perguntando. Solicite que te encaminhem a atividade realizada.
2.ª Etapa:
Atividade principal
Devolva o formulário aos alunos, com alguma intervenção caso seja necessário, e peça que realizem a pesquisa com algumas pessoas (uma ou duas), para experimentar o instrumento.
Discussão da solução
Junto ao instrumento de coleta do aluno, encaminhe questões (do Discuta com a turma), para que respondam por escrito e te enviem, com o propósito de refletirem sobre a eficácia do instrumento de coleta de dados. Um adulto pode ser o escriba se necessário.
Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de Encerramento) e alguma observação que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Pensar um instrumento de coleta e registro de dados para a realização de uma pesquisa em sala de aula.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.