Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo Gráficos
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introduzindo gráficos e tabelas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Ler gráficos de entrada simples, representado com desenhos ou imagens (pictogramas)
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ler gráficos de entrada simples, representado com desenhos ou imagens (pictogramas)
Conhecendo gráficos
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Se quiser saber mais sobre o assunto “Estatística nos anos iniciais” busque:
http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/2702/estatisticas-bem-trabalhadas
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula mostrando os slides acima. Faça as perguntas indicadas abaixo. Anote as respostas em um cartaz para posteriormente confirmar as hipóteses dos educandos. Leia o título do gráfico “lanche preferido”, em seguida leia os grupos representados no eixo (cereal, tapioca, bolacha, fruta, etc.). Faça a discussão com a turma. Chame alguns alunos para explicar suas respostas. Gráficos retirados do site de NOVA ESCOLA, disponível aqui e aqui.
Propósito: Descobrir o que os alunos sabem sobre gráficos.
Discuta com a turma:
- Já viram esse tipo de imagem em algum lugar? Onde?
- Para que acham que serve?
- Sabem como se chama?
- É possível saber que lanche é o preferido?
- Podemos saber alguma outra informação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-as falar suas impressões.
Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que percebam que as brincadeiras selecionadas pelas crianças do 2º ano foram: Pega-pega, esconde- esconde, pião e pular corda.
Discuta com a turma:
- Observando a imagem, sobre qual assunto que a professora investigou?
- Quantas brincadeiras foram escolhidas? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças observem as imagens e deixe-as falar suas impressões. Faça as discussões proposta abaixo, permita que os alunos se coloquem.
Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que os alunos percebam que informações espalhadas dificultam a leitura de informações de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Por que há figuras repetidas? Há quantos tipos de figuras diferentes?
- Quantas crianças participaram da investigação?
- Quantas figuras no total?
- Existe alguma forma de deixar essa informação mais fácil?
- Como poderíamos fazer para que todos percebessem quantas crianças gostam de esconde-esconde?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Mostre as duas imagens e inicie a discussão. Caso as crianças não percebam a similaridade entre os dados numéricos das duas imagens, dê ênfase na discussão. Conte com os alunos o número de crianças que escolheram pião na imagem 1, e mostre que a mesma informação está organizada de outra maneira na imagem 2. Retome a discussão inicial.
Propósito: Deixar que os alunos percebam que informações agrupadas facilitam a leitura de informações de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
- De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?
- As duas imagens estão dizendo a mesma coisa?
- As informações são as mesmas nas duas imagens?
- Há um jeito de descobrir?
- O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
- De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade individualmente, deixe que realizem a contagem de votos de cada brincadeira e anotem na folha. Como estão no início da alfabetização, é importante que você leia os enunciados mais de uma vez, para se certificar que os alunos compreenderam o desafio matemático proposto. Peça que marquem um x na figura da brincadeira que obteve mais votos e circulem a que obteve menos votos. Leia o título do gráfico “Brincadeiras preferidas do 2º ano” e pergunte se o título do gráfico está de acordo com o que foi investigado. Permita que os alunos relatem o que descobriram com o gráfico, caso encontrem dificuldade faça perguntas para os auxiliarem nas conclusões, use as perguntas do Discuta com a turma.
Propósito: Ler as informações explícitas contidas no gráficos e anotá-las na legenda. Reconhecer elementos paratextuais, como título. Explorar as ideias principais a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas. Levantamento de informações implícitas e hipóteses que podem ser levantadas a partir do gráfico.
Discuta com a turma:
- Ao lermos esse gráfico, o que descobrimos sobre os alunos do 2º ano que participaram da pesquisa?
- Qual a variedade de brincadeiras que eles gostam, ou quantas brincadeiras a sala gosta?
- A mais preferida das brincadeira é…
- É possível que saibamos qual brincadeira as crianças do 2º ano mais brincam no recreio? Por quê? (é importante deixar claro que algumas informações são explícitas/ claras e podem ser confirmadas com o gráfico e que algumas informações podem ser deduzidas, como a pergunta última pergunta ”É possível que saibamos que brincadeira as crianças do 2ºano mais brincam no recreio? “ porém é apenas uma hipótese que tem grandes chances de ser verdadeira, mas pode não ser, é uma conclusão indireta (conteúdo será abordado em outro plano).
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesse momento é importante que os alunos compartilhem as ideias que concluíram na aula, faça as perguntas para ajudá-los, e deixe que dois ou mais alunos expliquem suas respostas. Deixe que alguns alunos venham à frente e contem as quantidades expressas nas colunas e registrem os números no gráfico. Em seguida, inicie a discussão quanto ao título.
Propósito: Compartilhar e discutir as estratégias para leitura do gráfico, destacando as mais eficientes.
Discuta com a turma:
- Como descobriram que brincadeira obteve mais votos? E a brincadeira com menor quantidade de votos?
- Precisamos contar um a um as figuras de cada brincadeira ou há um modo mais rápido de saber qual brincadeira obteve mais e menos votos?
- Mas se quiséssemos saber exatamente quantos, teríamos um jeito de deixar as informações ainda mais claras? Como?
- Se colocássemos números em algum lugar ajudaria?
- Se colocarmos o valor aqui (sobre a coluna de pega pega), conseguiremos ler mais rápido quantas crianças gostam de pega-pega?
- É possível fazer com as outras brincadeiras?
- Que outros títulos poderíamos sugerir para a professora?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte às crianças o que aprenderam na aula de hoje. Retome como facilitou a leitura da investigação o uso de gráficos.
Propósito: Incentivar que os alunos expliquem o que perceberam quanto a gráficos na aula.
Discuta com a turma:
- Como gráfico facilitou para entenderem a investigação?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. Anote os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em gráficos de barras.
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, organize momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Se seus alunos não conseguirem imprimir a atividade, altere a comanda e peça para escreverem ou desenharem a brincadeira com mais votos e, abaixo, a com menos votos. Feche a aula com o Encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Encaminhe as imagens dos gráficos e as questões sugeridas no plano de aula, orientando as famílias para mostrarem as figuras e conversarem com as crianças com base nas questões.
Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem da atividade, via digital ou impressa, conforme documento do plano de aula. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, altere a comanda e peça para escreverem ou desenharem a brincadeira com mais votos e, abaixo, a que receber menos.
Para os familiares, faça uma sequência com as imagens dos slides da atividade principal junto com as indicações do que discutir com os alunos em cada um. Dê algumas explicações básicas (simplificando ao máximo as orientações) e envie as questões referentes a cada, para que conversem com as crianças antes de realizarem a atividade.
Após fazer a atividade, peça para ajudarem os alunos a responderem algumas questões, se necessário, como leitores e escribas. Solicite que as encaminhem para você junto com as respostas da atividade principal:
1. COMO DESCOBRIRAM QUAL BRINCADEIRA OBTEVE MAIS VOTOS? E A BRINCADEIRA COM MENOR QUANTIDADE DE VOTOS?
2. SEM PRECISAR CONTAR AS FIGURAS DE CADA BRINCADEIRA, PODEMOS SABER QUAL BRINCADEIRA OBTEVE MAIS E MENOS VOTOS? COMO?
3. SE COLOCÁSSEMOS NÚMEROS EM ALGUM LUGAR, NOS AJUDARIA PARA SABER EXATAMENTE A QUANTIDADE DE BRINCADEIRAS ESCOLHIDAS?
4. É POSSÍVEL FAZER ISSO COM AS OUTRAS BRINCADEIRAS?
5. QUAIS OUTROS TÍTULOS PODERÍAMOS SUGERIR PARA A PROFESSORA?
Encerramento
Após receber as tabelas com as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Ler gráficos de entrada simples, representado com desenhos ou imagens (pictogramas)
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.