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Plano de aula - Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

POR: Luciane Rolim De Moura Vilain 25/11/2018
Código: LPO1_10ATS02

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.

Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Inicie a aula contando para a turma qual é a proposta da aula do dia.
  • Explique que terão de reconhecer nos materiais analisados (folhetos, tabloides e rótulos trazidos de casa) imagens de produtos cujos nomes comecem com as letras que não foram preenchidas na atividade anterior, colando estas imagens nos lugares respectivos e completando, assim, a lista de compras da turma.

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Na data marcada para o retorno da tarefa proposta na aula anterior, pergunte à turma:

- Quem se lembrou de trazer os folhetos e os rótulos para podermos completar nossa lista de compras?

- Vamos olhar a nossa lista e relembrar quais são as letras que ainda estão em branco?

- Alguém lembra quais são?

  • Neste momento, retome o alfabeto que consta nos cartazes afixados no mural da sala (se necessário, imprima o arquivo. Acesse aqui o modelo de cartaz. Peça aos alunos que leiam todo o alfabeto em voz alta. Quando se tratar de uma letra na qual já consta uma imagem, incentive os alunos a dizerem o nome delas. Por exemplo, “A - abacaxi; B - brócolis;....; D; E - extrato de tomate…” e assim por diante.
  • Terminada esta recitação oral, solicite que repitam o nome das letras que falta completar (D, G, H, I, J, K, N, S, T, V, W, X, Y e Z).
  • Se alguém tiver trazido mais de um tabloide, incentive a compartilhar com os colegas que estão sem, para que todos possam participar.
  • Se possível, disponibilize também alguns tabloides e rótulos, principalmente de produtos que comecem com as letras para as quais não há uma variedade tão grande de itens.

Materiais complementares:

Acesse aqui o modelo de cartaz.

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Peça às crianças que formem uma roda, sentando-se confortavelmente no chão.
  • Solicite que cada uma mostre o material que trouxe de casa e que, se conseguir, diga o nome de alguns dos produtos que ali constam. Para cada hipótese que surgir, pergunte:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras esta imagem deverá ser colada?

  • Caso a criança consiga, pergunte se alguma ou algumas destas palavras verbalizadas podem ser encaixadas na lista de compras. Em caso positivo, solicite a ela que diga em que ponto da lista a imagem do produto se encaixa.
  • Se o aluno que estiver com a palavra sentir dificuldade, peça à turma que o ajude, falando a palavra em voz alta e enfatizando o som inicial. Por exemplo:

- Vamos falar todos juntos o nome desse produto em voz alta?

- Pizza!

- Pizza… Pizza… (articule bem os lábios ao pronunciar a letra P). Com qual letra começa esta palavra?

- Existem outras palavras que se iniciam com a sílaba PI?

  • Desta forma, a lista será preenchida de forma colaborativa e, ao mesmo tempo, permitirá ao professor identificar os alunos que não estão conseguindo identificar o som inicial e fazer a correspondência grafofônica.
  • Se ainda assim o aluno não conseguir identificar a letra inicial do nome do produto, é provável que não esteja conseguindo estabelecer a relação grafema-fonema. Neste caso, diga a palavra em voz alta e procure, entre as palavras estáveis para a turma (por exemplo, a lista de chamada), alguma que comece com a mesma letra. Vá associando com outras palavras até que o aluno em questão consiga identificar ou até que outra criança se manifeste em seu auxílio.
  • Em último caso, deixe essa letra para o final e deixe a figura/palavra separada, para que a resposta se dê por eliminação. O importante é não dar respostas prontas e sim fazer com que a turma reflita sobre as relações entre sons e letras iniciais.
  • Proceda desta maneira até que todo o alfabeto esteja preenchido.
  • Nos materiais complementares está disponível um arquivo com algumas imagens que auxiliarão a completar a lista, caso haja necessidade.

Materiais complementares:

Acesse aqui as imagens para completar a lista.

Orientações:

  • Agora, com a lista pronta, apresente este slide para a turma e faça o questionamento sugerido, seguido de outras intervenções:
  • Quais destes produtos têm nomes que começam com o mesmo som?
  • Vamos dizer o nome deles? (Incentive-os para que o acompanhem nesta verbalização: REPOLHO, PÃO, LEITE e REFRIGERANTE.)
  • E então? Conseguiram descobrir?
  • Se preciso, repita com os alunos as palavras aos pares, para que eles consigam fazer as comparações. Aponte as figuras conforme for falando as palavras.
  • REPOLHO e PÃO… Começam com o mesmo som?
  • REPOLHO e LEITE?
  • REPOLHO e REFRIGERANTE?
  • Ao reconhecerem quais são (REPOLHO e REFRIGERANTE), peça aos alunos que escrevam estas palavras no caderno, segundo as hipóteses de cada um.

Orientações:

  • Repita o procedimento com estas outras imagens.
  • Quais destes produtos têm nomes que começam com o mesmo som?
  • Vamos dizer o nome deles? (Incentive-os para que o acompanhem nesta verbalização: LIMÃO, PIRULITO, PIPOCA, CENOURA, PIMENTÃO e BANANA.)
  • E então? Conseguiram descobrir?
  • Como desta vez são mais palavras, repita as palavras aos pares, para que os alunos consigam fazer as comparações. Novamente, aponte as figuras conforme for falando as palavras.
  • LIMÃO e PIRULITO?
  • LIMÃO e PIPOCA?
  • PIRULITO e PIPOCA? E assim por diante.
  • Ao reconhecerem quais são (PIRULITO, PIPOCA e PIMENTÃO), peça aos alunos que escrevam estas palavras no caderno, segundo as hipóteses de cada um.

Orientações:

  • Repita o procedimento com novas imagens.
  • Quais destes produtos têm nomes que começam com o mesmo som?
  • Vamos dizer o nome deles? (Incentive-os para que o acompanhem nesta verbalização: CAJÁ, CARAMBOLA, MACARRÃO e CAJU.)
  • E então? Conseguiram descobrir?
  • Apesar de não serem tantas palavras, desta vez há algo que pode chamar a atenção de alguns alunos: o fato de MACARRÃO ter um som medial igual ao som inicial das demais - /ca/. Neste caso, é interessante avaliar se para esses alunos é possível apresentar atividades mais desafiadoras, em pequenos grupos.
  • Repita as palavras aos pares, para que os alunos consigam fazer as comparações. Novamente, aponte as figuras conforme for falando as palavras.
  • CAJÁ e MACARRÃO?
  • CAJÁ e CARAMBOLA?
  • CAJÁ e CAJU?
  • Ao reconhecerem quais são (CAJÁ, CARAMBOLA e CAJU), peça aos alunos que escrevam estas palavras no caderno, segundo as hipóteses de cada um.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Proponha a atividade de completar letras iniciais que consta a seguir, como material complementar. Esta atividade contém algumas palavras que provavelmente não foram contempladas na lista coletiva e, por isso, se configura como uma oportunidade para que os alunos repitam o percurso de reflexão e avancem em suas hipóteses.
  • Imprima uma cópia desta atividade para cada aluno, para que possam fazer tentativas individuais de completar a letra inicial, com base na oralização do nome dos produtos.
  • Enfatize o pedido para que escrevam as letras iniciais destas palavras, de acordo com suas hipóteses.
  • Os cartazes da primeira lista de compras, que constarão ainda no mural da sala, poderão servir de consulta para esta atividade. Entretanto, nesta lista apresentada na atividade, os produtos não estão em ordem alfabética e, portanto, o preenchimento exigirá reflexão e análise por parte dos alunos.
  • Depois que os alunos terminarem os registros, observe o resultado de cada um. Em caso de divergência entre a letra registrada e a letra inicial do nome da imagem, peça para a criança que diga o nome da imagem em voz alta e volte a questionar a letra inicial, confrontando com a que foi registrada.
  • Recorra ao cartaz para que essa criança possa comparar a letra inicial que anotou e a letra que está registrada no cartaz, onde consta um produto cujo nome inicie com o mesmo som. Por exemplo:
  • Você anotou a letra A para CARNE. Vamos repetir a palavra e ver qual produto tem o nome que começa com o mesmo som…. CARNE… (verbalize o nome de algumas imagens até chegar na imagem do coco)...
  • Como é o nome desta imagem? (Ao que a criança provavelmente responda: COCO)...
  • COCO… Qual é o som inicial?
  • Então será que você anotou a letra correta?
  • É também possível fazer o contrário, ou seja, analisar no cartaz a palavra que começa com a letra registrada pelo aluno (no exemplo dado, ABACAXI) e comparar com o nome da imagem em questão (no exemplo, CARNE), para que a criança oralize e perceba as diferenças.
  • Se preciso, você ainda pode fazer associações com outras palavras estáveis para a turma, como os nomes dos alunos na lista de chamada.
  • Intervenções como as que constam nos itens 6 a 8 ajudarão o aluno a refletir sobre pelo menos três propriedades do sistema de escrita alfabética:
    1) Que as letras representam a pauta sonora das palavras que pronunciamos. 2) Que não podemos selecionar quaisquer letras para escrever as palavras.
    3) Que palavras diferentes podem compartilhar as mesmas letras.

Materiais complementares:

Acesse aqui a atividade complementar.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

Finalidades da aula: Associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.

 

Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.


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