Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Alfabeto: letras e ordem alfabética - reflexão sobre a escrita
Finalidade da aula: Fazer refletir sobre a escrita, por meio de uma brincadeira de forca, conhecendo as letras do alfabeto e sua ordem.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético e da ortografia / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP04, EF01LP07, EF01LP10
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer refletir sobre a escrita (qual letra usar e onde colocá-la), por meio de uma brincadeira de forca, além de conhecer as letras do alfabeto e sua ordem.
Materiais necessários:
- Livro paradidático com tema “alfabeto”. Sugestões: “Palavras, muitas palavras” de Ruth Rocha, “Jardim Zoilógico” de Carlos Pimentel ou “A festa das letras” de Cecília Meireles e Josué de Castro.
- Quadro para registro da brincadeira de forca. Clique aqui e verifique o modelo.
- Painel com nome dos estudantes em ordem alfabética, escrito com letra de forma maiúscula.
- Painel com o alfabeto completo em ordem e escrito com letra de forma maiúscula. Clique aqui e acesse o arquivo.
- Um saquinho com palavras impressas para serem sorteadas e usadas na brincadeira de forca. Clique aqui e acesse o arquivo.
Dificuldades antecipadas:
- Crianças que não lêem convencionalmente podem apresentar mais dificuldades, por isso, é importante que a cada letra preenchida corretamente na palavra toda a turma faça o movimento de ler e verificar como a palavra ficou até aquele momento.
- Crianças com hipótese de escrita pré-silábica ou silábica sem valor sonoro podem sentirem-se inseguras em dizer uma letra por não ter a habilidade de relacionar sons e grafias. Leia novamente a dica e como a palavra está até aquele momento com as letras encontradas. Mostre o alfabeto exposto na sala e diga que ela pode escolher qualquer uma daquelas letras.
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
- Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
- Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
- Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
Referência de paradidáticos
ROCHA, R.Palavras, muitas palavras.São paulo:Quinteto, 1998.